header top bar

Lidiane Abreu

section content

Anísio Maia: O deputado da pesca

02/12/2010 às 15h35

Pela primeira vez os pescadores da Paraíba e os que acreditam no poder transformador da Pesca na economia terão um representante na Assembléia Legislativa. A eleição de Anísio Maia surpreendeu grande parte da classe política, acho que até mesmo o próprio. Numa campanha sem muito alarde e poucos recursos o fundador do PT conseguiu a vitória com uma boa votação.

Em primeiro lugar, a eleição de Anísio é a prova concreta de que é possível fazer política e entrar no parlamento sem ter que gastar rios de dinheiro numa campanha. O leitor pode estar pensando também em outro nome, Toinho do Sopão. Mas o caso dele é diferente, Toinho se tornou um candidato folclórico e canalizou pra si os votos de protesto.

Anísio é diferente, fundador do PT e militante há décadas, conseguiu construir uma história significativa na política paraibana, mais precisamente no campo da Esquerda. Já se candidatou a vice prefeito de João Pessoa e deputado federal em 1998. Acumulando assim, um histórico político que foi determinante para a sua eleição.

Como secretário de Aquicultura e Pesca, Anísio conseguiu desenvolver um papel que até então não tinha sido desempenhado por ninguém: representar os pescadores e a pesca na Paraíba. E foi com esse mote que ele centrou a estratégia de sua campanha.

Agora Anísio Maia terá uma tarefa que exigirá muito mais trabalho: saber representar os pescadores na Assembléia. Seu mandato terá que direcionar as ações para este segmento, que com certeza foi o que mais contribuiu para a sua eleição. Tarefa que não é fácil, pois uma política de valorização da pesca e dos pescadores envolve diversos setores da administração pública estadual e federal.

E não basta apenas representar seu segmento no melhor sentido da palavra. É preciso fazer com que a sua base eleitoral tome conhecimento da atuação parlamentar, ratificando assim o seu papel de representante. E isso só é possível com uma boa comunicação, clara, objetiva e estratégica.

Por outro lado, Anísio tem a necessidade de ampliar suas bases. Não apenas ele, mas todo e qualquer parlamentar. Ampliar sempre é o objetivo de um político que almeja vôos maiores. No caso do deputado Anísio Maia, que tem um histórico político capaz de lhe proporcionar votos de opinião, é justamente nesse segmento (dos que votam por opinião) que ele deve concentrar sua segunda estratégia, principalmente no campo da Esquerda.

Com uma comunicação focada e estratégica, é possível a qualquer parlamentar criar um posicionamento e uma imagem que gere frutos políticos e, no futuro, milhares de votos de opinião; o voto da classe média, que não o troca por satisfações fisiológicas ou benefícios efêmeros.

Anísio Maia tem tudo para não ser mais um político de um mandato só.
 

Lidiane Abreu

Lidiane Abreu

Estudante do curso de Licenciatura em História (UFCG) e redatora do portal Diário do Sertão.

Contato: [email protected]

Lidiane Abreu

Lidiane Abreu

Estudante do curso de Licenciatura em História (UFCG) e redatora do portal Diário do Sertão.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: