header top bar

Padre Djacy

section content

Aos 65 anos

20/07/2013 às 13h24

Neste domingo, 21, o Atlético Cajazeirense de Desportos através de todos os seus aficionados torcedores e dirigentes estão a comemorar os 65 anos de fundação de um dos clubes de maior tradição, força e paixão do futebol deste sertão nordestino. Falar do Atlético é falar de grandes homens que ajudaram no soerguimento deste clube que se tornou o grande amor de uma cidade e de uma vasta região e, bom lembrarmos daqueles que nos anos inicias traçaram o alicerce deste time e nesta eterna galeria estão o Dr. Higino Pires Ferreira o seu fundador, Heraldo Costa, José Gonçalves Moreira, Abdon Cipriano Rocha e tantos outros, mas, também e necessário se faz lembrar que em um passado não tão distante nomes como Gutemberg Cardoso, Toinho Bibiano, Tiko Miudezas, Padre Francivaldo, Beto Pires, Nilson Meireles, Narciso, José Nelo Zerinho Rodrigues, Eriberto Maciel, Joselito Feitosa, Nivan Furtado, também foram importantes e cada um tem a sua história no nosso clube. 

Quando da sua fundação o Atlético era um time totalmente amador e de uma estrutura fabulosa, os times da década dos anos 50 já apontavam essa força e nomes como Aranha, Gilberto, Cocada, Valdeci Pato, Babi, Pensamento, Pavão, Zezé, Barroso, Rubens, Doca, Vaqueiro, Nego, Bibiu, Aguiar, Pedro Revoltoso, Bombilha, Diá, entre tantos outros, faziam parte de um grupo de jogadores simplesmente espetacular. Mas, para o Atlético, ainda se guardava voos fenomenais com a chegada dos anos 80 e a inauguração do Estádio o Perpetão, chegava à era da profissionalização do clube e ela chegou, primeiro alicerçada em um Nacional Atlético Clube de Cabedelo/Cajazeiras, mas, em 1991 ela chega com a força e a pujança do seu próprio nome, Atlético Cajazeirense de Desportos. Começa a era do profissionalismo para o nosso clube e com ela veio a cada partida a cada vitória, a massificação deste nome e o reconhecimento do futebol azul e branco a cada partida e a cada vitória. 

Passamos a ser o Trovão Azul da Força e num passo de gigante nos tornamos o Mais Querido do Sertão. Hoje, graças ao amor que Arlan Rodrigues, Ronaldo M Motos, Narciso, Alberto da Construcenter, Essuélio Boi na Brasa, Zezinho Solinhares que comandados pela competência do extraordinário empresário Geraldo Lira o Atlético Cajazeirense de Desportos chega aos seus 65 anos com muitas glórias a comemorar e com um futuro promissor, afinal, todos nós, verdadeiros apaixonados pela causa atleticana estamos a acreditar sempre em dias bem melhores. Parabéns Atlético.    

Inesquecível 1
O primeiro turno do campeonato paraibano de 1994 conquistado pelo Atlético em pleno estádio o Almeidão em uma vitória histórica e heroica contra o Botafogo de João Pessoa pelo placar de 2 a 1 é um destes jogos que jamais poderá sair da nossa memória. No gol do nosso time estava Gato Preto, o homem fechou a sua meta e a cada defesa sua os pessoenses não acreditavam no que via. Guardo com muito orgulho a camisa de Junior que foi autor de um dos gols, ela me foi dada pelo ex jogador e faz parte da construção do nosso acervo de memória do nosso futebol.

Inesquecível 2
Ai veio o ano de 2003, a cada encontro Atlético X Sousa a velha e animada disputa se acirrava, imagina isso disputando o título de um turno, pois bem, Deus nos reservava este momento. Trovão e Dinossauro frente a frente na decisão, pelo regulamento de melhor campanha cabia ao Sousa fazer o jogo decisivo em sua casa no Marizão, o primeiro em Cajazeiras, deu empate. Recordo a festa celebrada pelos sousenses logo após o encerramento do jogo de uma quarta feira à noite lá no Colosso das Capoeiras. Na verdade o Sousa já contabilizava e nem o mais pessimista sousense acreditava em perder em sua casa para o time de Cajazeiras. Mas, foi um domingo sensacional e inesquecível para os cajazeirenses e atleticanos, em Sousa, o Atlético não tomou conhecimento do seu adversário e Paulinho Guerreiro fez os dois gols e trouxe para Cajazeiras a Taça de Campeão em Sousa. Fizemos uma festa fantástica tão grande que até a BR 230 foi interditada no sentido Cajazeiras – Sousa, Sousa – Cajazeiras. 

BOLA DENTRO
Para o orgulho de dizer: Sou Atlético de Cajazeiras. Sou Trovão Azul do Sertão. Sou o Mais Querido do Sertão. Amar o Atlético não tem preço. Para todos os atleticanos a NOTA 10!

BOLA FORA
Para aqueles que não enxergam a dimensão que é o nosso Atlético Cajazeirense de Desportos e que ainda teimam em atrapalhar o nosso caminho a NOTA 0!


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: