header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Começar do “Zero”

27/04/2018 às 09h44

Novos comandantes da Comissão de Arbitragem da Paraíba (Foto: Divulgação / FPF)

Após os escândalos apresentados pela Operação Cartola que colocou em xeque a arbitragem do futebol paraibano, incluindo como suspeito José Renato que até então coordenava a Comissão de Arbitragem do nosso futebol e vários árbitros citados pelos investigadores. Foi apresentada oficialmente a nova comissão de arbitragem do futebol paraibano que terá a árdua missão de resgatar a credibilidade desta. Os nomes do Coronel Sobreira e do Major Juceilton foram anunciados para o início deste processo, esperamos nós, a arrumação desta casa que assombra o futebol paraibano e nos leva ladeira abaixo perante a opinião pública do mundo do futebol. Não sou radical, mas, desta vez, vou ser sim, visto que o momento não nos deixa alternativa.

Pois bem, evidente que temos árbitros (poucos) capazes e de moral ilibada, isso é um fato, mas, conforme anunciado, denunciado e sob uma investigação em andamento, grande parte dos nossos atuais “homens de preto”, estão apodrecidos no mar de lama jogado pela Operação Cartola. Assim, não nos restando alternativa, entendo que, o Coronel e o Major, terão que “começar do zero”. Começar do zero é, inicialmente, expulsar a todos aqueles que comprovadamente estejam envolvidos na Operação Cartola e, depois, vejo que não existe mais ambiente de segurança para aqueles que citados pretendam voltar a arbitrar jogos de futebol, renovar, essa será a chave da recuperação ética e moral da nossa arbitragem, mas, que isso não fique apenas na linda palavra, é preciso que de fato e verdadeiramente ela possa acontecer para o bem e a moral do futebol paraibano, depois vem a preparação destes, mas, preparar mesmo, com cursos que possam capacitá-los para a condução dos jogos de forma consciente e tranquila em suas decisões.

O futebol paraibano está viciado e com isso cansando a quem de fato é o promotor deste espetáculo, falo de nós, os torcedores, pobre apaixonados pelos seus clubes e que atualmente já não se sabe se quem ganhou ou ganhará o jogo será pelos seus próprios méritos e se o grande campeão foi mesmo de fato o merecedor de levantar a taça e levá-la para casa. Esperamos que, o Coronel e o Major possam usar os meios que os levou a condução de comandantes da nossa arbitragem para de fato e concretamente organizá-la para que não paire nenhuma duvida sobre o resultado de uma partida e ou de um campeonato, isso, é o mínimo que pedimos a eles. Enfim, que Deus os abençoe nessa missão e que isso não fique apenas no campo da politicagem sem vergonha do nosso Brasil.

Belo, belo

O Botafogo vai tratando de apagar em campo aquilo que vem sendo produzido contra si nos bastidores da Operação Cartola. Desta feita, em jogo pelo Campeonato Brasileiro da Série C, o time da Maravilha do Contorno não teve pena e nem dó do Clube Náutico Capibaribe e meteu uma sonora goleada, 4 a 0, no time Campeão Pernambucano, em jogo que foi realizado no Estádio o Almeidão em João Pessoa. Com o resultado o time paraibano ocupa a segunda colocação em seu grupo e vai encaminhando a sua classificação para a fase de mata mata desta competição e sonhando no acesso a Série B.

Confirmado

A Federação Paraibana de Futebol acaba de informar que 12 equipes pediram inscrição para as disputas do Campeonato Paraibano da Segunda Divisão da Temporada 2018. Dentre estas, está inclusa a equipe do Paraíba Esporte Clube de Cajazeiras que até então era apenas especulada como provável equipe a participar. Com a posição de volta do tricolor cajazeirense à competição da segundona, já se inicia na cidade por parte dos seus torcedores especulações com relação a formação do time e quem serão os contratados do nosso representante. Informações dão conta que o time a disputar a segundona do paraibano será uma mescla de jovens revelações da região com jogadores mais experimentados.

BOLA DENTRO

Para que a nova comissão de arbitragem do futebol paraibano possa de fato ser a renovação da ética e dos costumes morais dos árbitros do nosso futebol. Se isso acontecer, NOTA 10!

BOLA FORA

Para que seja varrido do futebol paraibano todo aquele envolvido comprovadamente nas investigações da Operação Cartola. Chega de tanta pizza neste país. NOTA 0!

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: