header top bar

section content

FPM cai nas primeiras parcelas de janeiro de 2009 e prefeitos terão que planejar

Neste primeiro mês de mandato dos prefeitos em todo Brasil. A previsão é uma queda de 6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Por

29/01/2009 às 09h39

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, afirmou que a queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) neste primeiro mês de mandato dos prefeitos em todo Brasil. prevê uma queda de 6% a menos em relação ao mesmo período do ano passado.

Além da previsão, o presidente destacou que, desde novembro de 2008, a CNM alerta os gestores municipais sobre a possível queda no valor do FPM. Pois, os motivos da queda, segundo Ziulkoski, eram evidentes: o Governo Federal diminuiu o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) – que representa a base do cálculo do FPM – e também o impacto da crise econômica mundial.

Ziulkoski esclarece na entrevista que a incerteza dos prefeitos com os repasses dos dias 10 e 20 de janeiro deve-se à modificação sofrida nos valores. “Antes, a parcela do dia 20 era maior e a última do mês, a menor. Agora inverteu, a do dia 30 passa a ser a mais alta”. Para Ziulkoski, os gestores esperavam os recursos no mesmo patamar do ano passado, e como não esperavam estes porcentuais diferentes, precisam se programar melhor.

Próximos meses

O alerta de Ziulkoski não foi apenas sobre as últimas duas parcelas de janeiro: “Seguramente os valores de fevereiro e março vão cair. Os prefeitos devem se preparar”, avisa.

A explicação para isso, segundo Ziulkoski, é o impacto negativo das arrecadações do Imposto Sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) e do ISS. “A crise atinge toda a cadeia de orçamento dos municípios. No caso do ICMS, o efeito é mais retardado, é difícil prever o impacto, mas também será muito sentido.”

JOSELITO FEITOSA
Da Redação do Diário do Sertão

Tags:
VÍDEO

Historiador diz não ‘concordar’ com mudança na data comemorativa de emancipação política de Cajazeiras

DETALHES DO JÚRI

VÍDEO: Secretária revela bastidores do julgamento do caso Érika e diz que houve distinção de tratamento

22 DE AGOSTO

VÍDEO: Prefeitura de Cajazeiras corre para conseguir recapear todas as entradas antes do dia da cidade

"RASGARAM A CONSTITUIÇÃO"

VÍDEO: Para o vice-prefeito de Sousa, Lula é um preso político: “A injustiça dói em qualquer um”