header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Em defesa da história de Cajazeiras

22/01/2021 às 08h23

Coluna de Reudesman Lopes

Por Reudesman Lopes

Após mais de uma década de pesquisa, trabalho duro, extremamente gratificante e muito emocionante que fora concluído com o lançamento do livro: História do Futebol de Cajazeiras em agosto de 2015, me dei conta, passados alguns dias de descanso que, em minha residência e aos meus cuidados estava um acervo impressionante que poderia resultar em um Museu do Futebol da terra do Padre Rolim. Confesso, me empolguei, logo eu que nas minhas andanças via que muitas cidades, de porte bem menor que a nossa amada Cajazeiras, tinha os seus museus e ou os seus memorias para visitação dos interessados em conhecer as suas histórias. Foi quando iniciei o processo de tentativa da estruturação do nosso Museu. Se não poderíamos ter o Museu de Cajazeiras naquele momento, com certeza o Museu do Futebol de Cajazeiras seria uma realidade e, para tanto, bastaria encontrar um local para a sua instalação. Em 2018 quando Ubiratan de Assis e o Prefeito José Aldemir anunciavam a arrancada para o Museu de Cajazeiras e, vendo que a oportunidade que se oferecia, fui até Bira e lhe pedi para fazer uma exposição sobre os 70 anos de fundação do Atlético Cajazeirense de Desportos e fui prontamente atendido. Mostrei as nossas autoridades e a população o que de fato e concretamente estava comigo em termos de história do futebol desta terra, verdadeiramente um acervo histórico que preserva a memória de todos aqueles que construíram o nosso futebol. Não existe nada mais gratificante, esse é o meu entendimento, de preservar, cultuar, mostrar a nossa história. Pois bem, desde então, temos absoluta convicção que demos passos gigantescos para a consolidação do Museu do Futebol de Cajazeiras, isso em termos de acervo, de organização.  Atualmente temos seis espaços onde o visitante pode ver: camisas, fotografias, troféus, documentos e outras peças. Confesso que acalentamos um sonho que é a possibilidade de construirmos o Museu do Futebol de Cajazeiras, desta feita, com a modernidade dos dias atuais, ele já seria projetado de conformidade com as nossas necessidades, mas, como disse, é um sonho, entretanto, temos que pensar “alto”, “lá na frente”, se tivermos um empurrãozinho, temos absoluta certeza que o sonho se tornará uma realidade, portanto, convoco-lhe meu caro leitor para juntos lutarmos pela construção do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: