header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

50 anos do tri

26/06/2020 às 09h33

Futebol

Há cinquenta anos, Carlos Alberto Torres, o capitão de uma seleção que muitos, como eu, considera a melhor de todos os tempos, ergue a Taça Jules Rimet. Era a terceira vez que os brasileiros celebravam a conquista, e, assim, puderam definitivamente dizer que a Taça do Mundo era nossa. O escrete brasileiro se classificou para a Copa de 1970, no México, com uma campanha impecável e a seleção ganhou o apelido de “As feras de Saldanha”, treinador e mais tarde demitido pela CBD. Com a saída de João Saldanha, chega para dirigir a nossa seleção o bicampeão mundial como jogador, Mário Jorge Lobo Zagallo. Logo trata de convocar os 22 jogadores e, todos eles atuando no futebol brasileiro. Os convocados: Félix, Ado, Leão, Carlos Alberto, Zé Maria, Marco Antônio, Everaldo, Pìazza, Brito, Baldochi, Fontana, Joel, Clodoaldo, Gerson, Rivelino, Pelé, Paulo César, Edu, Roberto, Dario, Jairzinho e Tostão. Destes, Félix goleiro do Fluminense era o mais velho com 34 anos e Marco Antônio também do Fluminense o mais jovem, 19 anos. A Copa do Mundo de 1970 foi a primeira a ser transmitida ao vivo e em cores para o mundo todo, via satélite. Também, pela primeira vez, se usou uma bola branca em copas e os árbitros passaram a mostrar os cartões amarelo e vermelho como advertência aos jogadores. As 16 seleções (metade dos participantes de 2018), foram divididas em quatro grupos, nos quais os dois primeiros de cada grupo se classificavam para as quartas de finais. As seleções que chegaram as finais e as disputas do terceiro lugar atuaram em seis jogos. O Brasil fez parte do grupo 3 que tinha como adversários as seleções da Inglaterra, Romênia e a Tchecoslováquia. O 4x3x3 de Zagallo fez dele o primeiro campeão em copas do mundo como jogador e treinador. Um dos grande méritos do velho Lobo foi juntar em campo os camisas 10 e assim confundir os seus adversários. A Campanha da seleção brasileira: Fase de Grupos – Brasil 4 Tchecoslováquia 1; Brasil 1 Inglaterra 0; Brasil 3 Romênia 2. Quarta de final: Brasil 4 Peru 2; Semifinal: Brasil 3 Uruguai 1 e Final: Brasil 4 Itália 1. Essa foi a copa de Pelé e ele a teve como um questão de honra. Com 29 anos Pelé tornou-se o primeiro, e até hoje único, jogador tricampeão mundial da história. Assim chegava ao Brasil a Taça Jules Rimet uma bela estatueta feita pelo artesão francês Abel Lafleur. E os brasileiros a cantar o Pra Frente, Brasil, composta por Miguel Gustavo, que inspirou a seleção na busca pelo título.

Dificuldades 1
O Campeonato Paraibano vai voltar dia 18 de julho, entretanto, para alguns clubes do futebol estadual essa retomada não deverá ser tão fácil como se cogita. Dos dez clubes que participam da competição, três destes só têm ou nenhum jogador profissional inscrito, são eles: Sport Lagoa Seca, São Paulo Crystal e Sousa. O primeiro já está rebaixado, o São Paulo Crystal luta contra o rebaixamento e o Sousa figura como candidato a uma das duas vagas para classificação à fase semifinal do paraibano.

Dificuldades 2
Cinco destes dez clubes não estão sequer com um time titular de jogadores profissionais inscritos na Confederação Brasileira de Futebol, são eles: Sport Lagoa seca, São Paulo Crystal, Sousa, Nacional de Patos e CSP. A FPF garantiu que vai dispensar as taxas de registros para os atletas que serão recontratados, no entanto, está ajuda não é suficiente e os dirigentes vão, de acordo com a sua realidade, afirmando as suas dificuldades, Aldeone Abrantes disse que: Sem a lei de Incentivo ao esporte por parte do Governo do estado, muitos clubes não terão condições de retornar e reafirma que o seu clube, o Sousa não fará loucura.

BOLA DENTRO
Para a direção do Trovão Azul que com competência e seriedade está realizando todo o protocolo de segurança contra a Covid 19 para a sua volta ao futebol. Parabéns a todos os seus dirigentes. NOTA 10!

BOLA FORA
Para o nosso país que assisti a morte de mais de 50 mil brasileiros sem que o Governo Federal sequer emita uma nota de pesar aos familiares destes. Lamentável como esse Governo Federal esqueceu a pandemia. NOTA 0!

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: