header top bar

José Anchieta

section content

A resposta do PMDB

24/12/2015 às 12h59

Por José Anchieta

A convenção do PMDB cajazeirense para escolha do seu novo Diretório Municipal foi o fato político local mais importante da semana, principalmente porque reuniu vários representantes e lideranças de outras siglas partidárias que se posicionam no campo das oposições, o que já vinha sendo esperado.

No encontro, o tom dos discursos foi de união das forças de oposição para enfrentar o atual esquema situacionista local, recebendo o aval do presidente estadual da legenda, senador José Maranhão. Aliás, o próprio presidente deixou claro que qualquer decisão do Diretório de Cajazeiras sobre as eleições de 2016 será respeitada.

O senador José Maranhão fez questão de explicar que há uma defesa da tese de candidaturas próprias em todos os níveis, seguindo uma orientação da cúpula nacional, mas entende que é preciso se avaliar as peculiaridades de cada município. Em Cajazeiras, segundo afirmou, há um sentimento muito forte de mudança, e que o PMDB se insere nesse contexto ao lado de outras siglas, com as quais pode formar uma aliança.

Com essa autonomia para decidir seu rumo na política municipal, mais especificamente, sobre o pleito do próximo ano, o PMDB cajazeirense deverá avançar, agora, para uma composição de oposição. O próprio deputado José Aldemir, ainda filiado ao PEN, e que tem seu nome lembrado para disputar a sucessão municipal, declarou que a convenção de domingo passado marcou um novo tempo na política de Cajazeiras, que foi a consolidação da união das forças oposicionistas.

O presidente municipal, ex-deputado Vituriano de Abreu, também foi muito firme nessa questão, ao defender a unidade oposicionista para combater o atual grupo de situação. Vituriano, inclusive, é um dos maiores críticos da administração municipal, e vem apresentando um discurso afinado com o deputado José Aldemir.
A presença de membros de outras siglas na convenção peemedebista, a exemplo de PT, PPS, PSDB, PPL, PEN e Rede Sustentabilidade, é sinal de uma articulação em vista para possíveis entendimentos partidários, visando o embate eleitoral do próximo ano.

Para observadores do cenário político local, esse indicativo põe por terra a intenção de partidários da atual gestão de ter o partido de Maranhão em suas fileiras, conforme vinha sendo admitido. O PMDB que, historicamente, sempre esteve no campo de oposição ao atual grupo governista, deu a resposta.

Maranhão e o aeroporto
Ao ser perguntado sobre a não conclusão do aeroporto de Cajazeiras, durante uma entrevista, o senador José Maranhão disse que deixou a obra praticamente pronta, com uma das maiores pistas do Estado, e que faltaram apenas serviços complementares, porque fez tudo rápido, atendendo a um apelo dos empresários locais, que doaram o terreno.

Maranhão e o aeroporto II
Para o ex-governador, o que está faltando mesmo para o pleno funcionamento do aeroporto regional de Cajazeiras é sua homologação. E essa resposta, segundo afirmou, deve ser buscada junto ao atual governo.

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: