header top bar

George Wagner

section content

Deus

19/01/2010 às 16h27

Por Raquel Alexandre

Segundo o Espiritismo não há efeito sem causa, e o nada não poderia produzir coisa alguma, pois está estabelecida em todos nós a existência de um princípio inteligente e racional, que organiza as causas e efeitos, e para explicar a sua origem é necessário buscarmos a fonte que dela surge. Essa origem, na pobre e insuficiente linguagem humana, é designada pelo nome de Deus, pois não temos palavras suficientes que possam definir o Criador de tudo, de todo o Universo que nos circunda, pois somos uma ínfima parte de um todo sem fim.

Deus é a fonte e o princípio de toda a vida e existência, Ele é soberano a tudo, e se o chamamos de Deus é porque não existe na nossa linguagem um nome maior.

A existência do Criador é afirmada por todos os Espíritos Elevados que já conhecem a sua natureza íntima, e Deus nos fala por todas as vozes do infinito, e é pela sua criação, incluindo nós os seres humanos, que somos a maior prova da sua existência, pois somos consciências inteligentes, e toda a sua perfeição está nos animais, nas plantas, no mar, nas montanhas, nas estrelas, nos astros, no céu, que é o universo sem fim, pois tudo se encaixa perfeitamente, e nada está aqui ou ali por acaso, tudo tem uma razão de existir.

A alma humana é a prova mais bela do Amor de Deus, e se eleva em favor da existência D’ele, pois somos irradiações da Alma Divina.

Segundo a Doutrina Espírita, Deus é a causa primária de todas as coisas, a origem de tudo o que existe, pois Deus nunca foi criado, pois se assim o fosse existiria um outro ser antes dele, ou seja, Ele sempre existiu, e nunca teve início, nem terá fim. Nós, os seres espirituais encarnados que habitamos este planeta é que fomos criados por Ele, mas nunca teremos fim, sempre iremos existir, e o nosso objetivo é atingir a perfeição, pois foi para esse desígnio que o Pai Maior nos criou.

Segundo “O Livro dos Espíritos”, Deus está em toda parte, porque o seu ser infinito não pode estar circunscrito em algum lugar, pois Deus não pode ser comparado a um ser humano como nós. Ele é quem criou o ser humano e sendo assim é Autor de todas as coisas visíveis e invisíveis.

Vemos à todo momento uma série de efeitos os quais ainda não podemos entender, pois esta causa não está na humanidade, pois o homem ainda é incapaz de produzi-los, e tal causa está acima da humanidade, é a causa que se chama Deus.

Tudo o que existe, não é por acaso, tudo tem uma razão de acontecer, ou seja, desde a organização do mais pequenino inseto, e da mais insignificante semente, às coisas mais elaboradas e perfeitas, até as leis que comandam os outros mundos no espaço afora, tudo tem uma idéia soberanamente inteligente, que é DEUS!

Deus é indefinível, ou seja, nós seres humanos ainda temos a inteligência muito limitada para definirmos o Criador de tudo, ou seja, nós ainda não atingimos a evolução suficiente para conhecermos e entedermos a natureza íntima de Deus, mas um dia quando atingirmos a perfeição, O conheceremos perfeitamente. Mas enquanto não chegamos neste patamar, a melhor maneira de nos aproximarmos de Deus é fazendo o bem ao nosso próximo, exercendo assim a caridade na sua mais elevada pureza, e fazermos uma oração sincera, dita de coração, pois esta é a melhor forma de conversarmos com o Pai Maior, então assim é que estaremos mais próximos D’ele.

Jesus Cristo é nosso modelo e guia, e é a representação mais bela, verdadeira e sublime que Deus enviou à todos os seres deste mundo, é nossa inspiração para atingirmos a perfeição.

Os Espíritos sejam aqueles que habitam a Terra, ou os que já se foram que não acreditam em Deus, ainda são muito materialistas, e não compreenderam que foram criados por um Ser Superior a nós, e que está acima de tudo e de todos, mas um dia tomarão consciência e compreenderão que também são parte da Perfeição Divina.

Segundo os Espíritos Elevados “A idéia de Deus está no fundo da consciência humana, como as estrelas no fundo da noite. De todas as provas de sua existência esta é a mais segura e a melhor, porque é inata na alma, como um reflexo de verdade eterna”.

Catástrofes Naturais
Então, dentre tantas catástrofes a exemplo deste terremoto que aconteceu no Haiti, muitas pessoas se perguntam: Nossa, onde estava Deus neste momento? O que aconteceu?
Como Deus permite toda esta tragédia? Tudo isso é castigo de Deus?

Então a resposta que o Espiritismo traz é que tudo está regido pelas Leis Divinas, e não devemos considerar as catástrofes como castigo de Deus, pois Ele não é vingativo, Ele é infinitamente Justo e Bom, e jamais castiga seus filhos. Ele sempre nos dá infinitas chances de nos refazermos e revigorarmos, mas nós é que não compreendemos, nem as aproveitamos como deveria ser, e muitas das vezes acabamos por desperdiçar as oportunidades, atrasando assim a nossa evolução.

Tudo está em evolução, assim como o planeta Terra, tudo é regido pelas Leis Divinas, e as catástrofes naturais fazem parte disso, ou seja, para acontecerem novos recomeços, novas eras, é necessário que aconteça toda essa modificação, pois nada se perde, tudo na natureza está em transformação, assim como a lagarta vira borboleta, todos nós já passamos, ou iremos passar por algum processo de transformação, então é aí que entra o sofrimento humano que é preciso acontecer para que o ser humano, EVOLUA SEMPRE, e DEUS está conosco neste processo a todo o momento.

Tudo o que acontece na natureza faz parte da Ordem Divina. Nossa ignorância e nossa rebeldia não alteram o Plano Divino. Nenhum de nós está esquecido de Deus, nem fora da sua ordem e suas leis. Tomemos consciência disso.

Portanto, não adianta resistirmos à Ordem Divina. Não adianta nos rebelarmos contra suas leis.

Então o Espírito Joanna de Ângellis ainda nos esclarece:
“Conscientizando-se de que não te segues ao léu, mas te movimentas na correnteza da Ordem Superior, superarás tensões e amarguras, ansiedades e desgostos, porque esse hálito de Deus que a tudo e a todos vitaliza, manifestam-se em ti e através de tudo aquilo que te diz respeito”.

Então lutemos para evoluir sempre!
Muita Paz!

George Wagner

George Wagner

Radialista profissional, formação em História pela UFCG e acadêmico do curso de Direito também pela UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), Campus III, de Sousa. Apresenta o Jornal da Manhã da Progresso AM, das 7h00 as 9h00 e o Observatório Político, das 18hs00 as 19hs00. (Contato: 8826-6952) Twiiter: @george_wagner

Contato: [email protected]

George Wagner

George Wagner

Radialista profissional, formação em História pela UFCG e acadêmico do curso de Direito também pela UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), Campus III, de Sousa. Apresenta o Jornal da Manhã da Progresso AM, das 7h00 as 9h00 e o Observatório Político, das 18hs00 as 19hs00. (Contato: 8826-6952) Twiiter: @george_wagner

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: