header top bar

Reudesman Lopes

section content

Botafogo ou Treze, quem cai?

04/12/2020 às 09h40

Coluna de Reudesman Lopes

Por Reudesman Lopes

Estes dois grandes clubes do futebol paraibano, para decepção dos seus torcedores fizeram, da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro da Série C desta temporada, um “estacionamento” privado. O time da capital ficou nela por nove vezes, o Galo da Serra da Borborema por seis vezes. O fiasco é tão gritante que das 17 rodadas realizadas até está data, apenas em duas delas os ocupantes não foram nem o Belo, nem o Galo. Na verdade, as projeções de seus torcedores e da imprensa esportiva antes mesmo de se iniciar a Série C já dava um ar de incerteza quanto a performance dos nossos representantes neste campeonato. Mesmo sendo o campeão paraibano da temporada 2020, o Treze não tinha um desempenho digno de um clube vencedor e desta maneira não motivava a sua apaixonada torcida na busca do sonhado acesso. Por sua vez, o Botafogo não conseguiu o tetra paraibano e, muito pior, sequer chegou a final do estadual, além disso, o clube passava por um dos piores momentos em termos de politica interna que muito o atrapalhou nesta jornada. Felizmente, para Botafogo e Treze, eles tiveram uma “mãozinha” do Imperatriz, que de longe, conseguiu superar a mediocridade tanto de um como do outro representante do Estado da Paraíba e, assim, com essa ajuda fortíssima do time maranhense é que vai cair apenas um dos nossos times. Botafogo e Treze a bem da verdade e os números não mentem jamais, estiveram durante toda a competição da Série C tentando evitar a companhia do time do Maranhão na zona de rebaixamento do seu grupo. Como não poderia deixar de acontecer, quis o destino que a tabela marcasse justamente para a última rodada do campeonato o jogo entre o Botafogo e o Treze e, eles farão uma autêntica decisão em João Pessoa no Almeidão, amanhã, sábado dia 5. Por falar nesta “final”, o que vimos durante a semana inteira foi uma guerra nos bastidores que a CBF tratou logo de resolver com relação a arbitragem deste confronto, escalando o experiente Héber Lopes para ser o árbitro central do jogo. Sem nenhuma dúvida, quem cair levará consigo uma campanha ridícula que servirá para uma reflexão posterior sobre as competições da próxima temporada e, entendo que, mesmo aquele que conseguir se manter na Série C em 2021, terá a obrigação de entender que a sua manutenção foi um verdadeiro milagre da bola. Finalizo afirmando que, mesmo aqui e acolá o futebol paraibano dando uma de sobrevivente no cenário nacional, ainda estamos longe, muito longe, de buscar uma classificação de qualquer dos nossos clubes para o Brasileiro da Série B.

Debandada

O Boletim Informativo Diário da CBF publicou na tarde da quarta feira, dia 2, a recisão contratual de nove atletas do Campinense que disputaram o Campeonato Brasileiro da Série D desta temporada. Conforme afirmação da direção da Raposa, está se iniciando o processo de reformulação do rubro negro de Campina Grande para a temporada 2021. E, por falar nisso o Campinense já começa a definir quem vai comandar como treinador o clube cartola, neste momento dois momentos estão sendo comentados, existindo uma opção pela continuação de Luciano e a outra é a contratação de Ederson Araújo que treinou o Atlético Cajazeirense de Desportos.

Contra

O presidente do Sousa Esporte Clube, Aldeone Abrantes, teceu críticas com relação á reunião entre clubes e Federação Paraibana de Futebol com vistas ao campeonato paraibano de 2021. Duas posições dele chama atenção, a primeira com relação a apenas 8 clubes na disputa, na sua avaliação é um golpe duro para a competição e lembrou que estados diminuíram os clubes em seus regionais tiveram uma queda no futebol. Na sua segunda avaliação, essa sobre a data de início da competição divulgada na reunião para 10 de fevereiro, Aldeone entende que o estadual teria que ser iniciado no dia 28 de fevereiro. Vale lembrar que o Sousa foi o único clube que não participou da reunião entre clubes e FPF.

BOLA DENTRO

Para o Atlético Cajazeirense de Desportos que mesmo eliminado, no entender deste colunista foi longe diante das pesadas dificuldades impostas pela pandemia da Covid 19. Por isso a minha NOTA 10!

BOLA FORA

Para o futebol paraibano em termos de competições da CBF. Botafogo e Treze, ambos na Série C vão disputar para saber quem fica e quem cai. Na Série D, Campinense e Atlético estão eliminados. Dura realidade. NOTA 0!

Reudesman Lopes

Reudesman Lopes

Professor da UFCG de Educação Física, Comentarista Esportivo da Rádio Alto Piranhas e Colunista Esportivo do Jornal Gazeta do Alto Piranhas

Contato: reudesman@bol.com.br

BOA NOTÍCIA

VÍDEO: Trecho que vai levar água da transposição para Cajazeiras será concluído em julho de 2021

SAÚDE

VÍDEO: Secretário de saúde diz que a PB está pronta para receber vacinas, mas presidente adia campanha

COLAPSO

VÍDEO: Empresário cajazeirense que mora em Roraima revela que oxigênio deve acabar em 14 dias

SAÚDE

VÍDEO: Após crise no Amazonas, diretor do Hospital Regional diz se o oxigênio pode acabar em Cajazeiras

Reudesman Lopes

Reudesman Lopes

Professor da UFCG de Educação Física, Comentarista Esportivo da Rádio Alto Piranhas e Colunista Esportivo do Jornal Gazeta do Alto Piranhas

Contato: reudesman@bol.com.br

Recomendado pelo Google:
error: Alerta: Conteudo Protegido !!