header top bar

Lidiane Abreu

section content

Daniella Ribeiro: A candidata de Maranhão

09/12/2010 às 19h04

A inacreditável aliança do Partido Progressista com ex-governador José Maranhão acabou minando a pré-candidatura da deputada estadual Daniella Ribeiro à prefeitura de Campina Grande. Por vários motivos. E o mais forte deles é que o campinense não gosta de maranhista. Isso ficou nítido após as derrotas de Nilda Gondim (mãe do Veneziano) para Romero Rodrigues e, Vitalzinho para Efraim Morais.

Fora o fato de campinense não gostar de maranhista, Daniella e sua família foram exímios na arte de praticar o erro e tomar decisões esdrúxulas. Todos sabem que o PP foi um dos primeiros partidos a apoiar o projeto de Ricardo Coutinho, mas no apagar das luzes, no último segundo, o partido resolveu apoiar Maranhão. E o mais impressionante é que foram à convenção de Ricardo no Clube Cabo Branco com a decisão de apoiar o PMDB já tomada. É possível confiar em político que age assim? Só tenho uma certeza: o argumento de Maranhão foi bastante convincente.

Outro motivo que acaba com as pretensões de Daniella ser uma candidata competitiva para 2012 em Campina é o fato de ela ter um discurso que não condiz com a prática. Daniela é nova, defende idéias novas, tem um perfil progressista e é bastante moderna. No entanto, votou no que existe de mais atrasado na política paraibana: José Maranhão. Como vemos, o discurso é um, a prática é outra.

Daniella hoje é vista em Campina Grande como a mais nova maranhista. E não apenas ela, mas toda a sua família que equivocadamente resolveu apoiar o quarto mandato de Maranhão. Desvencilhar-se dessa imagem será muito difícil, praticamente impossível.

A maior prova de que a união dos Ribeiros com Maranhão não foi benéfica, é a baixa votação de Daniella em Campina, obtendo apenas 14.617 votos. Bem menos que os 23.287 votos que Romero Rodrigues teve em 2006. E olha que de lá pra cá o eleitorado cresceu e a disputa para uma vaga de deputado em Campina foi menos acirrada que outrora.

Resta a Daniela tentar ser a candidata de Veneziano e continuar onde está, no grupo maranhista. Afinal, pior que sair errando nas decisões políticas é ter a fama de político que fica pulando de galho em galho. O melhor (ou menos ruim) é que Daniella permaneça no grupo maranhista e defenda suas decisões políticas, mesmo que erradas. Assim, ela estará defendendo suas atitudes de forma corajosa.

No entanto, sabemos que Veneziano não tem condições de fazer um sucessor. E no caso da candidata maranhista ser realmente Daniella, terá que enfrentar dois campeões de votos: Romero e Rômulo. Hoje, Romero Rodrigues com o apoio de Cássio se apresenta como a melhor opção da oposição para ganhar a prefeitura de Campina.

Com essa decisão equivocada, Daniella e a família Ribeiro não terão chance alguma de ter o apoio de Cássio.
A gente colhe o que planta.
 

Lidiane Abreu

Lidiane Abreu

Estudante do curso de Licenciatura em História (UFCG) e redatora do portal Diário do Sertão.

Contato: [email protected]

Lidiane Abreu

Lidiane Abreu

Estudante do curso de Licenciatura em História (UFCG) e redatora do portal Diário do Sertão.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: