header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Estádio Higino Pires e sua cronologia

16/08/2019 às 09h09 • atualizado em 20/08/2019 às 09h47

21 de março de 1947 – O 8 de maio, Sociedade Esportiva, Recreativa e Cultural, compra o terreno a Genésio Cesar Cabral para construção do estádio 8 de maio. 1948 – É inaugurado o estádio 8 de maio. 1948 – Construído o vestuário do estádio 8 de maio com 3 salas destinadas ao: Tabajaras, Atlético e Ibís. 1948 – Realizado o primeiro campeonato de futebol municipal no estádio 8 de maio e o Tabajaras é o campeão. 1952 – Ivon Gomes com apoio dos comerciantes de cajazeiras construiu o basquetinho uma quadra de esportes na parte interna do estádio 8 de maio. 21 de fevereiro de 1956 – O Cajazeiras Tênis clube, vende o estádio 8 de maio para o atlético cajazeirense de desportos pela quantia de cr$ 100.000,00 (cem mil cruzeiros). 1956 – Desportistas cajazeirenses homenageiam o Dr. Higino Pires Ferreira. O estádio 8 de maio passar a ser denominado de estádio Higino Pires ferreira. 1958 – Construção da bancada de assentos da parte interna do campo de jogo. 1961 – Iniciada a construção da arquibancada principal. 1964 – Inaugurada a arquibancada principal, administração do prefeito Francisco Mathias Rolim. 1968 – Inaugurado no estádio Higino Pires Ferreira o mais moderno sistema de iluminação de um estádio de futebol no sertão nordestino.

1969 – Cajazeiras sedia no estádio Higino Pires Ferreira o toneio início do campeonato matutão promovido pela Federação Paraibana de Futebol através do seu presidente Genival Leal de Menezes.1973 – O estádio Higino Pires Ferreira recebe um dos maiores jogadores do futebol mundial, Manuel Francisco dos Santos, Mané Garrincha. 17 de março de 1974 – O Botafogo de Cajazeiras joga contra o Nacional de Patos, é a primeira partida disputada em um campeonato paraibano de profissionais neste estádio. 1980 – Cajazeiras sedia no estádio Higino Pires Ferreira o torneio início do campeonato sertanejão patrocinado pela Federação Paraibana de Futebol através do seu presidente Juracy Pedro Gomes. 2001 – Padre Francivaldo Nascimento, presidente do Atlético Cajazeirense de Desportos construiu o complemento das arquibancadas do estádio Higino Pires Ferreira. 2019 – O Prefeito Municipal de Cajazeiras, José Aldemir Meireles, determina reformas para o estádio. O gramado é reformado, um moderno sistema de iluminação é inaugurado.

Lamentável
Como mobilizador do Conselho Regional de Educação Física em Cajazeiras, como cajazeirense e professor de Educação Física, profundamente decepcionado pelo estado de abandono em que se encontra o espaço físico da Educação Física e do Lazer no Colégio Polivalente. Antigamente este estabelecimento era tido como exemplo a ser seguido quanto ao zelo e cuidado para com os locais destinados a prática dos esportes. Lamentamos que um curso do CREF Itinerante que estava marcado para o Ginásio deste estabelecimento, sábado, dia 10, deixasse de se realizar naquele espaço pela falta de limpeza no local o que causou profunda decepção para nós cajazeirenses.

Sucesso
O CREF Itinerante realizado em Cajazeiras nos dias 9 e 10, foi de um sucesso total. A avaliação deste programa que visa a interiorização do Conselho Regional de Educação Física, foi feita pelos profissionais que foram atendidos em várias frentes de diversas solicitações e resoluções. Entretanto, o que mais ganhou notoriedade junto a classe fora a realização dos cursos de Avaliação Física e Iniciação ao Treinamento Esportivo, os participantes saíram imensamente realizados com o seu aprendizado e os elogios foram muitos para os professores ministrantes. O professor Francisco Martins, presidente do CREF 10/PB saiu de Cajazeiras certo do dever cumprido.

BOLA DENTRO
Para o lançamento do Álbum: Atlético Cajazeirense de Desportos – 70 anos de História. Uma festa que mostra a força da cultura do povo cajazeirense demonstrada pela rica exposição do Mais Querido do Sertão. NOTA 10!

BOLA FORA
Para aqueles que torceram muito contra o sucesso da nova iluminação do Higino Pires Ferreira, bem como a reforma do gramado. O resultado disso tudo foi uma linda festa na inauguração do novo Higino. Para os “contra” , NOTA 0!

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: