header top bar

Reudesman Lopes

section content

E viva o futebol do sertão

08/02/2019 às 08h37

Coluna de Reudesman Lopes

Neste próximo domingo, dia 10, teremos a oportunidade de reviver mais um grande clássico do futebol sertanejo entre o Sousa Esporte Clube e o Atlético Cajazeirense de Desportos que será jogado na cidade sorriso no Estádio o Marizão. Há muito tempo, os dois clubes não chegam a este clássico jogando tão bem e encantando os seus torcedores. O Sousa começou mal, dois empates e, como Aldeone não é de esperar, de imediato, após estes tropeços demitiu Jazon Vieira e trouxe Roberto Carlos. A chegada deste deu resultados muito rápido como esperava o seu torcedor, na estreia venceu o Esporte de Patos 2 a 0 e na última rodada em João Pessoa derrotou o CSP 2 a 1. Estes resultados deixaram o Dino no G 2 da classificação do grupo a e, claro, motivou a galera sousense a sonhar com a fase final do paraibano. Vai para o clássico contra o seu maior rival, o Atlético, sem nenhum problema com relação aos 11 titulares e jogando em casa vai ter o apoio maciço do seu torcedor. Por sua vez, o time atleticano chega a este clássico muito embalado, motivado e acreditando que mesmo o jogo sendo lá no Marizão terá chance de vencer o seu maior adversário. A campanha do clube na temporada enche de orgulho o seu fiel torcedor são 9 pontos ganhos em 12 disputados e se não tivesse a “bandeira amiga” para o Botafogo em João Pessoa o Atlético teria mais pontos ainda. Mas, verdade é que o treinador Ederson Araújo ao contrário que esperava me calou, deu um padrão de jogo ao seu time e este anda jogando excepcionalmente um futebol que o coloca dentre os favoritos para a fase final deste campeonato paraibano e segue sendo elogiado por demais pela crônica esportiva independente da Paraíba. Para este jogo o time não terá o excelente zagueiro Egon que foi expulso no jogo contra o Nacional de Patos e o volante Romerito que recebeu o seu terceiro cartão amarelo também nesta partida. Mas, como Ederson tem peças para reposição, apesar destas ausências dos seus titulares, Saulo deverá suprir a falta de Egon e Ferreira voltará ao time substituindo Romerito. Não tenho duvida que teremos um grande jogo e o que mais se espera é que tenhamos uma grande e bela arbitragem, mas, para tanto, se faz necessário que a comissão de arbitragem do futebol paraibano através do senhor Arthur Alves possa ter a sorte de escolher uma arbitragem de qualidade, imparcial, e que o futebol prevaleça neste clássico que é o maior do sertão paraibano. Por último pedimos paz aos torcedores de ambos os clubes e que eles possam lotar o Marizão e vibrar com o encanto e a magia que Sousa e Atlético propiciarão.

Cai, cai

O campeonato paraibano, digo, os clubes que dele estão a participar não demoram muito a demitir o seu treinador após um revés sofrido. O primeiro a cair foi Jazon que sem resultados nas duas primeiras rodadas levou o Sousa a trocá-lo por Roberto Carlos, o Treze, decepcionado pela derrota contra a Perilima demitiu Maurílio Silva, o Serrano derrotado pelo Esporte em Patos também demitiu Luciano Silva e fechando, pelo menos por enquanto essa onda de demissão o Nacional de Patos que perdeu em Cajazeiras para o Atlético, demitiu Índio Ferreira.

Eu já sabia

Logo após o jogo Atlético 2 Treze 0, partida que comentei na Equipe a Dona da Bola, nesta coluna, afirmei sob o meu espanto com a fragilidade do Galo. Naquela disputa o placar foi muito generoso com o Treze, 2 a 0 foi muito pouco, sem medo de falar, o placar moral deveria ter sido de 6 a 0, isso, se os atacantes do Atlético não perdessem tantos gols na cara do goleiro galista. Portanto, a derrota do Galo para o Perilima não me causa nenhum furor, ao contrário, mostra que estávamos corretos quando comentamos a ruindade que é o time do Treze até este momento.

BOLA DENTRO

Para o público, digo, para a nação do Trovão Azul que mesmo em uma segunda feira, 16 horas, deu mais uma demonstração de paixão pelo Mais Querido do Sertão quando lotou o Colosso das Capoeiras. NOTA 10!

BOLA FORA

Para a ciranda de demissões de treinador que vai acontecendo dentro do campeonato paraibano. Muitos são demitidos por pura incompetência, outros pela péssima qualidade dos seus jogadores. O futebol quer apenas resultado. NOTA 0!

Reudesman Lopes

Reudesman Lopes

Professor da UFCG de Educação Física, Comentarista Esportivo da Rádio Alto Piranhas e Colunista Esportivo do Jornal Gazeta do Alto Piranhas

Contato: reudesman@bol.com.br

Recomendado para você pelo google

SAÚDE PÚBLICA

VÍDEO: Mensagem Empresarial recebe especialista em saúde pública e fala de práticas integrativas do SUS

DESCONTRAÇÃO

VÍDEO: Sucesso na internet, Gleyfy Brauly e MC Nem animam o programa Xeque Mate dessa semana

ENTREVISTA EXCLUSIVA

VÍDEO: Ricardo diz que sabia de ‘inimigos’ no governo, diz que PSB estava acomodado e alerta Azevêdo

CRIMINALIDADE

VÍDEO EXCLUSIVO: Homem é brutalmente assassinato em Cajazeiras; esposa conta detalhes do homicídio

Reudesman Lopes

Reudesman Lopes

Professor da UFCG de Educação Física, Comentarista Esportivo da Rádio Alto Piranhas e Colunista Esportivo do Jornal Gazeta do Alto Piranhas

Contato: reudesman@bol.com.br