header top bar

Lidiane Abreu

section content

Cássio volta para à Esquerda

04/11/2010 às 13h14

O último resultado eleitoral não mudou apenas a conjuntura política da Paraíba, mudou também o posicionamento político do senador Cássio Cunha Lima, que agora voltou para o lugar de onde nunca devia ter saído: a Esquerda. Quero deixar bem claro que o termo ‘Esquerda’ designa uma corrente política voltada mais para o social e menos conservadora.

Tudo começou com a aliança com o PSB, que está conseguindo imprimir um novo jeito de governar e cuidar das pessoas. Essa aliança serviu para consertar um erro estratégico praticado por Cássio ainda em 2002.

O maior erro de Cássio, e que o fez sair da Esquerda (ao menos teoricamente) foi ter entrado no PSDB e ter apoiado a candidatura de Serra em 2002, que naquela circunstância representava o continuísmo do projeto neoliberal de FHC. E pior, ia de encontro ao projeto social-democrata do presidente Lula.

Talvez esse tenha sido um dos maiores erros na trajetória política do Senador Cássio, que quase perdia a eleição de 2002 para o desconhecido Roberto Paulino. O pemedebista conseguiu subir nas pesquisas graças à onda Lula que se criou no Nordeste. Cássio errou em não ter identificado os anseios da população que clamava por um governo mais sensível às necessidades da população. Errou ao não enxergar que aquela eleição era de Lula e pecou ao ingressar no PSDB. Era pra ter ido para um partido de Centro.

A partir daí, Cássio ficou estigmatizado como um político de Direita, mesmo tendo trabalhado sempre para os mais humildes. É tanto que, antes do pleito de 2002, o próprio Ricardo Coutinho e algumas lideranças do PT enxergavam em Cássio uma oportunidade de acabar com o maranhismo.

Uma aliança entre Lula e Cássio no ano de 2002 poderia ter mudado drasticamente o quadro político da Paraíba até a presente data. Mas o que aconteceu foi o contrário, Lula e Cássio ficaram em lados opostos e o PMDB da Paraíba se aproveitou desse erro e colou na imagem de Lula. Após o primeiro turno, o PT (que tinha Avenzoar como candidato) foi apoiar o sucessor de Maranhão, visto pelos petistas como um FHC da Paraíba. Talvez pior, já que FHC ao menos sabe falar. A partir daí o PT começou a cair nos braços de Maranhão.

Em 2006 a novela se repetia e o PMDB mais uma vez, agora com Maranhão como candidato, surfava na popularidade de Lula e quase que ganhava a eleição. E, novamente, Cássio se prejudicava com a dicotomia Esquerda X Direita, tendo que apoiar Alckmin contra Lula, que já vinha numa aprovação crescente, principalmente no Nordeste.

Em suma, Cássio preferiu (ou foi forçado pela conjuntura) caminhar com os setores da Direita e passou por muitas dificuldades. Talvez, se Cássio tivesse desde 2002 caminhado lado a lado com o presidente Lula, hoje a correlação política na Paraíba poderia ser totalmente diferente.

Mas Cássio está de volta à Esquerda. E espero que nela ele permaneça.
 

Lidiane Abreu

Lidiane Abreu

Estudante do curso de Licenciatura em História (UFCG) e redatora do portal Diário do Sertão.

Contato: [email protected]

Lidiane Abreu

Lidiane Abreu

Estudante do curso de Licenciatura em História (UFCG) e redatora do portal Diário do Sertão.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: