header top bar

section content

FPM cai nas primeiras parcelas de janeiro de 2009 e prefeitos terão que planejar

Neste primeiro mês de mandato dos prefeitos em todo Brasil. A previsão é uma queda de 6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Por

29/01/2009 às 09h39

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, afirmou que a queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) neste primeiro mês de mandato dos prefeitos em todo Brasil. prevê uma queda de 6% a menos em relação ao mesmo período do ano passado.

Além da previsão, o presidente destacou que, desde novembro de 2008, a CNM alerta os gestores municipais sobre a possível queda no valor do FPM. Pois, os motivos da queda, segundo Ziulkoski, eram evidentes: o Governo Federal diminuiu o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) – que representa a base do cálculo do FPM – e também o impacto da crise econômica mundial.

Ziulkoski esclarece na entrevista que a incerteza dos prefeitos com os repasses dos dias 10 e 20 de janeiro deve-se à modificação sofrida nos valores. “Antes, a parcela do dia 20 era maior e a última do mês, a menor. Agora inverteu, a do dia 30 passa a ser a mais alta”. Para Ziulkoski, os gestores esperavam os recursos no mesmo patamar do ano passado, e como não esperavam estes porcentuais diferentes, precisam se programar melhor.

Próximos meses

O alerta de Ziulkoski não foi apenas sobre as últimas duas parcelas de janeiro: “Seguramente os valores de fevereiro e março vão cair. Os prefeitos devem se preparar”, avisa.

A explicação para isso, segundo Ziulkoski, é o impacto negativo das arrecadações do Imposto Sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) e do ISS. “A crise atinge toda a cadeia de orçamento dos municípios. No caso do ICMS, o efeito é mais retardado, é difícil prever o impacto, mas também será muito sentido.”

JOSELITO FEITOSA
Da Redação do Diário do Sertão

PROCESSO DE MIGRAÇÃO

Diretor regional na Paraíba tira todas as dúvidas sobre abertura de novas contas dos servidores estaduais no Bradesco

MENSAGEM DE ESPERANÇA

Programa Mensagem de Esperança com Sara Sheyla e Nelson Dantas

A FAVOR DA REFORMA

Empresário diz que Justiça do Trabalho só penalizava os patrões e chama a CLT de ‘excrescência jurídica’

DA REGIÃO DE CAJAZEIRAS

VÍDEO: Do assassinato do pai ao sucesso na política, prefeito conta trajetória de superação no Interview