header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

11 de setembro dia do árbitro

14/09/2018 às 09h30

Uma das minhas fascinações quando se fala nos esportes, isso de uma maneira geral, é o árbitro, a arbitragem, pense como sou apaixonado por essa área. Recordo quando estudante do curso de Educação Física em João Pessoa, jamais deixei passar a oportunidade de realizar um curso de árbitro e, em qualquer modalidade, assim é que tenho no meu currículo, vários certificados diplomas de curso de árbitro em handebol, voleibol, basquetebol, futebol e futebol de salão. Quando aqui voltei a morar em definitivo após a conclusão do curso de Licenciatura Plena em Educação Física em 1980, logo me inseri no quadro de árbitros da Liga Cajazeirense de Desportos e apitei muitos jogos, oficiais e amistosos lá no Estádio Higino Pires Ferreira, bem como, no Perpetão. Também, adorava apitar jogos de futebol de salão e, fazendo dupla com o eterno e inesquecível amigo irmão, João Bosco de Menezes Pereira, outro apaixonado pela arbitragem. Quando olhei, 11 de setembro, dia do árbitro logo me veio um filme com relação aos árbitros que tive a honra de vê-los atuando em Cajazeiras e lembro daqueles que me marcou e sempre que apitava procurava tirar um pouquinho de cada um deles para colocar em prática na minha atuação. Destaques para Chico Cartaxo, elegante em vestimenta, cabelo bem penteado, aliás uma cabeleira bem bonita, e ele atuava sempre com muita técnica no uso do apito, conhecedor da arbitragem. Outro que me marcou foi Tim Assis, muito técnico em relação a sua colocação em campo, até parecia transmitir para nós que não corria para acompanhar a jogada, mas, sempre estava bem próximo à disputa da pelota. Por fim, Pedro Revoltoso, esse era sinônimo de respeito e medo dos jogadores e de todos envolvidos na peleja, árbitro de uma linha altamente disciplinadora, não deixava passar nada que pudesse ofuscar a parte disciplinar da partida e, não adiantava olhar com a cara feia para Pedro, não admitia pancadaria no jogo e quem assim o fizesse, com certeza estaria sendo retirado, expulso. Não aceitava a cera técnica e quem pagava o “pato” eram os massagistas que quase sempre Pedro os colocava para fora do “alambrado” como assim nós denominávamos. Todos eles prestaram um grande serviço à arbitragem local e regional. Por último, enalteço e reconheço o nobre amigo Zé Florêncio que apitou muitos jogos em São José de Piranhas sua terra natal e que quando veio residir em Cajazeiras sempre se colocou à disposição do futebol local. A vocês que são história do nosso futebol, fica o nosso agradecimento e o reconhecimento de todos nós.

Show de bola

A Escola de Futebol Show de Bola realizou no dia 07 de setembro, a I Copa de Futebol Society no Arena Esporte. 150 atletas foi o número de participantes no evento, a confiança dos pais e responsáveis por acreditar no trabalho e aos coordenadores de escolinhas, a todos nossos parabéns pela brilhante competição. Confiram os resultados: feminino categoria sub 15 (Campeã Show de Bola e Vice PFC), feminino categoria sub 13 (Campeã PFC e Vice Show de Bola), masculino categoria sub 7 (Campeão Camisa 10 e Vice Estrelas do Futuro), masculino categoria sub 9 (Campeão Estrelas do Futuro e Vice Camisa 10), masculino categoria sub 11 (Campeão Estrelas do Futuro e Vice Atletas do Futuro de Cachoeira dos Índios).

Continua

Sem perder a esperança, assim é a luta “titânica” do secretário de esportes da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, Ninha do Frigorífico para que seja instalado o sistema de iluminação do Estádio Higino Pires Ferreira. Após tantas andanças e com as tradicionais “esperas” que a Energisa sempre faz com os seus clientes, comenta-se em nossa cidade, principalmente no meio futebolístico que o projeto se encontra em Patos na sede da empresa a espera que algum técnico possa analisar e dar o seu veredicto final. Eita Brasil de burocracia infinita.

BOLA DENTRO

Para o árbitro brasileiro em reconhecimento ao seu trabalho em favorecimento a sua modalidade. Sempre o mais cobrado, mais observado em cada disputa. Por isso e pelo tamanho da sua responsabilidade a NOTA 10!

BOLA FORA

Para todos aqueles que comprovadamente estão sendo punidos na Operação Cartola no futebol paraibano. Muita sujeira ainda virá à tona, assim se espera. Podridão que merece uma NOTA 0!

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: