header top bar

Radomécio Leite

section content

Debates eleitorais VI: obras inacabadas

30/08/2012 às 21h29

Obras inacabadas já viraram parte da paisagem urbana em diversas partes do país. Por um lado existe o desperdício de recursos públicos, aplicados sem que se chegue a um resultado concreto. Por outro, pela ausência do benefício esperado da obra e suas consequências ao desenvolvimento do país e à geração de mais riqueza e de um melhor atendimento à população.

As obras inacabadas já foram objeto de duas comissões parlamentares de inquérito (CPI) uma em 1995 e outra em 2001. Na primeira, um inventário da Comissão Temporária de Obras Inacabadas do Senado conseguiu cadastrar 2.214 obras financiadas com ¬ R$ 15 bilhões de recursos públicos.
Lamentavelmente, esta situação existe em nosso estado e em nossa Cajazeiras.

Mas nem tudo está perdido, na Paraíba, o governador Ricardo Coutinho, tem demonstrado soberbamente um grande respeito pelo dinheiro do povo e deixa de lado “as pirraças”, já tentas vezes demonstradas no passado, quando obras não acabadas em uma gestão, não eram concluídas no governo seguinte e tem dado continuidade a algumas delas. O exemplo mais significativo é o do Centro de Convenções de João Pessoa e em Cajazeiras, temos: o aeroporto, casas populares, UPA e o esgotamento sanitário.

Em Cajazeiras, infelizmente, existe uma grande obra, iniciada ainda do governo de Antonio Vituriano de Abreu (1989/1992-PMDB), que consta do relatório de uma CPI realizada pelo Congresso Nacional, em 2001, que seria Hospital Municipal.

Todas as vezes que passo pela Avenida Francisco Aprígio Nogueira e vejo, as paredes já edificadas, cobertas de Melão São Caetano, fico a meditar o quanto de nosso pobre e misero dinheiro foi jogado na lata do lixo. Passados mais de 20 anos continuamos de braços cruzados e não temos cobrado nenhuma ação do poder público do município, nem da Câmara de vereadores, nem do Ministério Público e nem do Tribunal de Contas sobre esta obra inacabada, que tem se constituído numa ferida nunca curada em nosso município.

Não seria importante colocar na mesa dos debates, dos candidatos a prefeito de Cajazeiras, este tema? Imagine se este hospital já viesse funcionado desde o ano de 1992 o quanto de benefícios já teria prestado a nossa população?

Vale lembrar que a área é grande, a localização é excelente, o que já foi construído poderá ser aproveitado e fica a indagação: por que não concluí-la?

No município de Cajazeiras, sob a responsabilidade da prefeitura municipal existem outras obras iniciadas e não concluídas e algumas delas, diante do quadro político partidário que estamos vivenciando, dificilmente serão concluídas nesta administração e várias estão apenas com a ordem de serviço assinada, mas sequer foram iniciadas e o exemplo mais marcante é o da Avenida Aldo Matos de Sá, cuja ponte sob o riacho da Santa Cecília está com suas ombreiras deterioradas e corroídas em função das chuvas deste ano. Cabe no debate eleitoral esta e outras obras inacabadas de nosso município.

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: