header top bar

Francisco Inácio Pita

section content

A terceira guerra mundial

01/04/2020 às 19h45

Coronavírus

Por Francisco Inácio

Com o aparecimento do novo coronavírus, assustando a todos e perturbando o mundo inteiro além de já ter causado milhares de mortes, há quem diga que estamos vivendo a terceira guerra mundial. A primeira guerra mundial foi realizada com arma branca e arma de fogo, a segunda guerra mundial foi utilizada com arma de fogo e até bomba atômica, considerada na época como a maior arma de guerra. A onde de assaltos, o trafego de drogas, falta de segurança, desajustes sociais e outras mazelas tem ceifado a vida de muitas pessoas, podemos dizer que tudo junto forma uma guerra infelizmente interminável. Outra guerra que muitas vezes passam sem ser observada por muita gente, trata-se das doenças que atingem a população brasileira, que tem o direito constitucional garantido em assistência médica, mas as leis não são cumpridas pelos governantes, e pessoas acometidas de Doenças como: cerebrovasculares, Doenças isquêmicas do coração, Gripe e pneumonia, Diabetes, Câncer dos órgãos digestivos, Doenças hipertensivas, Doenças crônicas das vias aéreas inferiores, Câncer de mama, Câncer dos órgãos genitais femininos e câncer de próstata morrem logo sedo por falta de assistência do meio público, e pode ser considerada também como uma grande guerra.

Hoje estamos vendo muita gente morrendo pela contaminação de um vírus em todo universo, principalmente pessoas com idade avançada, diabéticos, hipertenso, doentes cardíacas e outras males que deixa o corpo humano com pouca imunidade. Pelo relato das pessoas falecidas, o maior percentual de mortes foram aquelas com idade acima de 65 anos.

A final de onde surgiu o coronavirus, com as informações diversificadas, a politicagem em todo universo e principalmente no Brasil, tem país querendo ser mais poderoso do que outro, a falta de humanidade e outros adjetivos do gênero, fica difícil identificar a verdadeira origem do covid-19, quando um só objeto tem vários autores, eu particularmente não acredito em nenhuma origem previamente anunciada. Há quem diga que foi feito em laboratório na China, já a Chineses acusam os Estados Unidos pela criação do covid-19, alguns cientistas dizem que surgiu de uma mutação entre animais. Afinal um elemento tão mal e matando pessoas do mundo inteiro, dificilmente vai aparecer o verdadeiro autor, é preciso que o setor de investigação mundial faça uma averiguação e chegue ao verdadeiro inventor, se humano, responsabilizá-lo e aplicar toda punição conforme a lei ou explicar a população mundial que se trata apenas de uma mutação entre animais.

O que podemos observar é uma guerra biológica, onde morre pessoas em todo universo, os meios de saúde não estão preparados para enfrentar esse terrível mal. Países ricos como os Estados Unidos ainda não está preparado 100% para enfrentar a forte pandemia do coronavírus.

Vindo para a nossa Paraíba a situação se complica por que a Secretaria de Saúde do nosso estado não tem meios suficientes para enfrentar uma grande pandemia, igualmente a que está acontecendo na Espanha, Alemanha e outros países europeus onde a saúde funciona a todo vapor. O sistema de saúde da Paraíba está doente há muito tempo, com a acusação dos desvios das verbas da saúde pelos assessores e o ex-governador Ricardo Coutinho, denunciado e acusado pela justiça paraibana, boa parte das verbas da saúde paraibana sumiram, ou os políticos desviaram ou misteriosamente sumiu no espaço, sabe-se que o dinheiro tinha e desapareceu.

Aonde a doença vitimou muita gente, a melhor solução foi a quarentena, orientada pela Organização Mundial de Saúde. A politicagem no Brasil trouxe recentemente duas versões, a primeira se ficar em casa provoca uma crise econômica e muito desemprego, e a segunda versão se for para as ruas poderá ser contaminado. E agora, eu faço o quê? Eu estou em casa a maior parte do dia, sair fora de casa somente em extrema necessidade. O uso de máscara evita muito a contaminação, outras prevenção se faz necessária.

A cautela é de suma importância, manter a distância entre uma pessoa e outra de pelos dois metros é outro ponto importante para a prevenção. Quero neste momento, aproveito para parabenizar os funcionários da saúde que estão trabalhando diariamente, muitos estão fazendo até o impossível para atender a população e orientando as diversas formas de prevenção, mas apesar de tudo muitas pessoas ainda estão brincando com a situação.

No último sábado dia 28 de março, foi reaberto a lotérica da cidade de São José de Piranhas e aquele recinto apareceu uma grande quantidade de pessoas para receber as bolsas sociais e muitos não estava obedecendo às regras, principalmente a distância de pelos menos dois metros um do outro e poucas pessoas estavam usando máscaras, foi necessário à presença da polícia Militar para orientar e manter a distância necessária de proteção. Muitas pessoas estão assustadas, outras ainda estão levando na brincadeira. O presidente Jair Bolsonaro pensa de uma forma, o ministro da saúde tem ideia diferente. A maioria dos governadores determinou a quarentena. E agora com tanto vai e vem, a população está sem uma orientação perfeita. Parte da mídia segue a opinião dos governadores, outra parte dos meios de comunicações defende o que diz o presidente Bolsonaro. Precisamos pedir a Deus a nossa defesa, que o vírus não venha com a mesma intensidade de vários países da Europa, como foi o caso da Itália. A proteção divina para quem tem fé ainda é a melhor esperança, faça suas defesas e peça a Deus proteção, se depender dos Órgãos de saúde da Paraíba, os paraibanos estão sem a proteção completa. Os profissionais da saúde estão preparados e com boa vontade de trabalhar, mas o sistema não dar condições. Por mais que os governantes tenham anunciados várias medidas, ainda é pouca, se vier uma pandemia muito alta. A saúde pública paraibana é apenas um paliativo e se Deus não agir com sua proteção, vai morrer muita gente. A guerra está instalada no universo, como se fosse à terceira guerra mundial, matando silenciosamente uma boa parte da população em praticamente todos os países do mundo. Chamo de terceira guerra mundial, se realmente o vírus foi criado em laboratório para mostrar poder e diminuir a humanidade. Como não temos uma versão correta da criação do coronavírus, o melhor meio e procurar se defender como manda que tem mais experiência, a ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. E você leitor amigo tenha cuidado, o seu descuido pode atingir você e até sua família e todas as pessoas da sociedade, porque o vírus e terrível e não escolhe aonde vai morar, para ele, o importante é se alojar e matar o seu hospedeiro, é claro e evidente que nem todos vão morrer, mas todos correm o mesmo risco.

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio de Lima Pita — Radialista e Professor Licenciado em Ciências e Biologia pela UFPB e UFCG respectivamente. Atualmente é professor aposentado por tempo de serviço em sala de aula, escritor dos livros CONCEITOS E SUGESTÕES PARA VIVER BEM O MATRIMÔNIO, AS DROGAS E A RETA FINAL DA VIDA, VARIAÇÕES POÉTICAS, ARQUIVO DA CULTURA NORDESTINA, 102 SONETOS  e tem outros livros em andamentos, mora atualmente na cidade de São José de Piranhas – PB. Atualmente participa do Programa Radar Cidade com o quadro PAPO RETO pela TV Diário do Sertão ao lado de Dida Gonçalves, é coordenador geral da Rádio Web Vale do Piranhas em São José de Piranhas.

Contato: [email protected]

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio de Lima Pita — Radialista e Professor Licenciado em Ciências e Biologia pela UFPB e UFCG respectivamente. Atualmente é professor aposentado por tempo de serviço em sala de aula, escritor dos livros CONCEITOS E SUGESTÕES PARA VIVER BEM O MATRIMÔNIO, AS DROGAS E A RETA FINAL DA VIDA, VARIAÇÕES POÉTICAS, ARQUIVO DA CULTURA NORDESTINA, 102 SONETOS  e tem outros livros em andamentos, mora atualmente na cidade de São José de Piranhas – PB. Atualmente participa do Programa Radar Cidade com o quadro PAPO RETO pela TV Diário do Sertão ao lado de Dida Gonçalves, é coordenador geral da Rádio Web Vale do Piranhas em São José de Piranhas.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: