header top bar

Padre Djacy

section content

2013, o ano do futebol cajazeirense

03/05/2013 às 14h47

2013 é o ano em que comemoraremos o sesquicentenário da nossa amada cidade de Cajazeiras, são 150 anos, para tanto, segmentos da administração municipal unida com setores organizados da sociedade civil já estão em processo de organização de uma grande programação que seja digna do gigantismo da terra do Padre Rolim a ser cumprida pelos cajazeirenses e cajazeirados. Na cola desta data tão expressiva para a história da cidade, vem o futebol de Cajazeiras e, 2013 é o ano do marco de datas significativas que marcam também a história do nosso futebol.

Começamos dizendo que foi no ano de 1923, portanto, a exatos 90 anos que se fundava em Cajazeiras o nosso primeiro clube de futebol, o Pitaguares Football Club, através do jovem Antonio de Andrade Carneiro. No ano de 1928, Mestre Enéas e o professor José do Anjos criavam a Liga Cajazeirense de Desportos, ou seja, temos 85 anos desde a fundação da nossa entidade futebolística. Em 1938, o futebol cajazeirense representado pela seleção da cidade tornou-se campeã do Campeonato Sertanejão da Paraíba, portanto, a 75 anos passados. No ano de 1948, Cajazeiras inaugurava o Estádio 8 de Maio que mais tarde, veio a se denominar de Estádio Higino Pires Ferreira.

Também neste mesmo ano de 1948, o Dr. Higino Pires Ferreira e grandes desportistas do futebol cajazeirense fundavam o Atlético Cajazeirense de Desportos, quer dizer que, tanto o Estádio Higino Pires Ferreira bem como o Trovão Azul do Sertão, estão completando 65 anos desde a sua inauguração e a sua fundação.

São então datas de suma importância que estamos trazendo ao conhecimento dos cajazeirenses e cajazeirados e que, por conseguinte, faremos todo o possível para festejá-las como devem de fato ser festejadas. Sabemos das dificuldades, mas, também somos sabedores que os amigos e aqueles que sempre estão a apoiar o nosso futebol, terão uma missão de apoio e colaboração para essas festividades.

Tudo começa com um planejamento e com um bom projeto, isso, estamos encaminhando junto a comissão que tratará da programação do sesquicentenário e nela queremos nos engajar, afinal de contas o futebol sempre esteve como marco principal do marketing da cidade de Cajazeiras seja no amadorismo, quando a história marcou a primeira conquista do futebol cajazeirense com a seleção sendo campeã da Copa Argemiro de Figueiredo em 1938, seja no profissional com conquistas do Atlético e do Paraíba. O certo é que temos o dever e a obrigação de lembrar e comemorar tão magnas datas do futebol de Cajazeiras.

“Justiça” implacável
A Justiça Trabalhista tem sido implacável com o Atlético Cajazeirense de Desportos e muito embora tenhamos na cidade grandes advogados que juram provas de amor pelo trovão, até agora eles não se deram conta ou não foram solicitados, de dar uma ajudinha extra com os seus trabalhos em favor do nosso clube e cujo resultado seria o de tentar rever estas causas lá na justiça e assim propor possíveis negociações em comum acordo com as partes em defesa do Mais Querido do Sertão. Acho, de longe, mesmo sendo um leigo neste assunto, que tudo isso tem uma solução, afinal de contas o Atlético não é o único clube do futebol brasileiro com pendengas na justiça do trabalho e grande maioria dos que devem rios de dinheiro, vivem na mais absoluta paz ao contrário do Atlético que vem sendo acionado com as penhoras a cada dia, a cada momento.

A Federação Paraibana de Futebol não tá nem ai
O Atlético Cajazeirense de Desportos já tem dois jogos adiados e consequentemente atrasados, um contra o Campinense Club e o outro com o Sousa Esporte Clube, até ai tudo bem, foram justificados e justificáveis afinal de contas as competições nacionais oficializadas pela CBF, são mais importantes que as competições estaduais promovidas pelas suas federações. Mas, nos causa admiração e mostra o tamanho da falta de interesse da nossa mentora em reprogramar os jogos, já marcando os dias e horários para que tantos os clubes bem como a imprensa possam se planejar para cumprir estas partidas. Até agora o departamento técnico da Federação Paraibana de Futebol não se pronunciou o que nos leva a afirmar que a Federação Paraibana de Futebol não tá nem ai para o nosso pobre campeonato.

BOLA DENTRO
Para o Atlético. O Trovão foi a capital pegar o CSP que pensava em na facilidade que encontrou nos 5 a 0 em cima do Sousa. Resultado, sofreu para segurar o empate em 1 a 1. Atlético é Atlético. Atlético é NOTA 10!

BOLA FORA
Para a Seleção do Brasil. A cada compromisso da nossa canarinha fica evidente que título, só no milagre. Acabou o papo de melhor futebol do mundo, passamos a ser um time limitado e previsível. NOTA 0!


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: