header top bar

section content

Na TV Senado, Lira fala sobre transposição e destaca projeto de sua autoria que garante revitalização do São Francisco

Lira também citou projeto de sua autoria que garante a revitalização permanente do rio São Francisco.

Por Priscila Belmont

30/03/2017 às 10h24

Senador Raimundo Lira (PMDB-PB) no Programa Argumento, da TV Senado.

Em entrevista à jornalista Tânia Hormann, no Programa Argumento, da TV Senado, o Senador Raimundo Lira (PMDB-PB) destacou a importância que foi a chegada das águas da transposição do rio São Francisco em solo paraibano e o que este fato, considerado por ele histórico e de suma importância, significa para os paraibanos.

“Os seis anos de seca consecutiva trouxeram uma descapitalização muito grande para o Nordeste, com redução no rebanho de um modo geral, o que ampliou o empobrecimento da região”, destacou Lira. Segundo ele, a Paraíba é o estado que tem a menor soma de recursos hídricos do País e o problema é agravado em cidades como Campina Grande, que tem mais de 400 mil habitantes e hoje enfrenta um racionamento.

“As águas que chegaram à Paraíba pelo Açude Poções seguiram para o Açude de Camalaú e, em seguida, irão para a Barragem Epitácio Pessoa, em Boqueirão e, aí sim, estará resolvida a grande questão hídrica de Campina Grande e de todas as cidades que dependem da Barragem de Boqueirão”, destacou o Senador.

Revitalização Permanente – Lira também citou projeto de sua autoria que garante a revitalização permanente do rio São Francisco. A matéria foi aprovada no Senado e, atualmente, tramita na Câmara. “Eu fiz esse projeto com base no sistema de revitalização do rio Mississipi, nos EUA, que, desde 1910, é feita diariamente”.

Ele destacou que, pelo seu projeto, a revitalização do rio São Francisco será efetivada através de recursos permanentes advindos de um percentual sobre o faturamento bruto das empresas que usam a água do rio para gerar energia. “Esse fundo será permanente, independentemente de qualquer necessidade de recursos do Tesouro Nacional”.

Da Secom

NESTE FIM DE SEMANA

VÍDEO: Comerciante africano traz a Cajazeiras feira popular de São Paulo que vende pela metade do preço

DIRETO AO PONTO

Nutricionista sousense fala sobre a hipertensão e ensina receita de sal de ervas

VÍDEO!

Diário esportivo fala sobre os craques da Copa do Mundo e o futebol amador da cidade de Cajazeiras

EMPODERAMENTO

VÍDEO: Equipe Bike Girls de Cajazeiras promove neste final de semana pedal dedicado às mulheres