Alô Francisco, o sertão existe
Por Reudsman Lopes
Esta semana que se finda, naqueles momentos em que sintonizados em uma determinada emissora de rádio e não gostando do que eles estão dizendo vamos a procura de algo que nos interesse, encontrei mexendo a sintonia do meu inseparável rádio uma entrevista vinda direto de João Pessoa do Secretário de Juventude, Esportes e Lazer do Estado da Paraíba, Coronel Francisco de Assis, que nesta oportunidade fazia um balanço da sua gestão a frente desta pasta bem como se referia a inúmeros programas e projetos que estão e estarão em andamento.
Na fala do Coronel, que reconheço, competente e profundo conhecedor do assunto já que ele tem formação acadêmica em Educação Física, entendi, mas posso estar até errado neste meu entendimento, nesta minha interpretação, um tremendo “ar de desprezo” “de desinteresse” “de falta de atenção” para com os “sempre excluídos” interioranos e principalmente sertanejos. Neste espaço e na fala com amigos, tenho sempre adotado uma postura crítica com relação às políticas públicas dos Governos Cássio I e II, Maranhão I, II e III, com relação a minha cidade de Cajazeiras que continua sendo tratada a “pão e água”, e para que faça justiça, reparto estas posturas adotadas nos Cássio I e II e nos Maranhão I, II e III com a terra do Padre Rolim, com aqueles que denominamos de nossos “lideres políticos” que igualmente devem ser responsabilizados pelas nossas exclusões dos grandes projetos que deveriam propiciar desenvolvimento e geração de empregos para a nossa sofrida região.
Pois bem, a entrevista do Coronel, falando sobre os inúmeros projetos, programas e ações, é Bolsa Atleta” é Escola de Esportes, é… tudo isso me remeteu as mesmas reflexões acima citadas, ou seja, somos mesmo os “excluídos”, tudo está sendo realizado para o eixo João Pessoa e Campina Grande e nós temos mesmo que nos contentarmos com a realização dos “fracassados” Jogos Escolares da Região que inclusive foi testemunhado pelo próprio Secretario que ao invés de estar em um Ginásio abrindo esta competição estava sim encima de um palanque a “luz de Vela” já que esta cidade de Cajazeiras não tem um Ginásio de Esportes na concepção da palavra. Como seria elogiável Coronel Francisco de Assis se o entendimento deste e dos outros que passaram pelos governos e por esta secretaria fossem voltados para uma partilha justa e correta para com todos os cidadãos deste Estado da Paraíba beneficiando-os de Cabedelo a Bom Jesus. Infelizmente, e no atual quadro de politicagem, de eleições à vista, em que presenciamos no Estado da Paraíba, tudo se volta para os grandes “currais” que são João Pessoa e Campina Grande e mais uma vez para a nossa tristeza e profunda decepção este é mais um sonho irreal.
Sem entender
Estou sem compreender o Projeto “Nota para Todos” que está sendo colocado a conhecimentos dos clubes para uso fruto no Campeonato Paraibano da Primeira Divisão da temporada 2010. Enquanto o presidente do Nacional de Patos, Ivan, faz crítica a sua implantação pelo Governo da Paraíba, o presidente do Atlético Cajazeirense de Desportos, Nirvan, me confidenciou que o projeto trará inúmeros benefícios aos clubes e falou que a cota será bem maior o que favorecerá as finanças e os investimentos no futebol paraibano 2010. Tomara que o mandatário do Mais Querido do Sertão esteja certo das suas afirmações, para o bem do nosso pobre e falido futebol paraibano.
Solinhares
O presidente do Atlético Cajazeirense de Desportos, Nirvan Furtado, acaba de fechar parceria com a empresa Solinhares para a confecção de todo o material que será usado e utilizado pelo Trovão Azul do Sertão na temporada do futebol paraibano em 2010. Informo a todos os amantes do Mais Querido do Sertão que a Solinhares do nosso amigo Zezinho que é um grande torcedor e colaborador do Atlético, foi a primeira empresa a fechar parceria com o nosso representante e isto aconteceu por intermédio do vereador Nilson Lopes, Nilsinho, na administração Eriberto Maciel presidente e José Filho vice presidente.
Expectativa
Perguntado por nós sobre a composição da nova comissão técnica e do grupo de atletas que deverão formar o Atlético para o Campeonato Paraibano em 2010, Nivan afirmou que existe uma enorme expectativa por parte não apenas do torcedor do Trovão Azul do Sertão, mas, também por parte da direção atual para que o acerto e a divulgação destes nomes seja o mais rápido possível para que se faça um planejamento correto com vistas à pré-temporada. Para o presidente tudo passa pela questão do repasse do Governo do Estado através do Nota para Todos bem como das parcerias com várias empresas que estão sendo contatadas e se mostraram interessadas em patrocinar o Atlético. Com relação ao repasse da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, tudo fechado e acertado e o Prefeito Léo Abreu inclusive já vem colaborando com algumas necessidades urgentes do Mais Querido do Sertão.
BOLA DENTRO
Para o otimismo que senti na fala de Nirvan. O presidente do Atlético é só motivação para a temporada 2010. Com compromisso e competência o sucesso do Trovão estará garantido. NOTA 10!
BOLA FORA
Para a perspectiva do sertão com relação a ações e projetos vindos da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer do Governo Maranhão III. Coronel tenha piedade dos seus esforçados companheiros da Educação Física e dos Esportes. Ainda somos paraibanos. Para o nosso desprezo a NOTA 0!
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário