header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Estamos chegando ao fim dos campeonatos estaduais?

25/03/2022 às 19h49

Coluna de Reudesman Lopes

Por Reudesman Lopes

Já faz um bom tempo que o trabalho de “desmanche” dos campeonatos estaduais vem se processando, sem nenhuma reação das Federações Estaduais e sob os olhares e a complacência decisiva da Confederação Brasileira de Futebol, pasmem os meus leitores, e dos próprios clubes, aqui neste caso aqueles que os denominamos de “grandes clubes” muito embora, muitos destes, recebem esta denominação apenas pelo seu passado, exemplifico aqui o Cruzeiro de Minas Gerais.

Na verdade, os campeonatos estaduais que em sua maioria são administrados pelas federações, tornaram-se ao longo do tempo competições deficitárias para os clubes e, as próprias Federações não encontram formulas para motivar as suas competições e torna-las rentáveis, como isso não acontece, claro, os clubes buscam outras maneiras de conseguir os recursos financeiros para investir em estrutura física e em contratações.

Nesta “balada” do nosso futebol vão surgindo competições paralelas aos campeonatos estaduais e os deixando em segundo plano, aqui temos a Copa Nordeste que vai minando as nossas competições do estadual e tornou-se uma prioridade para a CBF e cada vez mais segue encolhendo em datas os estaduais desta região.

Vamos ver como está o nosso campeonato paraibano? Vamos lá. Com participação de Campinense, Botafogo e Sousa na Copa Nordeste, Botafogo e Sousa na Copa do Brasil, a Federação Paraibana de Futebol, obrigatoriamente, vai “retalhando” a tabela do Campeonato Paraibano, transferindo e remarcando jogos. A maioria dos clubes já está com seis jogos realizados, outros estão com quatro jogos, isso é péssimo para os clubes, muito pior para o campeonato e uma total desmotivação para o torcedor.

Não tenho nenhuma dúvida que em breve, muito em breve os nossos antigos e gloriosos estaduais estarão sendo apenas registros de uma história, de uma memória do futebol pelo Brasil. Aquelas competições que foram tradição por décadas e o “glamour” dos torcedores e dos próprios clubes serão apenas lembranças de grandes jogos com grandes públicos. Coisas que a memória jamais poderá esquecer.

Na verdade, estamos sim chegando ao fim dos campeonatos estaduais, portanto você torcedor aproveite enquanto ainda eles estão acontecendo, vá ao estádio e torça enquanto pode torcer, pelo seu amado clube da sua cidade ou da sua região.

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: