Analise propostas
A partir de hoje, por um bom tempo, você será alcançado pela propaganda eleitoral de rádio e TV. A rigor, esse espaço se destina a que os candidatos apresentem suas propostas administrativas e políticas para gerir os municípios pelos próximos quatro anos.
É uma excelente oportunidade para que o eleitor verifique as intenções, a sinceridade, a lógica, a exequibilidade e a oportunidade do que ‘prometem’ os candidatos.
Afinal de contas, ‘prometer’ qualquer um ’promete’. Cumprir o que foi prometido, é que são elas, já diz o ditado! Um candidato pode prometer uma feira mensal de R$500,00 a todo habitante do município, não pode? Mas há sinceridade, há lógica, há exequibilidade, é oportuno tal compromisso?
Não é tão difícil encontrar parâmetros que nos coloquem diante do candidato ideal para votar. Porque além das propostas e dos compromissos assumidos, os candidatos têm uma vida vivida na comunidade que muito bem pode servir, também, como parâmetro de avaliação.
O que não serve é votar aleatoriamente, por amizade, por favor prestado, por ajuda…, etc. O voto é a arma sagrada do eleitor para definir um gestor que atenda minimamente nossas expectativas.
Se o que você espera de um prefeito é uma cidade iluminada, uma cidade limpa, com postos de saúde funcionando com médicos e medicamentos, com escolas bem estruturadas e merenda de qualidade, escolha um que mais compromissos com isso assuma.
Mas se você que um prefeito populista, bonachão, que sorri pra tudo e todos, dá tapinha nas costas, toma cachaça no balcão da budega, canta e dança forró, tudo bem, procure um que se aproxime do que desejas.
O importante é escolher sabendo o que está escolhendo. O importante é não ‘comprar gato por lebre.’ E para isso, o chamado “guia eleitoral de rádio e tv” pode ajudar muito. Claro que nele se pode mentir mas, aí é que entra a análise subjetiva de cada um de nós, como no caso da promessa de feira mensal de R$ 500,00 reais a todo habitante do município.
Você votaria em quem prometesse isso ou algo tão absurdo quanto?
Se sim, procure um psicólogo e/ou um psicanalista. Você tem problemas neurológicos!
S O L T A S
*Não pegou bem a coligação do candidato Zé Aldemir entrar com dois pedidos de impugnação da candidatura Denise Oliveira em menos de uma semana de campanha!
*O comentário é que, temerosa das urnas, a coligação de Zé já começa a apelar para o tapetão. Dá entender que não tem gás para a disputa!
*Os três senadores da Paraíba (Cássio, Maranhão e Lira) estarão cavando a própria sepultura em termos políticos ao votarem favorável ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff.
*Basta lembrar que praticamente 80% do eleitorado paraibano votou em Dilma para ela governar o país os quatro anos do mandato.
*Neste domingo (28) o Trem das Onze entrevista o cantor e compositor cajazeirense Jocélio Amaro.
Fernando Caldeira
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário