header top bar

Reudesman Lopes

section content

Atlético, 73 anos de sua fundação

17/07/2021 às 13h11

Museu do Futebol de Cajazeiras e Armazém Paraíba homenageiam o Atlético Cajazeirense de Desportos. (Coluna de Reudesman Lopes).

Por Reudesman Lopes

Próximo 21 de julho, quarta feira, o Atlético Cajazeirense de Desportos chegará aos seus 73 anos, desde a sua fundação em 1948, quando o Dr. Higino Pires Ferreira e um grupo de abnegados desportistas desta cidade de Cajazeiras, resolveram fundar um clube de futebol.

Pelo que constatei ao longo de anos através de conversas e pesquisas em jornais e livros da época, posso assegurar que o Atlético Cajazeirense de Desportos já nascera “grande”, “forte” e muito estruturado. Pelos relatos do amigo, de saudosa memória, Francisco Anastácio, meurimão, como todos nós o conhecíamos, todo o material de jogo do time era sempre comprado em viagens do Dr. Higino Pires Ferreira, em alguns países sul americanos.

Aranha me falou que certa vez o Treze de Campina Grande estava vindo de uma excursão na capital cearense e aportou em Cajazeiras, durante uma semana, com todas as despesas pagas pelo clube da terra do Padre Rolim para um amistoso contra o Atlético.

O que mais me impressiona e nos chama a devida atenção que o Atlético é o único time do nosso futebol que não morreu, não fechou as suas portas, isso tem um significado fantástico para cidade e os seus torcedores e todos aqueles que como Francisco Anastácio, meurimão e o Dr. João de Deus Quirino “seguraram” essa longevidade do nosso representante.

Em 1985 quando se iniciava o processo de profissionalização do Atlético sentimos que a partir daquele momento um novo processo de vida começava para o clube. Hoje, adianto que Cajazeiras se une em reconhecimento e homenagens ao seu clube, aquele que leva ao Estádio Perpetão milhares de torcedores para cantar as suas vitórias e os seus feitos, aquele que orgulha a cidade e o seu povo.

O futebol é um processo e, como tal, tem os seus momentos alegrias e de tristezas, assim, o nosso clube não está fora destes. Entretanto, é honroso para todos nós cidadãos da terra do Padre Rolim, entendermos a grandiosidade do Atlético e o tamanho da dimensão deste clube.

Chegando aos 73 anos desde a sua fundação, louvemos essa história que foi construída pela grandiosidade de todos aqueles dirigentes, atletas e torcedores que tanto amam aquele que é denominado como o Mais Querido do Sertão. Parabéns Atlético Cajazeirense de Desportos.

Reudesman Lopes

Reudesman Lopes

Professor da UFCG de Educação Física, Comentarista Esportivo da Rádio Alto Piranhas e Colunista Esportivo do Jornal Gazeta do Alto Piranhas

Contato: reudesman@bol.com.br

LOUVÁVEL

VÍDEO: Em parceria com o Sest/Senat, Presídio de Cajazeiras faz entrega de certificados para 21 apenados

SAIBA COMO COLABORAR

VÍDEO: Idosa de Cajazeiras recebe ajuda e consegue pagar aluguel, mas ainda vive em situação delicada

DUPLA DE MOTO

VÍDEO: Homem é vítima de tentativa de homicídio na casa da sua mãe, em Sousa, e fica em estado grave

FAMÍLIA DIVIDIDA

VÍDEO: Myriam afirma que saiu do PSC porque “Leonardo insistiu em permanecer ao lado de Jair Bolsonaro”

Reudesman Lopes

Reudesman Lopes

Professor da UFCG de Educação Física, Comentarista Esportivo da Rádio Alto Piranhas e Colunista Esportivo do Jornal Gazeta do Alto Piranhas

Contato: reudesman@bol.com.br

Recomendado pelo Google:
error: Alerta: Conteudo Protegido !!