header top bar

Lidiane Abreu

section content

A “bancada decorativa” na Assembléia Legislativa

18/05/2011 às 10h45

/

Que falta fariam os deputados Toinho do Sopão, Eva Gouveia, Léa Toscano, Wilson Braga, Genival Matias, Caio Roberto e Doda de Tião? Nenhuma. Afinal, estamos chegando à metade do ano e os representantes do povo ainda não mostraram o mínimo de ação parlamentar. Sabemos que muitos não têm a capacidade de formar uma opinião própria ou debater um projeto. Mas, bem que poderiam atacar ou defender o governo. E pelo menos mostrar aos seus eleitores que estão vivos e sabem falar. Disfarçariam melhor.

Contudo, concordo que ficar calado é a melhor alternativa para alguns “iluminados”. Vejamos o caso de Toinho do Sopão, que chegou a defender vasectomia em mulheres (risos). Pense num deputado arrochado! Fiquei com medo de ele defender laqueadura em homens. Acho que tem algo estranho na sopa do Toinho. Deve ser excesso de tempero.

Chega a ser engraçado ver a cara que os nobres parlamentares fazem quando existe uma discussão no plenário, seja sobre projeto ou embate entre Oposição e Situação. Fazem cara de paisagem, como se estivessem apreciando o pôr do sol no Jacaré. Parece até que suas mentes estão bem distantes do plenário. Talvez em Campina, Guarabira ou Queimadas. Menos na Assembléia Legislativa.

O detalhe é que a “bancada decorativa” também faz parte da bancada do governo. Com exceção do deputado Caio Roberto. Ou seja, Ricardo está bem servido com ótimos oradores e defensores da sua gestão. Agora eu entendo o porquê da oposição deitar e rolar nas discussões em plenário. Existem poucos deputados da situação para fazer um contraponto inteligente e técnico aos ataques direcionados ao governo.

Um recado para a “bancada decorativa”. O eleitor acompanha tudo, mesmo que calado. E a resposta vem em forma de voto. Ou na falta dele. Já está na hora de mostrar serviço, ao menos, fingir. Caso contrário, se tornarão deputados decorativos na história da Assembléia. Como parlamentares de um mandato só.

A Assembléia hoje tem três bancadas: Oposição, Situação e a Decorativa.

Faz falta

Escutando a entrevista do ex-deputado estadual e atual secretário-geral do PSDB, João Fernandes, no Correio Debate, pude atestar mais uma vez o preparo inigualável do tucano. Ético, sincero e inteligente, João é daqueles parlamentares que tem reconhecimento até por parte de seus adversários. Faz política por paixão e não fica pulando de galho em galho. A Paraíba perde com João fora da Assembléia.

A briga dos Sistemas

A briga entre o Sistema Correio e a Rede Paraíba (TV Cabo Branco) extrapolou os limites da busca pela audiência e agora parte para denúncias de corrupção e favorecimento. É o sujo falando do mal lavado.

Lucena

O vice-prefeito de Lucena, Marcelo Monteiro, é hoje o mais cotado para suceder o prefeito Bolão. Como a cidade não tem um nome de oposição para fazer um contraponto, tudo indica que Marcelo vai para uma eleição plebiscitária.

O desafio de Carlos Rafael

Depois de ganhar a prefeitura de Cajazeiras de presente, o prefeito Carlos Rafael tem um grande desafio, impor sua marca administrativa e construir uma nova gestão. Terá que criar uma nova identidade para a prefeitura. Caso contrário, administrará sob a sombra de Léo Abreu.

Lidiane Abreu

Lidiane Abreu

Estudante do curso de Licenciatura em História (UFCG) e redatora do portal Diário do Sertão.

Contato: [email protected]

Lidiane Abreu

Lidiane Abreu

Estudante do curso de Licenciatura em História (UFCG) e redatora do portal Diário do Sertão.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: