header top bar

Renato Abrantes

section content

Cristãos enfrentam extinção sistemática no Iraque

07/12/2010 às 00h00

Caros amigos, sabendo que nenhum meio de comunicação divulgará estes fatos, permitam-me, nesta semana, simplesmente reproduzir notícia chocante que a todos nós, cristãos, deve preocupar. O texto foi extraído do portal de notícias Zenit.

Portal revela graficamente a dramática vida em Bagdá

MADRI, terça-feira, 30 de novembro de 2010 (ZENIT.org) – Um portal na internet com links para sites cristãos em língua árabe e versão em inglês aloja mais de cem páginas de diversas partes do mundo. O portal Ankawa.com revela graficamente o martírio contínuo das comunidades cristãs na capital iraquiana, Bagdá.

Em uma reportagem gráfica remetida a ZENIT por Alberto López Espinosa, podem-se ver fotografias do funeral de dois jovens sacerdotes católicos martirizados em Bagdá. Também de outros ‘mártires’, como os denomina o portal.

“Morreram por seguir Jesus Cristo e nada mais. O sangue dos mártires é semente de novos cristãos. Encomendemo-nos a eles pedindo o dom da fidelidade e a fortaleza.”

Os dois sacerdotes – Wassim Sabih (Waseem Sabeeh Al-kas Butros) de 27 anos, e Thaer (Thaer Saad-alla Abdal), de 32 – foram assassinados no atentado contra a catedral católica síria de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, enquanto celebravam a eucaristia.

Já o padre Rafael Alkotaily – ferido no ataque – está sendo submetido a uma série de operações no hospital Ibn Al-Nafis, de Bagdá. 63 pessoas foram assassinadas e outras 120 ficaram feridas. Centenas de pessoas que dependiam delas ficaram sem ajuda.

Nos últimos sete anos, os cristãos iraquianos foram objetivo de uma onda de atentados terroristas em suas igrejas, monastérios, casas, negócios e pessoas. Um bispo e vários sacerdotes foram assassinados e inclusive sacrificados a sangue frio.

Em menos de uma semana, depois do atentado à catedral situada no centro de Bagdá, segundo Ankawa, a Al-Qaeda teria ameaçado com outros atentados similares contra cristãos.

O grupo afiliado à Al-Qaeda Estado Islâmico do Iraque advertiu que seus atentados estão legitimados e que chegou a hora dos cristãos iraquianos enfrentarem as portas da destruição.

A advertência terrorista foi publicada em páginas na internet de militantes, onde se anunciava que o grupo exterminaria e dispersaria os cristãos do Iraque. “Todos os centros cristãos, organizações e instituições, líderes e seguidores são objetivos” para esses terroristas, onde quer que se encontrem, afirmava a declaração.

Na internet: http://www.ankawa.com/

Renato Abrantes

Renato Abrantes

Advogado (OAB/CE 27.159) Procurador Institucional da Faculdade Católica Rainha do Sertão (Quixadá/CE)

Contato: [email protected]

Renato Abrantes

Renato Abrantes

Advogado (OAB/CE 27.159) Procurador Institucional da Faculdade Católica Rainha do Sertão (Quixadá/CE)

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: