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Radomécio Leite

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Bloco da ilusão

25/01/2008 às 11h49

Este ano vamos brincar o carnaval mais cedo, no próximo dia 5, já na terça-feira, começamos a pensar nas contas que ficaram penduradas e que devido às outras que ficaram, também anotadas no final do ano, e que ainda não deu tempo para paga-las, vamos ter que recorrer ao cheque especial, com aquele jurinho básico de 10%.

No ano de 2000, a terça-feira foi no dia 7 de março, a de 2004 foi em 24 de fevereiro, a de 2006 foi no dia 28 de fevereiro, a do ano passado foi no dia 20 de fevereiro.

Existe um movimento, em determinados setores da sociedade, que defende uma data fixa para a realização do carnaval, que seria no mês de março. Esta festa sendo realizada nos primeiros dias de fevereiro ficaria muito próxima do final de ano e as empresas de turismos contariam com pouco mais de 30 dias para se organizarem para este outro grande evento.

Deixemos de lado esta questão de quem só pensa em faturar, em ganhar muito dinheiro com o carnaval e mesmo com este pequeno espaço de tempo vamos tentar colocar o nosso bloco na avenida.

Mais uma vez o carnaval de Cajazeiras vai se resumir ao que a prefeitura municipal realiza na Avenida Juvêncio Carneiro, conhecido como “corredor da folia”, para o povão e aos bailes do Campestre Clube para quem tem dinheiro, que por não ter alternativa, sempre tem sido um sucesso de público.

Neste ano de 2008, vamos ter um bloco a mais: a dos políticos. Sendo ano de eleição muitos deles deverão fazer questão de subir no trio elétrico e desfilar pelas ruas da cidade, além devisitar todos os camarotes do corredor da folia e beber um copo de cerveja em cada mesa do clube campestre. Político é assim, só gosta mesmo de se apresentar nos anos que tem eleição. No ano passado pouquíssimos deram o ar da graça e assim mesmo, os que vieram ficaram trancados em seus camarotes, distante do povão.

Um outro bloco, que já poderia ter o apoio e o incentivo do poder público municipal, é o “das Virgens”. A cada ano o número de participantes aumenta e no horário do seu desfile, sábado à tarde, é a única atração que existe e que poderia ser valorizada, já que dá um toque de beleza plástica muito diferente ao carnaval de rua da cidade.

A juventude cajazeirense, além da que estuda em outros centros, se reúne em blocos para brincar o carnaval e tem como quartel general a Praça Major José Marques. Aluga os prédios em torno da praça, principalmente os que revendem automóveis, instalam bares e poderosas colunas de som e se diverte enquanto o carnaval de clube e de rua não começa.

O Clube 1º de Maio, que hoje não existe mais, fazia o carnaval do povão e o Cajazeiras Tênis Clube, o dos endinheirados, está passando por uma profunda crise e não tem novidade para este carnaval; estes dois clubes nas décadas de 60, 70 e 80 eram as grandes alternativas carnavalescas para a sociedade cajazeirense.

A Praça Presidente João Pessoa era o palco dos desfiles de carros, de blocos e de escolas de samba, perdeu sua majestade e hoje é só saudades e lembranças.

Como diz o poeta: “a nossa vida é um carnaval…” e cada um de nós participa de um bloco, o da ilusão. Até porque não é só no carnaval que escondemos a nossas dores, as nossas mágoas porque vivemos sempre atrás de uma máscara tentando esconde-las. Quem sabe, na quarta-feira, as cinzas possam redimir e apagar todos os nossos pecados, principalmente os cometidos na folia momesca de 2008.

Veículos
O empresário Osvaldo Martins, concessionário Fiat de Cajazeiras e possuidor de uma loja de veículos multi-marcas, está radiante com as vendas de veículos no ano de 2007. Faturou 622 veículos Fiat, abocanhando 43,4% de todos os segmentos emplacados em Cajazeiras. A VW, cujo concessionário é Pedro Roberto faturou 281 veículos (19,6%), a Ford 104 veículos (7,3%). Em João Pessoa, Cavalcanti Primo – Ford emplacou 2.134 veículos, que tem como titular José Cavalcanti da Silva. Os concessionários de veículos de Cajazeiras vão todos muito bem, obrigado.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Radomécio Leite

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Contato: [email protected]

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