header top bar

Maria do Carmo

section content

A escola das janelas azuis

07/04/2013 às 15h12

Parabéns pra  você!  Parabéns  pra  você! É  assim   que  cantamos  para a “Escola  das Janelas Azuis”, aniversariante  do dia  09  de  março de 2013. Estamos  falando da Escola Estadual  de Ensino  Fundamental  Monsenhor João Milanês.

Celebrar  80  anos de  fundação de uma escola é motivo de glória  afinal, não  são apenas  80 velas  simplesmente, mas a  dimensão  do clarão  irradiante  das luzes  dos  saberes  no  âmbito  educacional.

Fundada  em  1933,  através do Decreto  369  na administração  do  interventor  Gratuliano de  Brito, sendo  considerada  a primeira escola  pública da  cidade de Cajazeiras,  simbolizando  assim o primeiro  passo  para a erradicação do  analfabetismo  na referida cidade.

Igual  a  uma criança  que  começa  a andar, assim, ”O Milanês” começava a caminhar através do trabalho dos educadores a descortinar  e descobrir  novos  horizontes  no campo intelectual  dos  alunos que nesta escola estudavam, hajam  vistas  que  os mesmos  subiam os  degraus  do Milanês  dando os seus  primeiros  passos  na  busca do conhecimento, no desenvolvimento das habilidades   da leitura e da escrita  Nesta  tríplice  de metáfora  comparativa, narra-se a origem desta escola  do alto sertão paraibano.,

Localizada  na Praça Dom Adauto, a Escola João Milanês  além de ser  um  educandário,  apresenta também  atributos especiais que   caracterizam a História desta cidade, uma vez que,  na safra do cajá  todo seu espaço fica inebriado pelo cheiro  da gostosa fruta  surgida de um pé de cajazeiras que  encontra-se  no pátio da mesma. Bendita as mãos de quem plantou majestosa árvore, batizando ecologicamente  o nome desta cidade.

Neste dia de festa, não poderíamos deixar de rogar a Deus pela luta incansável  dos administradores que por esta Escola passaram  e da gestora atual na pessoa da professora Maria de Fátima Lopes Pedrosa,  como também da felicidade do grupo de professores coordenadoras,  funcionários,  alunos e pais de alunos que num só elo batem palmas, soltam flores agradecendo ao  onipotente a existência da “Escola  de Janelas Azuis” carinhosamente  conhecida por  – “O  Milanês”.

Escreveu: Maria  do Carmo de Santana
Professora  da Rede Estadual de  Ensino
Cajazeiras, 05  de março  de 2013
 

Maria do Carmo

Maria do Carmo

Professora da Rede Estadual de Ensino em Cajazeiras. Licenciatura em Letras pela UFCG CAMPUS Cajazeiras e pós-graduação em psicopedagogia pela FIP.

Contato: [email protected]

Maria do Carmo

Maria do Carmo

Professora da Rede Estadual de Ensino em Cajazeiras. Licenciatura em Letras pela UFCG CAMPUS Cajazeiras e pós-graduação em psicopedagogia pela FIP.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: