É preciso pautar o voto
É imperiosa a necessidade do eleitor se empoderar de dados mínimos das finanças municipais, afim de que não se deixe enganar por propostas e projetos aparentemente maravilhosos mas que, na prática, são inexequíveis.
Como fiz anteriormente, recomendo o endereço https://sagres.tce.pb.gov.br/municipio_index.php , onde o (e)leitor poderá encontrar inúmeros dados oficiais sobre as finanças de seus municípios.
Sem isso, nós eleitores seremos presas fáceis para os discursos eloquentes e as promessas vãs dos muitos que ainda utilizam desses expedientes para conquistar nossos votos.
Sabendo aproximadamente quanto o município arrecada e quanto ele gasta para cumprir seus compromissos, teremos consciência de suas possibilidades de investimento. E assim, estaremos vacinados dos que gostam de prometer, prometer e prometer, fazendo da promessa sua grande bandeira política e, por vezes, conseguindo êxito.
Em Cajazeiras, não é diferente. De um lado, promessas. De outro, novamente promessas. E como alguém tem que ser eleito, empossado o vitorioso, as promessas viram peças sem qualquer valia.
Mas, afinal, temos como nos proteger disso? Claro que temos! Empoderar-se, como já dissemos, de dados mínimos das finanças do município, é a melhor forma. Mas existem outras.
Ora, um candidato que promete baixar o preço da galinha na feira e que promete construir dois pavimentos acima de um açougue público, por exemplo, ou está deliberadamente mentindo, ou é absolutamente ignorante das condições financeiras da edilidade e jurídica do cargo que pretende ocupar. E ambas, mentira e ignorância, são péssimas conselheiras para quem deseja administrar o bem público!
Afinal de contas, prefeito nenhum tem poder para obrigar um vendedor de galinhas a reduzir o preço das mesmas. A concorrência é livre e não está submetida aos desejos dos gestores de plantão. E cá pra nós, num tempo em que mal se paga os salários dos servidores em dia, afirmar que vai construir um prédio de dois andares acima de outro já existente, é estar num mundo de absoluta ilusão.
Não se iluda; não se deixe iludir com os candidatos. Cuidado com os que muito prometem.
*Neste domingo (11) o Trem das Onze realiza o DEBATES POPULARES com Mariana Moreira, José Maria Gurgel e padre Francivaldo. Tema: o momento político brasileiro!
Francisco Caldeira
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário