header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Educação Física e o idoso

07/10/2014 às 12h19

No processo de envelhecimento, a manutenção do corpo em atividade é fundamental para conservar as funções vitais em bom funcionamento. A estimulação corporal favorece o melhor desempenho das atividades rotineiras. As pessoas de idade avançada ao praticarem atividades físicas com regularidade e com a orientação médica, quando comparadas às de vida ociosa, mostram melhor adaptação orgânica aos esforços físicos, além de maior resistência às doenças e ao estresse emocional e ambiental. A Educação Física para os idosos envolve outras áreas, buscando um trabalho multiprofissional. As trocas de informações e conhecimentos favorecem o alcance dos objetivos propostos e a melhor condução das atividades para esta faixa etária.

O trabalho de atividade física deve ser adaptado ao idoso visando atingir seus anseios, necessidades e suas condições físicas. O corpo do idoso em movimento é sinal de saúde e alegria. A atividade física regular favorece a uma mudança comportamental, que poderá proporcionar transformações sociais, visto que o idoso quando se valoriza pode desencadear junto a sua família e no seu meio social, grandes mudanças. O envelhecimento humano é definido como um processo natural, irreversível, atinge todo ser humano e provoca uma perda estrutural e funcional progressiva no organismo. O processo de envelhecimento trás consigo várias alterações fisiológicas, como a progressiva atrofia muscular, fraqueza funcional, descalcificação óssea, aumento da espessura da parede de vasos, aumento do nível de gordura, diminuição da capacidade coordenativa, dentre outras. Problemas esses que, em sua maioria, têm seus efeitos minimizados pela assimilação de um estilo de vida ativo.

A diminuição da capacidade funcional é decorrente em grande parte de doenças hipocinéticas, ou seja, doenças decorrentes da inatividade física. O exercício físico pode ser destacado como elemento de prevenção. Os exercícios corretamente prescritos e orientados desempenham importante papel na prevenção, conservação e recuperação da capacidade funcional dos indivíduos, repercutindo positivamente em sua saúde. Esses não farão parar o processo de envelhecimento, mas, poderão retardar o aparecimento de complicações, interferindo positivamente no seu bem estar. Desta feita, concluímos, alertando a todos para a necessidade de uma prática física, bem orientada e frequente inclusa na sua tarefa diária de vida.

Encerrado
Foi concluída com sucesso a primeira etapa dos Jogos Interescolares do Município de Cajazeiras que contou com a realização de competições nas modalidades do Handebol, realizadas no Ginásio Irmã Nirvanda nas casa populares  e futebol de campo no masculino e feminino, este disputado no Estádio Higino Pires Ferreira. A segunda etapa que terá as modalidades do Voleibol e do Futsal masculino e feminino será realizada neste mês de outubro e todos os jogos serão disputados no Ginásio das Casas Populares.

Elogios
Bastante elogiada pela qualidade e beleza que vai se observando pelos que tem a oportunidade de visitá-la, assim estão as reformas do Estádio o Perpetão e a construção do novo lance de arquibancada. Os trabalhos estão bem adiantados, ao contrário do que acontecera na sua fase inicial e o que anda chamando a nossa atenção é a beleza que se soma a qualidade da obra e dos materiais que estão sendo utilizados. Uma obra que ficará guardada para sempre na lembrança de todos os cajazeirenses e cajazeirados pela sua dimensão.

BOLA DENTRO
Para Marina Braga, a menina acaba de trazer mais uma medalha na natação para Cajazeiras. Essa vai longe, eu acredito. Parabéns ao clube campestre e ao professor Rafael. Ao conjunto, NOTA 10!

BOLA FORA
Para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Quem sabe os critérios utilizados em seus julgamentos? Aos clubes pequenos o rigor da lei, aos grandes clubes…Esse é o Brasil. Vergonha, NOTA 0!

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: