header top bar

Reudesman Lopes

section content

Edson Feitosa, um grande desportista

11/10/2019 às 09h13

Coluna de Reudesman Lopes

Faleceu no sábado, dia 5, Edson Feitosa um apaixonadíssimo torcedor do Botafogo Carioca a quem o considero como um dos mais ilustres filhos desta cidade na área do futebol e responsável pelo desenvolvimento deste esporte e de muitos atletas jogadores a quem sempre se orgulhava falar em suas falas comigo. Mas, antes de falarmos aqui da sua história no mundo da bola, quero destacar o homem alegre, educado, inteligente, caridoso e sobretudo amigo que Cajazeiras perde com a sua passagem para a morada eterna. Para Edson não havia tempo ruim, transbordava alegria por onde passava e aquele seu sorriso, tenho certeza, vou lembrar eternamente. Sempre quando nos encontrávamos ele queria saber se duas coisas: a primeira era sobre meu irmão Joaquim a quem tinha uma afeição enorme, a segunda pergunta era sobre: “E o Atlético?”. Pois bem, voltando ao início desta minha escrita, quando o coloquei e sempre o colocarei, como sendo um dos mais ilustres homens do futebol cajazeirense, vou aqui abordar, resumindo claro, a história de Edson Feitosa no cenário deste esporte na terra do Padre Rolim. Começo falando que ele ensaiou alguns passos no Atlético e figurava no que chamavam nos anos 50 de segundo quadro. Mas, foi destaque como dirigente no futebol, o primeiro time que fundou o Vasco da Gama e, como curioso, queria saber e o perguntei, porque Vasco e não Botafogo já que era um torcedor deste time. Rápido ele me respondeu que o Vasco tinha uma enorme torcida em Cajazeiras e propiciava a ele conseguir uma renda boa nos jogos. Aliás, foi neste Vasco que nasceu Perpétuo a quem tinha como um filho e Péto como um pai. Edson Feitosa sempre nos relatou que o “seu Vasco” foi um dos maiores times do futebol de Cajazeiras. Nos anos 60, ao lado de vários botafoguenses a exemplo de Espedito Lopes fundou o Botafogo para fazer frente aos fabulosos Santos e Estudantes. Esse time que tinha os jogadores, Seu Né, Perpétuo, Fonfon, Fuba e outros grandes nomes do futebol local e regional, acabou sendo o Campeão do Futebol de Cajazeiras em 1964. Foi em vida um dos maiores apaixonados pelo Atlético e colaborou demais com o Trovão Azul, recordo que ele sempre mesmo não indo ao Perpetão, fazia questão de comprar o seu ingresso, dizia ele: “Para ajudar”. É esse o homem, o desportista, que agora temos a honra de colocá-lo na galeria dos imortais do futebol de Cajazeiras. Fica registrado o nosso agradecimento e o reconhecimento pelo que você fez pelo futebol da terra do Padre Rolim. Descanse em paz, você merece.

Na elite
O São Paulo Crystal e o Sport Pb são os dois mais novos integrantes da elite do futebol paraibano para a temporada 2020 do campeonato da primeira divisão. O São Paulo Crystal venceu a Queimadense pelo placar de 2 a 0 em Cruz do Espírito Santo. Já o Sport Pb derrotou o Confiança 3 a 0 no Amigão. Agora os dois clubes farão a decisão do Campeonato Paraibano da Segunda Divisão desta temporada para saber quem ficará com a taça de campeão. A Federação Paraibana de Futebol vê algumas mudanças para a próxima temporada já que alguns clubes estiveram falhando quanto a infraestrutura dos jogos.

Projeto Basquete
Um grupo de abnegados apaixonados pelo Basquetebol em Cajazeiras, tendo a frente Penha e Iago, estarão fazendo a reinauguração, assim como acontecera com o pessoal do Voleibol, das reformas que foram realizadas na quadra Geraldo Leite Rolim, Geraldinho. Vai acontecer um torneio com três equipes de Cajazeiras e mais uma equipe a ser convidada de outra cidade aqui do sertão. Tem mais, o grupo já planeja um projeto que viabilize a massificação do Basquetebol em nossa cidade. Boa oportunidade para Ninha, abraçar essa causa e oportunizar que crianças possam praticar o esporte.

BOLA DENTRO
Para a torcida do Naútico em Cajazeiras, o Timbu pernambucano que se sagrou Campeão Brasileiro da Série C e voltará para a Série B. Parabéns ao amigo Aluísio Quirino. NOTA 10!

BOLA FORA
Para a queda de energia que agora virou uma constante em nossa região norte da cidade de Cajazeiras. Tá demais, e seria bom que a “dona Energisa” pudesse ver o que anda ocorrendo cá por estas bandas. NOTA 0!

Reudesman Lopes

Reudesman Lopes

Professor da UFCG de Educação Física, Comentarista Esportivo da Rádio Alto Piranhas e Colunista Esportivo do Jornal Gazeta do Alto Piranhas

Contato: reudesman@bol.com.br

Recomendado para você pelo google

"SÓ PODE LULA?"

VÍDEO: Bolsonaristas defendem 2ª instância, mas não querem amigos presos pela Andaime, diz colunista

PERIGO

VÍDEO: Preocupado com incêndios em Cajazeiras, chefe dos Bombeiros alerta sobre limpar terreno com fogo

PARA ATRAIR TURISTAS

VÍDEO: Bom Jesus realiza 1º Encontro de Motocross com sucesso, e prefeito promete investir no evento

EDUCAÇÃO EM CAJAZEIRAS

VÍDEO: Alunos dão show de aprendizado na Mostra de Conhecimento do Colégio Nossa Senhora do Carmo

Reudesman Lopes

Reudesman Lopes

Professor da UFCG de Educação Física, Comentarista Esportivo da Rádio Alto Piranhas e Colunista Esportivo do Jornal Gazeta do Alto Piranhas

Contato: reudesman@bol.com.br