header top bar

Reudesman Lopes

section content

Em time que se ganha não se mexe

03/02/2017 às 10h25

O título acima deste nosso editorial é por demais antigo e, para uma minoria, ultrapassado, mas, o filosofo do futebol Nenem Prancha, grande “pensador” deste, já falava assim e colocava este seu pensamento como o B a Bá do futebol. Pois bem, este parece não ser o entendimento para o treinador atleticano, Ederson. Técnico ganha jogo, mas, técnico também perde jogo. Óbvio que nenhum treinador quer perder jogo e, insiro aqui o nosso treinador do Atlético. Admito que com a melhor das intenções, ele fez as mudanças, entendendo-as eficazes dentro da sua leitura de jogo para que o seu time pudesse rapidamente vencer o Auto Esporte, só que elas, na prática, foram as responsáveis diretas pela primeira derrota do Atlético em Cajazeiras e no Colosso das Capoeiras. O time em campo foi irreconhecível, desorganizado, limitado do meio para a frente ao feroz individualismo dos seus jogadores que já estão viciados em não fazer o jogo coletivo, e desta maneira, tornou-se presa fácil para um time muito fraco individualmente, mas, fortíssimo no aspecto da coletividade, o Auto Esporte. Foi uma derrota decepcionante que nenhum cajazeirense ou cajazeirado, a sua imensa nação espalhada sertão nordeste afora, estaria a esperar. Mas, de uma derrota desta dimensão, se bem assimilada, ela poderá servir de uma boa lição para um futuro que está ai bem pertinho de nós. E qual lição a tirar dela? Que, não podemos teimar em modificar de forma radical o que aparentemente estaria dando certo. Ela serve também para mostrar que após as magníficas vitórias contra o Botafogo e o Campinense o nosso time não apresentou mais uma performance quando daquelas memoráveis atuações. Verdade que a ausência de Rato que vinha sendo o maestro do time, o pensante e que determinava com a criação de jogadas para os nossos atacantes um futebol vibrante, começa a ser sentida pelos seus companheiros. Neste compromisso com o Auto Esporte que nos custou a primeira derrota em casa e a perda de três importantes pontos, cito a descaracterização do time no meu entendimento levado pelas alterações que foram efetuadas na escalação inicial do Atlético, como sendo sem dúvida a causa principal e precisamos urgentemente admitir que o nosso time é bom, mas, não tão espetacular como se falava, portanto, temos que rever conceitos e, enquanto existe tempo precisamos de acertar fazendo as correções necessárias para voltarmos a ter a confiança que nos levou a sermos a sensação do campeonato paraibano.

Reformulando   

O Paraíba Esporte Clube segue na sua reformulação, depois da chegada de Paulo Sales o novo treinador, o time fez a estreia do lateral direito Apodi contra o CSP e anunciou a chegada do atacante Damião Piauí e o meia Tobias este com chegada definida para este final de semana. O presidente Tiko Miudezas confirmou que deverá chegar mais algumas novidades para o time coral e a batalha é à saída do clube da zona da degola. O trabalho vem sendo feito graças à determinação do presidente do time coral que espera e cobra melhoria nos resultados da equipe. Uma coisa é certa, o Paraíba terá que formar um novo time ou não foge da segundona.

Educação Física FASP

Nesta segunda, dia 06, se iniciam as aulas do período 2017. 1 da Faculdade São Francisco da Paraíba e com elas virão algumas boas novas para os acadêmicos do Curso de Bacharelado em Educação Física. Os investimentos estão sendo feitos, o espaço físico de construção da Academia Escola já foi concluído e deverá ser utilizado a partir deste período e em etapa final de conclusão o futuro Ginásio de Esportes. Assim sendo, em breve, todo o Complexo de Educação Física FASP estará sendo entregue a comunidade acadêmica desta instituição superior de ensino.

BOLA DENTRO

Para a Escola de Futebol Soçaite do professor Bruno que comemora três anos de atividades exercidas em favorecimento das crianças, jovens e adolescentes. Trabalho de muita competência e digno de uma NOTA 10!

BOLA FORA

Para as agressões sofridas pelos torcedores do Atlético Cajazeirense de Desportos quando do jogo em João Pessoa. Até o presente momento nenhuma manifestação de providências por parte das autoridades paraibana. Uma vergonha. E a NOTA 0!

Reudesman Lopes

Reudesman Lopes

Professor da UFCG de Educação Física, Comentarista Esportivo da Rádio Alto Piranhas e Colunista Esportivo do Jornal Gazeta do Alto Piranhas

Contato: reudesman@bol.com.br

AÇÃO SOCIAL

VÍDEO: Igreja evangélica distribui alimentos e roupas para famílias carentes em bairro de Cajazeiras

CRIANÇADA NA PRAÇA

VÍDEO: Festa do Dia das Crianças com brindes, música e teatro atrai multidão na cidade de Monte Horebe

DIA DOS PROFESSORES

VÍDEO: Prefeito grava mensagem para os professores da ‘cidade educadora’: “Ensinar é transformar vidas”

MÊS ESPECIAL

VÍDEO: Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Cajazeiras encerra festa neste sábado com mensagem de paz

Reudesman Lopes

Reudesman Lopes

Professor da UFCG de Educação Física, Comentarista Esportivo da Rádio Alto Piranhas e Colunista Esportivo do Jornal Gazeta do Alto Piranhas

Contato: reudesman@bol.com.br