header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Antes tarde, do que nunca

17/05/2019 às 14h51

Coluna de Reudesman Lopes

Está frase ouvi muitas e repetidas vezes, da minha mãe, Nazareth Lopes e da minha avó, Lica Lopes. No popular quer dizer que:”Era para ter feito, realizado, a algum tempo, mas, somente agora o será”. Quero aqui atribuir o “antes tarde, do que nunca”, ao trabalho de base que, pelo sentimento de muitos, como eu, já deveria ter sido iniciado no Atlético Cajazeirense de Desportos e, que neste momento, para nossa felicidade e de tantos atleticanos, começa a se desenhar com a participação do Trovão Azul do Sertão no Campeonato Paraibano SUB 19 nesta temporada do futebol estadual. O futebol atual, principalmente de equipes de menor investimento como é o Atlético Cajazeirense de Desportos, não pode prescindir de um trabalho com as categorias de base, esse, considero fundamental para um clube da dimensão do nosso Atlético. Some-se a isso a riqueza que é essa região do alto sertão paraibano e nordestino, aqui temos muitos meninos que precisam ser “descobertos”, tenho absoluta certeza que aqui existe uma verdadeira “mina” de talentos que precisa apenas de uma oportunidade. Sábado, dia 11, estive no Arena Esportes onde levei os meus netos, Bernardo e Téo para observar a Escola de Esportes Estrelas do Futuro, encontrei com o amigo Anchieta e ele me falou que o seu filho de 12 anos acaba de ser chamado para o Grêmio de Futebol Porto Alegrense. Sabe o que é isso? Oportunidade que, infelizmente aqui não se dá até então e, lá vai um garoto que, segundo os que o observam é um talento a ser lapidado. Lembro aqui que em 1995 quando o Atlético era dirigido por Eriberto e Zé Filho, os procurei para fazer um trabalho com jovens entre 19 e 20 anos, pois bem, recebi deles o “tudo bem”, entretanto logo me avisaram que o Atlético não poderia me ajudar em nada, era, naquela oportunidade a realidade que eu entendia. Pois bem, fui procurar Meurimão para ver algum material velho, uma bola velha, ele me doou um padrão de jogo, usado, mas ainda em bom estado para uso. Fui a João Pessoa e com parte dos meus salários de professor comprei todo o material que julgava necessário para o trabalho com a garotada. Deste trabalho revelamos oito jogadores que foram aproveitados no time do Atlético, entre eles: Elvinho, Caneco, Piá (já falecido), Bel, Lanzinho, e outros que a memória já não lembra mais. Finalizo parabenizando todos que estão abraçados a uma causa tão nobre e hoje necessária por demais a um clube que quer realmente sair da mesmice, ou seja, trabalhar na base, descobrir talentos. Fico na torcida me colocando à disposição para apoiar naquilo que nos for possível. Boa sorte.

Derrotados

Quando se esperava mais uma bela vitória já que jogava em casa com o apoio da sua galera e motivado pelo resultado alcançado na estreia fora de seus domínios, eis que o Campinense não soube aproveitar todos esses fatores que estava ao seu lado e perdeu em Campina Grande no Amigão para a Jacuipense, 1 a 0, e assim deixa escapar a oportunidade de liderar o seu grupo e aumentar as chances de passar de fase nesta competição. Por sua vez o Serrano que foi goleado na primeira partida, voltou a perder, desta vez para o Bahia de Feira de Santana 3 a 1 e assim se mantém na lanterna do grupo. Essa foi uma péssima rodada para os nossos paraibanos, Campinense e Serrano.

Cobranças

Vários cajazeirenses, cajazeirados e turistas visitantes que estão se deslocando à tarde para ver a beleza que é o Por do Sol lá no Açude Grande aqui de Cajazeiras, estão cobrando do professor Carlos Cartaxo e do Secretário de Esportes, Ninha, quanto às músicas que são tocadas em uma caixa de som, antes das aulas do projeto Ginástica na Praça. Disse um cajazeiranse: “Não dá para estar ouvindo certas músicas que estão sendo tocadas e assim contemplar o nosso maravilhoso Por do Sol”. E completou: “Respeitamos todas as tendências, mas, cada qual deve ter o seu lugar e o seu tempo”. Com certeza o professor e o secretário tomarão as devidas providências.

BOLA DENTRO

Para a divulgação da tabela do Campeonato Sub 19 que foi excelente para o nosso Trovãozinho. Mas, em campo o time tem que fazer o seu dever de casa. Eu acredito. Vale uma NOTA 10!

BOLA FORA

Para a tristeza que é ver o mundial da Formula I com o amplo domínio das Mercedes. Uma chatice ver Hamilton passando Botas em todas as provas com a ordem do chefão da equipe. Perdeu o charme e a graça. Vale uma NOTA 0!

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: