header top bar

José Anchieta

section content

Cajazeiras e as chuvas

01/04/2016 às 09h18

Chuvas no Sertão estão acima da média no Sertão da Paraíba

Por José Anchieta

As chuvas chegaram com muita força, alegrando os sertanejos e sinalizando na perspectiva de uma boa quadra invernosa, depois de quatros anos seguidos de seca. Mas, em meio a esse clima que, normalmente, enche de entusiasmo a população do nosso Sertão seco e sofrido, o inverno também expõe os problemas das cidades que crescem muito sem o planejamento necessário.

Em Cajazeiras, por exemplo, os transtornos já são conhecidos, e vão desde o alagamento de áreas construídas sem os devidos cuidados de infraestrutura, ao desmoronamento de muros de prédios abandonados no centro e nos bairros periféricos. Os riscos são iminentes, e não há o devido cuidado ou a fiscalização para se evitar os problemas que estão surgindo, ultimamente, com a intensificação do período chuvoso.

Os registros estão aí, mostrando, claramente, que a cidade do Padre Rolim permanece despreparada para uma temporada de fortes chuvas, o que pode representar muitos transtornos para a população, principalmente para os moradores de áreas de risco, que construíram suas casas com a autorização do poder público.

Nesse contexto, há de se registrar também os graves problemas de mobilidade urbana. A cidade tem um trânsito caótico, e que se agrava a cada, exigindo providências urgentes. A precária condição da pavimentação das ruas também contribui para o caos, principalmente nos horários de pico.

Pois bem, esse é um quadro preocupante que vem à tona neste momento de intensificação do inverno, e que precisa de um olhar mais atencioso por parte do poder público. A população tem reclamado muito das condições de mobilidade já há algum tempo. Isso, aliás, não é mais novidade pra ninguém.

Cajazeiras cresceu muito, nos últimos anos, com o avanço do ensino superior, graças aos investimentos da Universidade Federal e das instituições privadas, com a instalação de importantes cursos, o que estimulou muito o setor da construção civil. Esse crescimento aconteceu sem o planejamento necessário, ou sem o cumprimento das normas vigentes, o que tem resultado em muitos problemas de mobilidade.

Cajazeiras tem, portanto, esse desafio, e que precisa ser encarado com muita capacidade pelas autoridades responsáveis. Aliás, segmentos da sociedade civil organizada têm apontado algumas soluções fundamentais para minimizar pelo menos problemas de mobilidade. São ideias de intervenções urbanísticas, a exemplo da abertura de novas avenidas, consideradas essenciais para desafogar o trânsito na área mais central.

As entidades representativas têm pautado alguns encontros para discutir esse e outros problemas, mas poucos avanços aconteceram. E, nesse aspecto, é importante destacar as iniciativas do MAC, da AC3, AC2B, dos clubes de serviço e de outros segmentos representativos da sociedade cajazeirense, sempre na busca incansável por ações que visam, sobretudo, o desenvolvimento da cidade, com a melhoria das condições de vida de todos. É preciso continuar e agregar muito mais forças.

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: