header top bar

section content

Açude de São Gonçalo chega a quase 50% e coordenador do DNOCS esclarece polêmica sobre a barreira

O Coordenador do DNOCS Alberto Gomes Batista tranquilizou a população e explicou as obras feitas no manancial. Ouça a entrevista!

Por Campelo Sousa

19/04/2018 às 16h05 • atualizado em 19/04/2018 às 17h20

Açude de São Gonçalo (foto: Charley Garrido)

O açude de São Gonçalo, manancial que abastece a cidade de Sousa e região no Sertão do estado, vem aumentando seu nível consideravelmente.

O local que é um dos principais cartões postais da cidade, dias atrás estava completamente seco, e devido ao aumento das chuvas, revigorou e deu lugar a verdadeira paisagem.

O manancial que estava com apenas 8.604.000 m³, quase triplicou o seu volume, e passou a ter 22.046.380 m³, o que dá um total de 49,43 % de sua capacidade total. Com esse volume, se a continuação de racionamento de água, será possível abastecer toda a região de Sousa até o mês de dezembro.

Um dos assuntos mais comentados nessa semana, foram as preocupações dos sousenses quanto a parede provisória que foi construída para instalação de comportas do açude. O açude que está sendo preparado e reformado para receber as águas do projeto de Transposição do Rio São Francisco, ainda não foram concluídas e foi feita uma parede de barro provisória até que sejam instaladas as comportas.

Açude está sendo reformado para receber as águas do “Velho Chico” (foto: Charley Garrido)

+ O SERTÃO VIROU MAR! Vídeos mostram açudes transbordando após chuvas na região de Sousa

+ ALERTA! Parede construída em açude São Gonçalo é feita de barro e pedras, diz vereador. FOTOS E VÍDEO

Segundo o Coordenador do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), Alberto Gomes Batista não há perigo algum de escoamento da água e todo o processo feito na barragem é tecnicamente seguro. Caso o açude encha completamente, a barreira provisória feita pelos engenheiros é capaz de conter as águas: “Ali é uma barreira provisória, ali é apenas um escape de natureza tecnicamente viável”, disse ele.

Ouça a entrevista feita pelo radialista Leonardo Alves do programa Cidade Notícia:

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: