header top bar

Lidiane Abreu

section content

Cássio e João Capiberibe senadores: Venceu a democracia!

24/03/2011 às 16h13

Não foi à toa que uma geração inteira lutou pela democracia entre as décadas de 60 e 80. Muitos, até suas vidas perderam nos porões da ditadura militar para garantir hoje o direito de escolher nossos representantes pelo voto livre e direto. O Supremo Tribunal Federal corrigiu uma atrocidade que estava a cometer contra a nossa Constituição Federal, aprovada na Nova República, e sabiamente invalidou a lei da Ficha Limpa para o pleito de 2010; deferindo a candidatura de dois líderes políticos: Cássio Cunha Lima e João Capiberibe. Venceu a democracia.

Um falso clamor popular, combinado com a imprensa sensacionalista, quis induzir a Justiça brasileira ao erro. Como dizer que o Ficha Limpa é uma iniciativa popular se menos de 2% da população assinou este projeto? E sem qualquer tipo de debate mais amplo, que pudesse discutir princípios fundamentais como a irretroatividade da lei e a anualidade de novas regras que alterem o processo eleitoral. Está lá, na Constituição, toda e qualquer lei que altere as regras do jogo eleitoral não podem vigorar como menos de um ano após sua aprovação.

Não sou contra o Ficha Limpa, muito pelo contrário, sou totalmente a favor. Mas com respeito ao Estado democrático de direito. Fazendo valer a Constituição e o direito daqueles que já cumpriram suas punições impostas pela lei. Punições estas, muitas vezes injustas, como no caso de Cássio Cunha Lima, que foi cassado por ter criado um projeto assistencialista parecido com o Bolsa-família.

E João Capiberipe, vocês sabem o motivo da sua cassação? Foi cassado por ter – supostamente – comprado dois votos ao preço de 26 reais, nas eleições de 2002. Mas na realidade, Capiberibe foi cassado pelo esquema do todo poderoso José Sarney. Enquanto governador do Amapá, João Capiberibe teve a coragem de se insurgir contra o todo poderoso, que queria fazer do governo do Amapá mais um quintal da sua casa, como fez e faz com o pobre e miserável Estado do Maranhão. Leiam o livro Honoráveis Bandidos, de Palmério Dória, e entenderão a influência que o senhor Sarney possui.

A aplicação da Lei da Ficha Limpa para 2010 traria uma insegurança jurídica inimaginável, pois todo e qualquer cidadão poderia ficar refém da retroação de uma lei. Estaríamos voltando ao tempo dos generais, onde a Constituição era desrespeitada com o pretexto de salvaguardar a nação do perigo da subversão comunista. Caso o Ficha Limpa fosse aprovado, não teríamos mais seguranças nas regras do jogo eleitoral, que seria reformulado ao critério de quem está no poder, servindo apenas como instrumento de manutenção do mesmo.

Ganhou a democracia. Ganhou a Paraíba.

Senador menstruação
O paraibano é muito criativo mesmo. Minutos depois de Wilson Santiago ser defenestrado do Senado, surgiu a seguinte piada: Wilson Santiago acaba de criar a figura do Senador Menstruação: chega em hora errada, demora pouco, incomoda, mas vai embora.

Cássio pode chutar o balde
Será que Cássio vai usar a tribuna do Senado para desmistificar os reais motivos de sua cassação e mostrar o que sabe sobre a nossa Justiça? É preciso coragem.

Uma nova conjuntura
Não é só o Senado que vai mudar. O governo Ricardo sentirá os efeitos da posse de Cássio e terá que ajustar a relação existente hoje entre cassistas e ricadistas. Cássio é o único senador que apóia Ricardo e deverá cobrar um tratamento melhor para o seu grupo. Enquanto os cassistas seguem descontentes, maranhistas são nomeados.

Romero prefeito
O clamor popular que começava a se criar em torno da candidatura de Diogo Cunha Lima não existe mais. Cássio agora é senador. Resta a Romero saber pavimentar a sua candidatura e continuar apresentando bons projetos na Câmara. Coisa que ele sabe fazer.

Instituto Opinião
A Paraíba evoluiu muito nas campanhas eleitorais, principalmente as agências de comunicação, como a Mix e a Antares. Mas não para por aí. O ramo de pesquisa de opinião conta hoje com um instituto muito sério e competente, trata-se do Instituto Opinião Pesquisas Sociais. Como fazer campanha eleitoral sem pesquisa é navegar sem bússola, fica aí a dica para os candidatos de 2012.

PMDB sem moral
Fico observando as declarações do presidente estadual do PMDB, e chego à conclusão de que o senhor Antonio Sousa não tem moral alguma perante seus filiados. Quanto mais ele fala em punição aos adesistas, mais os parlamentares aderem a Ricardo Coutinho. Era melhor ele dizer: vão! Para ver se acontecia o contrário.

Clã Cunha Lima
Quem acha que Diogo Cunha Lima é o melhor nome para dar continuidade e renovar o maior grupo político da Paraíba está enganado. Bruno Cunha Lima, sobrinho de Cássio, deve ser o principal representante dessa nova geração já nas eleições de 2012. Quem conhece a teoria de Maquiavel, sabe que Bruno não quer depender apenas da “fortuna”, mas também da “virtú”. A prova disso é que o jovem participa do movimento estudantil, melhor escola para políticos.

Na Oposição
Um grande comunicador e colunista da Paraíba foi indagado por um membro do ricardismo:

– Você saber fazer oposição?
– Não.
– Então aprenda!

Lidiane Abreu

Lidiane Abreu

Estudante do curso de Licenciatura em História (UFCG) e redatora do portal Diário do Sertão.

Contato: [email protected]

Lidiane Abreu

Lidiane Abreu

Estudante do curso de Licenciatura em História (UFCG) e redatora do portal Diário do Sertão.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: