header top bar

Radomécio Leite

section content

Cajazeiras estaria fora do processo que vai eleger o próximo reitor da UFCG?

14/04/2012 às 09h57

O Campus de Cajazeiras, da Universidade Federal de Campina Grande, é o segundo dentre os sete, além de ser o maior Centro de Formação de Professores do Brasil, com nove cursos de licenciatura: Letras (Língua Portuguesa), Letras (Língua Inglesa), Geografia, História, Pedagogia, Matemática, Biologia, Química e Física e na área de saúde: Enfermagem (conceito 5 – ENADE 2011) e Medicina, além dos cursos profissionalizantes em Enfermagem e Saúde Bucal e de Ensino Médio da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras vinculada ao CFP/UFCG, que está entre as melhores escolas públicas avaliadas, pelo MEC em 2010, em todo o estado.

O curso de medicina, em fase de consolidação, está tendo como campo de estágio o antigo Hospital Infantil de Cajazeiras que será transformado, brevemente, em Hospital Escola vai ser incorporado, por doação do município de Cajazeiras, ao patrimônio da UFCG, é a mais importante conquista desta década para a cidade de Cajazeiras.

Atualmente estão matriculados cerca de quatro mil alunos, além de duzentos e quarenta professores, sessenta e três servidores técnico-administrativos e mais cem servidores terceirizados, com Investimentos anuais na ordem de cem milhões reais, que revelam a expressão da grandeza do nosso Campus e a sua importância e impacto na economia e as oportunidades de crescimento social e profissional que é proporcionada à juventude de toda esta vasta região nordestina.

Diante desta magnitude de que é possuidora a nossa unidade de ensino federal, até o momento não tenho visto uma “movimentação”, que nos inclua, no processo sucessório para escolha do reitor, que deverá ser eleito este ano e que assumirá no dia primeiro de janeiro de 2013 os destinos de nossa Universidade.

Vale ressaltar que até o momento existe um nome simpático ao nosso Centro e que estaria recebendo o apoio do atual reitor, que vem sendo para o nosso Campus, com as suas ações administrativas, uma figura impar, singular e excepcional e que passou a ser mais admirado depois de sua magnânima decisão de que fosse o Campus de Cajazeiras o agraciado com o Curso de Medicina, depois de muitas complicadas, renhidas lutas e batalhas.

Mas defendo que no bojo deste processo sucessório, para a eleição do novo reitor, que o nosso Campus fizesse parte das “mesas de negociações” e em sendo o maior depois de Campina Grande, pudesse ter um nome pelos menos como candidato a vice-reitor e ainda mais, no momento da “partilha do poder”, tivéssemos nomes na composição das pró-reitorias.

O nosso Campus não pode ficar à margem deste processo e deve também ficar atento aos acontecimentos e ainda ter muito cuidado com promessas vãs. O nosso processo de crescimento não pode ser interrompido.

Sumé, que é o Campus mais jovem da UFCG está apresentando um nome para candidato e fica a pergunta: e Cajazeiras? Tem um dado interessante: juntando os Campi de Sousa, Pombal e Patos, o de Cajazeiras bate os três e se os quatro se unissem e apresentassem um nome poderiam eleger o futuro reitor da UFCG.

É bom lembrar que a partir de janeiro de 2013 não teremos mais na reitoria o nosso Professor Thompson Mariz, que ao longo do seu reitorado sempre teve grandes preocupações e olhos voltados para a cidade que o adotou como filho e pelos laços de amizade que aqui construiu desde a sua juventude quando foi aluno do Colégio Estadual de Cajazeiras. Para comprovar as ações deste reitorado basta visitar o Campus que se transformou num grande canteiros de obras.

Não podemos ficar à margem deste processo em nome do que Cajazeiras representa para a educação desta região. A nossa voz não deve e nem pode ficar silenciada.

De Almir Lacerda para Frassales
Meu caro jornalista, em que condições está o aeroporto de Cajazeiras?
Não se falou mais no assunto, se esqueceram? A imprensa falada e escrita de Cajazeiras não comentou mais nada a respeito do término desta obra muito valiosa para esta cidade e região. Gostaria que você escrevesse algo a respeito deste empreendimento, um abraço muito cordial de Almir Lacerda em São Paulo.
 

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: