header top bar

José Antonio

section content

Cenários eleitorais em Cajazeiras

06/03/2020 às 09h29

Coluna de José Antônio

Os cidadãos cajazeirenses se preparam para escolher, no dia 04 de outubro, o prefeito que irá administrar por mais quatro anos o destino de nossa cidade. Os cenários ainda estão indefinidos no seio de alguns partidos.

Tem-se como certo que o atual prefeito, médico José Aldemir, vai disputar um novo mandato. Está filiado ao PP e está articulando o apoio de outros partidos, que juntos poderão ter cerca de 46 candidatos a vereadores. Ainda não tem definido quem será seu candidato a vice, embora, a sua esposa, deputada estadual Paula Francinete defenda o nome do atual vice-prefeito, Marcos do Riacho do Meio.

José Aldemir, nas últimas entrevistas, tem deixado em aberto esta questão do seu companheiro de chapa, porque adormece e acorda pensando numa composição com o deputado estadual Jeová Campos (PSB), que poderia indicar o nome de seu irmão Marquinhos Campos como seu vice.

Muito embora o deputado Jeová Campos tenha feito na semana passada duras críticas à administração municipal, José Aldemir ao ser indagado sobre o fato saiu pelo tangente dizendo que Jeová estava com ciúme dele, que era seu grande amigo e outras louvaminhas. Esta resposta de José Aldemir demonstra que ele não quer “briga”. Portanto, continua em aberto um possível acordo.

Enquanto Zé Aldemir pensa em Marquinhos Campos como seu parceiro, o deputado Jeová tem outra missão para ele e já o lançou como candidato a prefeito de Cajazeiras pelo PSB e para isto teria seis vereadores, dentre eles Marcos Barros, campeão de votos, Alysson Voz e Violão e Revelino Martins, além de Jucinério Félix, que anunciou neste inicio de semana que estava deixando o Cidadania, partido do governador João Azevedo, para se unir a Jeová.

Resta saber como o Palácio da Redenção está vendo esta ação política do deputado Jeová Campos, que é seu aliado, em contraposição a candidata que está sendo apresentada pelo seu partido, O Cidadania, em Cajazeiras. Jeová e seus vereadores têm um número expressivo de pessoas que ocupam funções públicas em Cajazeiras e que fazem parte de seu “patrimônio eleitoral”. Será que o governo vai “passar a mão” e deixar “quieto” ou vai atender ao rolo compressor que com certeza vai pedir a substituição de todos?

Jeová já teria convidado o deputado federal Gervásio Maia, que foi o mais votado em Cajazeiras, para vir para o lançamento da candidatura de seu irmão Marquinhos Campos. Este fato agradaria ao morador do Palácio da Redenção? O voto de Jeová, na assembleia, tem um peso fundamental para aprovação das matérias de interesse do governo. Então… “Não mexendo comigo, tudo fica em paz”, teria dito Jeová.

Nas últimas semanas o nome de Dra. Denise ganhou força e fôlego e está sendo vivamente ampliada pelas redes sociais. É a candidata do partido e do governador João Azevedo, apoiada pelo deputado Júnior Araújo (Avante), que esta semana mandou um recado à outra banda das oposições: “quem estiver contra a candidatura de Denise estará contra o governador João Azevedo”. Ficou uma pergunta no “ar”: Júnior teria falado também em nome do governador João Azevedo? O governador mandaria um recado para Jeová através de Júnior? Porque esta sua fala teria sido feita depois que Jeová Campos lançou seu irmão como candidato.

Júnior e Dra. Denise sabem que entre os vereadores do PSB e que estão seguindo a orientação de Jeová, estaria havendo uma resistência ao seu nome, fato, talvez, que teria contribuído também, para que Jeová lançasse seu irmão e manter seu grupo unido e teria ficado mais fácil à adesão de Jucinério.

O ex-prefeito Carlos Antonio, que é o principal líder do grupo, que já vinha trabalhando, intensificou nas últimas semanas seus contatos e tem feito visitas aos antigos eleitores e correligionários, conquistados ao longo de seus oito anos de mandato e os quatro de Dra Denise. É um patrimônio eleitoral seguro, que vem garantindo uma quantidade de votos significativa e o fato de ter Júnior Araújo como o principal eleitor e que é o grande construtor de votos do grupo, via governo do estado, faz com que a disputa e o embate eleitoral ganhem lances de muitas emoções.

José Aldemir, Dra. Denise e Marquinhos como uma terceira força, com desejo de emplacar, são nomes que estarão à disposição dos cidadãos cajazeirenses para serem sufragados em 04 de outubro, ou teremos mudanças? Um analista e profundo conhecedor da história política de Cajazeiras, com quem tenho conversado, me afirma que os definitivos candidatos só vamos saber no dia convenção de cada partido.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: