header top bar

Padre Djacy

section content

Cajazeiras não é apenas “bola”

11/10/2013 às 16h22

Estava em minha residência domingo dia 6, quando, de repente o celular me chama, no outro lado da linha, escuto, com a voz ainda embargada e, emocionado, o professor Carlos Cartaxo, queria que eu partilhasse com ele a fantástica notícia da vitoriosa conquista da aluna da Escola Estadual professor Manoel Mangueira, Mirela Gonçalves que acabava de ganhar a prova dos 200 metros na sua categoria até 17 anos. O meu sentimento inicial foi de uma contagiante alegria que se misturava com uma forte emoção de quem, como um educador, sempre acreditou e acredita nos valores que tanto Cajazeiras, como a nossa região possui.

Também, agradeci ao ilustre professor, a honraria que ele acabara de me conceder para ser o primeiro a ouvir a notícia da conquista desta sua aluna. Mas, costumo, passado alguns fatos, fazer uma profunda reflexão de seus acontecimentos e a causa que os determina. Assim, pensei. Como uma jovem consegue tão importante feito se a nossa cidade sequer tem uma pista de atletismo e, consequentemente um local para treinamento? A resposta veio de imediato, talento dela, força de vontade e comprometimento do professor Carlos Cartaxo, isso por si só já pode explicar. 

Me aprofundei ainda mais nesta reflexão, e a conclusão a que pude chegar e sempre falo isso a todos a quem me escuta é que temos muitos talentos em Cajazeiras e nesta vasta região, mas, infelizmente, a estrutura é extremamente precária o que não nos possibilita que outras Mirelas possam aparecer. Como homem que dizem, formador de opinião, isso pelo exercício, na imprensa falada e escrita, tenho sido uma voz, para que as nossas autoridades do executivo, legislativo e judiciário, se conscientizem do que o esporte pode e deve propiciar as nossas crianças, jovens e adolescentes nesta infâmia luta contra as drogas, a prostituição.

Entretanto, pouco são os feitos destes para com a consolidação de estruturas que possibilitem o pleno exercício de atividades esportivas, culturais e sociais. Fui, na segunda feira 7, a Escola Estadual professor Manoel Mangueira para ver o local onde o Atletismo é trabalhado, simplesmente, observei apenas em precaríssimas condições, uma caixa para Salto em Distância. Perguntei ao professor Carlos Cartaxo:” E Mirela treina onde?” A resposta, simples, objetiva, ela não treina, não temos local. Concluo, chamando a responsabilidade todos os que se dizem cajazeirenses e que querem e desejam vê-la bem no local que ela e os seus jovens desejam colocá-la, pelo amor de Deus, uma pista de Atletismo, urgente.   
 
Novela de sempre
Todo ano é o mesmo “drama”, e o Atlético vai ou não vai. Pois bem, ainda não ouvi a fala de Geraldo Lira, de forma oficial, mas, se comenta que ele não mais presidirá o Trovão Azul do Sertão e já estaria com uma carta renuncia pronta para ser entregue ao empresário Arlan Rodrigues que preside o Conselho Deliberativo do clube. A notícia me pega de surpresa, pois, em todas as conversas que tive com Geraldo Lira, sempre estava a se mostrar motivado para dar continuidade, ao magnífico trabalho que ele faz no Mais Querido do Sertão. Nos bastidores, comenta-se até que Arlan vai estar aqui em Cajazeiras neste final de semana e se reunirá com os dirigentes do Atlético. 

Faculdade Santa Maria
De vento em popa, assim está a edição dos Jogos Internos da Faculdade Santa Maria 2013, que tem como coordenador geral o professor Everaldo. Várias estão sendo às modalidades disputadas e sempre com participação efetiva dos alunos e da comunidade cajazeirense. Vale salientar que o apoio oferecido pela direção através de Ana e Sheila fez com que o sucesso ficasse ainda mais garantido, os jogos foram iniciados no dia 7 e serão encerrados nesta sexta feira 11. Logo que se encerra cada modalidade, as premiações são entregues aos seus vencedores. Todos os jogos estão sendo realizados no parque de esportes do Campestre Clube de Cajazeiras.

BOLA DENTRO
Para o esporte escolar cajazeirense. Muito embora as péssimas condições para a prática esportiva nas escolas sejam evidentes, os resultados por sua vez, demonstram a capacidade dos nossos alunos e o trabalho dos professores. Parabéns a todos, e a justa NOTA 10!

BOLA FORA
Para as péssimas condições de espaços físicos que algumas modalidades desportivas são portadoras para a sua massificação em Cajazeiras. O Atletismo é uma delas. Assim, nós merecemos uma NOTA 0!


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: