header top bar

section content

Governo Federal anuncia aumento de repasse às empresas para concluir transposição em dezembro

"Determinamos às construtoras que ampliem ao máximo a capacidade de execução das obras para que cumpramos o prazo", declarou ministro

Por Jocivan Pinheiro

08/07/2016 às 15h06 • atualizado em 08/07/2016 às 15h09

Obra da transposição em S. J. de Piranhas

Obra da transposição em São José de Piranhas

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, declarou, durante visita de inspeção às obras da transposição do Rio São Francisco, que os trabalhos não vão parar e serão concluídos até dezembro deste ano. Para isso, o Ministério deverá aumentar o repasse mensal às empresas de R$ 150 milhões para até R$ 215 milhões, o que representa um aumento de quase 43%. Com o aumento, as construtoras devem elevar a produtividade ao seu limite máximo.

“Determinamos às construtoras que ampliem ao máximo a capacidade de execução das obras para que cumpramos o prazo dado pelo presidente Michel Temer”, frisou o ministro.

Helder Barbalho reconheceu que o governo vem fazendo repasses aos estados muito aquém do necessário para a execução das obras complementares. “Nossa intenção é ampliar isso”, afirmou.

Mas ele disse já ter levado aos governos estaduais a necessidade de apresentação de um plano de ações para garantir o desembolso de recursos. “Contudo, é preciso que esse plano apresente funcionalidade para que as cidades, o mais rapidamente possível, sejam abastecidas e a população seja atendida”.

Cuncas 1

Localizado no final do Eixo Norte, o túnel Cuncas 1 é considerado o maior túnel da América Latina para transporte de água, com 15 quilômetros de extensão e nove metros de altura e largura. A estrutura será responsável por conduzir a água do rio São Francisco entre o Ceará e a Paraíba, passando pelos municípios de Mauriti (CE), Barro (CE), Monte Horebe (PB) e São José de Piranhas (PB).

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: