Alerta: estão secando o Açude de Boqueirão
Foi realizada na tarde desta quinta feira (19) na sede do DNOCS em São Gonçalo município de Sousa, mais uma reunião para tratar da liberação das águas do açude de Boqueirão de Piranhas para irrigação das várzeas do distrito.
As entidades que participaram do encontro formam o Comitê de Bacias, que tem a finalidade de gerenciar os mananciais de água de nossa região. Muito embora tenha sido ponderado e alertado sobre os riscos que correm os habitantes da cidade de Cajazeiras, o DNOCS terminou “impondo” a sua vontade em aumentar o volume de água que vem sendo liberado do Açude Engenheiro Ávidos, conhecido por Boqueirão de Piranhas, que irá depositar cerca de 18 milhões de metros cúbicos de água no Açude de São Gonçalo, que se destina a irrigação das culturas de coco e banana das várzeas de Sousa.
A liberação foi iniciada no último dia 26, com uma lâmina de 30 centímetros. A preocupação dos cajazeirenses com relação ao fato é que atualmente o Açude está com apenas setenta e um milhões de metros cúbicos de água, ou seja, 28% de sua capacidade e dentro de 30 dias, que poderá ser o tempo suficiente para suprir a necessidade do Açude de São Gonçalo, o açude ficará apenas com 53 milhões, ou seja, um quinto.
Muito embora os técnicos do próprio DNOCS e membros do Ministério Público digam que estão alerta e monitorando com muita responsabilidade e cuidado a liberação destas águas, ficou para todos nós mais que evidente que a força dos colonos de Sousa, que plantam coco e banana em suas ricas várzeas, predominou, mesmo sob o protesto de alguns sindicalistas rurais de outras áreas.
Não tive a oportunidade de ouvir nenhuma contestação das autoridades e de nossas lideranças políticas sobre este assunto, mas necessário se faz, pelo menos da próxima reunião, que será realizada dentro de trinta dias, elas procurem participar e com vozes mais fortes e altivas possam ter forças suficientes para contestar e mostrar os riscos que corremos, no futuro, caso haja mais um ano de seca, de termos sérios problemas de abastecimento d’água.
Na nossa região temos duas cidades que estão passando sérios problemas desta natureza: São João do Rio do Peixe e Triunfo e em anos anteriores a cidade de Cachoeira dos Índios, mas ressalte-se que são cidades com populações bem menores que Cajazeiras.
Valderi Claudino
O médico e empresário Valderi Claudino deverá lançar em breve um livro que narra sua vitoriosa trajetória de vida, ressaltando em sua autobiografia o exercício da medicina. Dr. Valderi ao escrever sobre sua vida dá uma contribuição valiosa na preservação da memória de sua família, de seus amigos e de seus concidadãos, enquanto homem público, já que foi um operoso prefeito na cidade de Ubiratã, no estado do Paraná.
Instituto de Medicina Legal
Ainda não saiu de Cajazeiras o projeto elaborado pela Universidade Federal de Campina Grande e entregue solenemente, em praça pública no último dia 03 de maio, ao prefeito do município. Por enquanto estamos vivendo só de projetos e poucas ações. Precisamos cobrar do prefeito a definição do terreno que vai ser doado ao estado, do senador Vital do Rego os recursos prometidos e do governador a execução da obra. Até quando vamos viver só de promessas e sonhos?
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário