header top bar

José Anchieta

section content

As lições do atual momento político

03/06/2016 às 18h40 • atualizado em 08/06/2016 às 18h48

As lições do atual momento político

Por José Anchieta

A população se prepara para ir novamente às urnas, no próximo mês de outubro, para eleger, desta vez, prefeitos e vereadores, num pleito que promete movimentar as cidades e envolver significativa parcela do eleitorado. Aliás, as eleições municipais têm uma tradição de envolver mais diretamente parcelas significativas do eleitorado. Afinal é nos municípios, onde as famílias buscam satisfazer suas necessidades básicas, e onde as disputas ganham mais contornos de acirramento.

Mas, o que pode fazer a diferença em relação aos processos anteriores é o sentimento de indignação da população, motivado por toda essa crise política, que tem refletido nos estados e municípios. Na opinião de analistas, isso pode ser um fator decisivo se bem explorado no tempo certo, durante os debates eleitorais.

Para esses analistas, a onda de escândalos, começando em Brasília e chegando a estados e municípios, tem indignado muita gente e pode refletir nas eleições de outubro. O aperto que vem sendo dado pelo Ministério Público e pela Polícia Federal, com o objetivo de apurar as inúmeras denúncias de desvios de recursos públicos pode resultar em decisões mais consequentes de parte do eleitor mais preocupado com o processo de escolha de seus dirigentes e representantes políticos.

O quadro que aí está é muito pertinente para a sociedade refletir mais sobre a importância do voto e o papel da classe política. É, inegavelmente, uma ótima oportunidade para se externar todo o sentimento de insatisfação e revolta contra os maus políticos, principalmente os agentes públicos acusados nas operações em andamento.
Nesse sentido, as campanhas e movimentos de iniciativa da CNBB, Justiça Eleitoral, OAB, igrejas e outras instituições, pelo voto limpo e consciente, são fundamentais para motivar as discussões nos municípios. É fundamental, portanto, focar o atual momento político com muito mais ênfase, visando difundir cada vez mais a importância de uma escolha livre e consciente.
Na verdade, a sociedade precisa despertar mais para a necessidade de se mudar a atual realidade política. O momento político nacional marcado por uma das piores crises da história precisa ser levado em consideração para se tirar as lições necessárias às mudanças desejadas por todos. A fase, portanto, é favorável para se discutir honestidade e mais dignidade na vida pública.

Lançamento na capital
O escritor cajazeirense Francisco Sales Cartaxo Rolim (Frassales) já definiu a data de lançamento do seu novo livro, em João Pessoa. Será no próximo dia 11 deste mês. O autor pretende reunir um grande número de convidados, especialmente cajazeirenses e cajazeirados residentes na capital paraibana. O livro é Guerra ao Fanatismo: a Diocese de Cajazeiras no cerco ao Padre Cícero.

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: