header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Edson Feitosa, um grande desportista

11/10/2019 às 09h13

Futebol

Faleceu no sábado, dia 5, Edson Feitosa um apaixonadíssimo torcedor do Botafogo Carioca a quem o considero como um dos mais ilustres filhos desta cidade na área do futebol e responsável pelo desenvolvimento deste esporte e de muitos atletas jogadores a quem sempre se orgulhava falar em suas falas comigo. Mas, antes de falarmos aqui da sua história no mundo da bola, quero destacar o homem alegre, educado, inteligente, caridoso e sobretudo amigo que Cajazeiras perde com a sua passagem para a morada eterna. Para Edson não havia tempo ruim, transbordava alegria por onde passava e aquele seu sorriso, tenho certeza, vou lembrar eternamente. Sempre quando nos encontrávamos ele queria saber se duas coisas: a primeira era sobre meu irmão Joaquim a quem tinha uma afeição enorme, a segunda pergunta era sobre: “E o Atlético?”. Pois bem, voltando ao início desta minha escrita, quando o coloquei e sempre o colocarei, como sendo um dos mais ilustres homens do futebol cajazeirense, vou aqui abordar, resumindo claro, a história de Edson Feitosa no cenário deste esporte na terra do Padre Rolim. Começo falando que ele ensaiou alguns passos no Atlético e figurava no que chamavam nos anos 50 de segundo quadro. Mas, foi destaque como dirigente no futebol, o primeiro time que fundou o Vasco da Gama e, como curioso, queria saber e o perguntei, porque Vasco e não Botafogo já que era um torcedor deste time. Rápido ele me respondeu que o Vasco tinha uma enorme torcida em Cajazeiras e propiciava a ele conseguir uma renda boa nos jogos. Aliás, foi neste Vasco que nasceu Perpétuo a quem tinha como um filho e Péto como um pai. Edson Feitosa sempre nos relatou que o “seu Vasco” foi um dos maiores times do futebol de Cajazeiras. Nos anos 60, ao lado de vários botafoguenses a exemplo de Espedito Lopes fundou o Botafogo para fazer frente aos fabulosos Santos e Estudantes. Esse time que tinha os jogadores, Seu Né, Perpétuo, Fonfon, Fuba e outros grandes nomes do futebol local e regional, acabou sendo o Campeão do Futebol de Cajazeiras em 1964. Foi em vida um dos maiores apaixonados pelo Atlético e colaborou demais com o Trovão Azul, recordo que ele sempre mesmo não indo ao Perpetão, fazia questão de comprar o seu ingresso, dizia ele: “Para ajudar”. É esse o homem, o desportista, que agora temos a honra de colocá-lo na galeria dos imortais do futebol de Cajazeiras. Fica registrado o nosso agradecimento e o reconhecimento pelo que você fez pelo futebol da terra do Padre Rolim. Descanse em paz, você merece.

Na elite
O São Paulo Crystal e o Sport Pb são os dois mais novos integrantes da elite do futebol paraibano para a temporada 2020 do campeonato da primeira divisão. O São Paulo Crystal venceu a Queimadense pelo placar de 2 a 0 em Cruz do Espírito Santo. Já o Sport Pb derrotou o Confiança 3 a 0 no Amigão. Agora os dois clubes farão a decisão do Campeonato Paraibano da Segunda Divisão desta temporada para saber quem ficará com a taça de campeão. A Federação Paraibana de Futebol vê algumas mudanças para a próxima temporada já que alguns clubes estiveram falhando quanto a infraestrutura dos jogos.

Projeto Basquete
Um grupo de abnegados apaixonados pelo Basquetebol em Cajazeiras, tendo a frente Penha e Iago, estarão fazendo a reinauguração, assim como acontecera com o pessoal do Voleibol, das reformas que foram realizadas na quadra Geraldo Leite Rolim, Geraldinho. Vai acontecer um torneio com três equipes de Cajazeiras e mais uma equipe a ser convidada de outra cidade aqui do sertão. Tem mais, o grupo já planeja um projeto que viabilize a massificação do Basquetebol em nossa cidade. Boa oportunidade para Ninha, abraçar essa causa e oportunizar que crianças possam praticar o esporte.

BOLA DENTRO
Para a torcida do Naútico em Cajazeiras, o Timbu pernambucano que se sagrou Campeão Brasileiro da Série C e voltará para a Série B. Parabéns ao amigo Aluísio Quirino. NOTA 10!

BOLA FORA
Para a queda de energia que agora virou uma constante em nossa região norte da cidade de Cajazeiras. Tá demais, e seria bom que a “dona Energisa” pudesse ver o que anda ocorrendo cá por estas bandas. NOTA 0!

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: