header top bar

Francisco Inácio Pita

section content

2024 prosperidade e esperança

05/01/2024 às 19h13

Coluna de Francisco Inácio Pita - imagem ilustrativa - Foto: Freepik

Por Francisco Inácio Pita – Começa mais um ano com a grande possibilidade de esperança em dias melhores para o povo, visto que, para os administradores dos bens públicos a situação financeira está muito bem. Este ano teremos a reeleição dos atuais prefeitos e vereadores, esperamos que principalmente os prefeitos que vão concorrer não façam politicagem com os funcionários municipais, ameaçando de transferir os servidores efetivos ou demissão dos prestadores de serviços, ou para mudar a situação, apresentar vantagem que depois de eleito vá endividar o município e não possa cumpri-las as promessas feitas, são estas picuinhas que sempre acontecem durante o período eleitoral, e assim vai como sempre, à luta para permanecer no poder. Ao que parece, a maioria das gestões atuais estão se beneficiando e ajudando apenas aos seus familiares e amigos, eu não estou falando nenhuma novidade, e estou me referindo aso 5565 municípios brasileiros, apenas uma parte do povo não percebe estas artimanhas, este ano o povo em geral tem a oportunidade de fazer a substituição, se assim o desejar. Muitos gestores e sua equipe de trabalho usam das espertezas para permanecer no poder, principalmente no último ano de sua administração. Por esta razão, a grande maioria que está gerenciando o seu município luta com toda força para continuar usufruindo das vantagens que tem durante o período administrativo. Para os prefeitos que não vão concorrer, mas vão indicar alguém para a sua vaga, deve obedecer às leis, não prejudicar ninguém que se declarar contrário à sua administração e não votar em seu substituto, o povo tem o direito garantido por lei de escolher de forma livre e independente.

O que a população espera dos novos gestores e legisladores são ações concretas, projetos que tragam benefício e segurança. Tipo a geração de emprego e renda, assistência na saúde, agricultura, educação, cultura, infraestrutura e a atuação em outros setores que beneficie diretamente o povo.

Na saúde o município precisa estar em dia com todos os órgãos estaduais e federais, ter todas as prestações de contas corretas para continuar recebendo verbas e medicamentos, cabe ao gestor nomear um(a) secretário(a) bem informado(a) e ligado(a) com todas as suas obrigações, saber todos os direitos e deveres de sua pasta, ter uma equipe de funcionários na secretaria de saúde que saiba manusear toda a parte burocrática, um quadro bom de médico(a)s, enfermeiro(a)s e técnico(a)s de enfermagem e outras especialidades comprometido(a)s com o seu trabalho. Em contrapartida, o gestor deve pagar o piso salarial e gratificar quando possível bonificação extras para manter uma boa assistência em todos os setores. Se o município não possui todas as especialidades médicas, deve ter uma equipe pronta para levar os pacientes para outros centros, manter os convênios com as entidades de saúde das cidades onde tem o que precisa e gerar uma boa assistência de plantão 24 horas por dia e sete dias da semana.

Na agricultura, principalmente no início de cada ano, disponibilizar tratores e sementes de forma gratuita para os agricultores fazerem os seus plantios e esperar boas chuvas e uma boa colheita. Cuidado para não usar de politicagem, o dinheiro aplicado nessa ação é do povo, independentemente de sua posição partidária.

Na educação, a secretaria deve proporcionar aos alunos um ambiente limpo e climatizado, com professores e funcionários atualizados com as novas tecnologias didáticas e digitais para chamar a atenção dos adolescentes e jovens que vão para as salas de aula. As gestões precisam elaborar projetos de capacitação e atualização para os professores e funcionários, proporcionando aos mesmos, todas as condições necessárias e de forma geral se adaptarem às novas didáticas digitais. A secretaria precisa manter um bom planejamento que chame atenção do alunado, uma boa parte dos alunos, chega na sala de aula sem nenhuma perspectiva do futuro. O mundo pode mudar, o consumo de drogas pode diminuir bastante, se tivermos uma educação renovada e atualizada que corresponda o anseio da nova geração. E isso só acontece com aplicação dos recursos em locais certos e a elaboração de projetos alvissareiros que despertem a mente dos novos alunos.

Na cultura, para coordenar esta secretaria, o ideal é ser nomeado(a) alguém ligada ao meio artístico, não falei obrigatoriamente é apenas o ideal, sendo assim, fica bem melhor para desenvolver um bom trabalho. Qual seria a meta a seguir, despertar o interesse pela cultura de forma geral, como: danças, músicas, teatro, poesia, esportes diversos e outros itens afim. Para isso precisa ter verbas e saber investir com responsabilidade.

A secretaria da infraestrutura é de suma importância dentro de um município, a começar pelo concerto de esgotos estourados nas ruas até o controle das construções municipais e privadas dentro do município. É uma das secretarias que pode contribuir com a saúde pública quando atua na prevenção e na estrutura física da cidade.

Na parte da endemia, o agente precisa ser vigilante, visitar as residências, prédios comerciais e outras dependências como: terrenos desocupados, residências que possuam terrenos descobertos, e principalmente no período chuvoso. É com uma boa orientação aos moradores que tudo pode mudar. É outra prestação de serviço que fazendo um bom trabalho de prevenção, pode evitar várias doenças como: dengue, Zika vírus, Chikungunya, doenças respiratórias e etc. Para o sucesso ser garantido, a população precisa fazer a sua parte, cuidando com interesse do terreno descoberto no final de sua residência, fiscalizar os terrenos desocupados próximo de sua moradia, caso encontre algo suspeito procurar o proprietário ou secretaria de endemias do seu município e relatar o fato.

Após toda essa explanação esperamos que os novos gestores eleitos em outubro deste ano e que vão assumir a partir do dia primeiro de janeiro de 2025, venham imbuídos com boas propostas, um bom planejamento de trabalho, a marca da honestidade em sua frente, a humildade diante do povo e tenha boas ações e o compromisso de desenvolver o seu município. Ao fazer o bem, não olhe a quem e nem pense duas vezes. Faça o bem de coração, a recompensa de tudo que você faz vem de Deus, e um dia você vai dizer: Valeu a pena. (Frase do pensador Tarcísio Custódio).

Para os gestores que vão assumir no próximo ano, por favor, não use de politicagem, e gerencie o seu município com muita responsabilidade. Para os que estão no último ano de sua gestão procure ser correto, administre com coerência, cuide bem do dinheiro alheio, e faça em seu último ano de administração uma boa gestão, corrija os erros e deixe o seu município livre de qualquer pendência para o próximo administrador. Não esqueça do povão que apesar da maioria ter a memória curta, vai sempre lembrar de você, e fazendo o bem, você estará apto para voltar na próxima gestão, se assim o desejar. Apesar da população esquecer rápido do trabalho dos gestores anteriores, uma boa parte vai lembrar do seu período administrativo.

Agora é a vez do mote: quem gerencia correto / tem a chance de voltar.

Não esqueça do povão
que é o seu eleitor
que precisa do favor
ou da sua obrigação
quem faz uma boa gestão
Deus vai lhe ajudar
O povo vai se lembrar
se seu trabalho foi concreto
quem gerencia correto
tem a chance de voltar.

Ajude a quem precisa
sem usar politicagem
transmita boa mensagem
e não faça ação indecisa
que tudo se torna brisa
goste também de ajudar
procure se colocar
no caminho mais discreto
quem gerencia correto
tem a chance de voltar.

O bom gestor faz o bem
em toda sua gestão
e em toda ocasião
está presente também
nunca despreza ninguém
por não saber bem falar
não queira se completar
fazendo algo incompleto
quem gerencia correto
tem a chance de voltar.

Não esqueça que o poder
nunca é eternamente
e termina de repente
não dar para perceber
e você deve saber
como é bom controlar
procure sempre cuidar
e faça tudo completo
quem gerencia correto
tem a chance de voltar.

Se pensar que tem poder
então começa a errar
logo um tombo vai levar
pra começar aprender
cuidado pra não fazer
o que vai lhe prejudicar
não esqueça de cuidar
fazendo tudo bem certo
quem gerencia correto
tem a chance de voltar.

Aos secretários do mal
tenha cuidado na vida
que na sua despedida
vai ser um triste final
seja bom e racional
para o povo se lembrar
ter a chance de voltar
de forma livre e ereto
quem gerencia correto
tem a chance de voltar.

Finalizo este trabalho
sem esquecer de lembrar
procure sempre lutar
e não faça quebra-galho
vai direto sem atalho
no seu caminha a trilhar
procure se comportar
e nunca seja inquieto
quem gerencia correto
tem a chance de voltar.

Muito obrigado a todos se até o próximo trabalho.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio de Lima Pita — Radialista e Professor Licenciado em Ciências e Biologia pela UFPB e UFCG respectivamente. Atualmente é professor aposentado por tempo de serviço em sala de aula, escritor dos livros CONCEITOS E SUGESTÕES PARA VIVER BEM O MATRIMÔNIO, AS DROGAS E A RETA FINAL DA VIDA, VARIAÇÕES POÉTICAS, ARQUIVO DA CULTURA NORDESTINA, 102 SONETOS  e tem outros livros em andamentos, mora atualmente na cidade de São José de Piranhas – PB. Atualmente participa do Programa Radar Cidade com o quadro PAPO RETO pela TV Diário do Sertão ao lado de Dida Gonçalves, é coordenador geral da Rádio Web Vale do Piranhas em São José de Piranhas.

Contato: [email protected]

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio de Lima Pita — Radialista e Professor Licenciado em Ciências e Biologia pela UFPB e UFCG respectivamente. Atualmente é professor aposentado por tempo de serviço em sala de aula, escritor dos livros CONCEITOS E SUGESTÕES PARA VIVER BEM O MATRIMÔNIO, AS DROGAS E A RETA FINAL DA VIDA, VARIAÇÕES POÉTICAS, ARQUIVO DA CULTURA NORDESTINA, 102 SONETOS  e tem outros livros em andamentos, mora atualmente na cidade de São José de Piranhas – PB. Atualmente participa do Programa Radar Cidade com o quadro PAPO RETO pela TV Diário do Sertão ao lado de Dida Gonçalves, é coordenador geral da Rádio Web Vale do Piranhas em São José de Piranhas.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: