header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Dilema da pandemia

11/06/2020 às 09h27

Coluna de Reudesman Lopes

Para muitos especialistas estamos chegando ao pico da pandemia com o agravamento na contaminação e no número de óbitos que se registra, dia após dia no nosso país. O problema é tão alarmante que o Governo Federal vai minando os meios de comunicação através do Ministério da Saúde quanto a essa estatística de novos casos que se triplicam todos os dias. Insensível ao que vem acontecendo com os brasileiros o nosso governo central vem achando tudo normal e nenhum planejamento se vê para o combate ao vírus, muito pelo contrário, lá no planalto a preocupação é tão somente com a política naquilo que chamamos de toma lá da cá. As redes sociais divulgam e propagam, de acordo com especialistas e outros competentes nomes da saúde do país, informações das mais diversas correntes de pensamento. Ouvi atentamente um médico do sul do país em que, por 20 minutos, falou, de forma categórica que o medo da pandemia está adoecendo muito mais pessoas que o próprio vírus e colocava a forma sensacionalista que os veículos de imprensa tratam do assunto, atemorizando a todos brasileiros. Prestei muita atenção em dois momentos da sua explanação, quando ele falava sobre isolamento e distanciamento, nesta fala, afirmou que o isolamento deveria ser para aqueles com problemas de saúde e que o distanciamento sim, seria para todos aqueles que estivessem saudáveis, depois, se voltou para colocar sobre o que o mundo deverá ser após a pandemia destacando algumas coisas entre elas o distanciamento entre as pessoas que deverá seguir um padrão, uma regra. Será? Foram muitas coisas interessantes e que nos fez refletir sobre o mundo que teremos após a passagem deste crucial momento em que a humanidade passa. Na verdade estamos vivendo o dilema da pandemia e cada um tem versão diferente para a forma que se deve viver em sua prevenção contra o vírus. No futebol, o dilema continua. Quando poderemos voltar a ver a bola rolar? Não existe nenhuma resposta que se possa fazer um prognóstico dessa volta. O que se sabe é que já existe, de forma verdadeira, um movimento para que tenhamos a continuidade das competições estaduais, mas, por outro lado, vemos para essa motivação uma resposta sempre negativa das autoridades da saúde temendo o aumento ainda mais da proliferação do vírus entre aqueles que estariam envolvidos no futebol. Assim, seguimos com o dilema da pandemia ainda mais forte entre nós e sem respostas, principalmente do Governo Federal.

Luto

Presidente da Comissão Estadual de Arbitragem na administração Rosilene Gomes nos anos 90, José Everaldo, é mais um óbito do Coronavírus na Paraíba. Os familiares informaram que desde a última semana do mês de março que ele estava internado em um dos hospitais privados de João Pessoa. A Federação Paraibana de Futebol através da Presidenta Michelle Ramalho emitiu nota de pesar pelo falecimento de José Everaldo destacando a larga folha de prestação de serviços ao futebol e aos esportes no estado da Paraíba. Lembrando que ele foi também coordenador da Coordenadoria dos Estádios da Paraíba – CODEPAR que hoje foi extinta.

Realista?

Médico que atua na linha de frente no combate ao Covid 19, afirmou que a Paraíba não possui estrutura boa o suficiente para que os clubes de futebol testem suas equipes e familiares.  Ele afirma que é muito precoce pensar na volta desta competição neste momento e ainda joga de forma enfática que em sua previsão o Campeonato Paraibano, para que tenha um retorno com segurança, só deveria acontecer em outubro ou novembro, mesmo entendendo o problema dos clubes na parte financeira. Suspenso a dois meses e meio, o futebol paraibano sonha com a volta do campeonato paraibano.

BOLA DENTRO

Para os torcedores do Esporte de Patos que estão se mobilizando em uma campanha para arrecadação de alimentos para pessoas carentes na cidade de Patos. Quase uma tonelada foi arrecadada. Essa é uma ação NOTA 10!

BOLA FORA

Para a crise que assola o futebol dos pequenos clubes do país que sem competições estão vendo a falência bater às suas portas. Sem ajuda, esses clubes deverão fechar as suas atividades futebolísticas. Isso merece a NOTA 0!

 

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: