header top bar

José Anchieta

section content

Crise hídrica e transposição

19/06/2016 às 19h42 • atualizado em 21/06/2016 às 20h20

Crise hídrica e transposição

Por José Anchieta

A visita de inspeção do ministro da Integração Nacional às obras do Projeto de Integração do São Francisco, na região, assegurando sua conclusão até o final deste ano, gera uma nova expectativa na população do Semiárido nordestino, que tanto tem sofrido com o atual ciclo de anos de seca e com a grave crise de escassez de água.

O ministro Helder Barbalho sustentou que o objetivo do atual governo é dar funcionalidade ao projeto de execução para que a obra física seja entregue até dezembro, e a partir daí seja iniciado o processo de chegada gradativa da água aos reservatórios, contemplando, assim, os 12 milhões de pessoas dos estados da Paraíba, do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

É inegável que há uma desconfiança muito grande da sociedade em relação à conclusão desse projeto, cuja execução foi iniciada ainda no governo do ex-presidente Lula, e vem se arrastando há alguns anos. Além da obra principal, há atraso também nas obras complementares, que envolvem parcerias do governo federal com os estados, conforme admitiu o próprio ministro.

Neste momento de novo governo e de crise política e econômica, é fundamental a congregação das forças atuantes desses quatros estados, visando cobrar cada vez mais agilidade na liberação dos recursos, por se tratar de um projeto prioritário. Afinal, são muitas cidades da região vivendo a triste realidade do colapso no abastecimento, e outras na iminência de também enfrentar esse grave problema.

A sociedade também precisa ficar em constante vigilância, mobilizando-se e cobrando dos governos e de seus representantes nas casas legislativas, uma atuação mais firme e mais determinada nessa direção. Não é possível mais esperar por mais tempo. O povo do Sertão nordestino não suporta mais promessas eleitoreiras. A hora é agora.

Mobilidade urbana
É cada vez mais grave a questão da mobilidade urbana em Cajazeiras, com o registro de muitos desrespeitos às normas vigentes e aos direitos do cidadão. No centro comercial, por exemplo, calçadas e locais de estacionamento continuam sendo ocupados por produtos de lojas estabelecidas. E a decisão judicial não está sendo cumprida? É o que se pergunta.

Mobilidade urbana II
No centro de Cajazeiras, onde o trânsito continua cada vez mais caótico, comerciantes e populares continuam cobrando também a implantação do projeto do estacionamento alternativo (zona azul), aprovado há mais ou menos dois anos pela Câmara Municipal.

Insegurança
A sociedade cajazeirense vem externando, nos meios de comunicação, preocupação com a onda de assaltos e outros delitos, ultimamente, registrados na cidade. O clima é de insegurança, apesar de algumas prisões feitas pela policia local.

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

José Anchieta

José Anchieta

Redator do Jornal Gazeta do Alto Piranhas, Radialista, Professor formado em Letras pela UFPB.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: