header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Eu e o futebol de Cajazeiras (Parte 2)

17/04/2021 às 22h06

Coluna de Reudesman Lopes.

Por Reudesman Lopes

Em João Pessoa, cursando Educação Física, procurei aprender tudo aquilo que possível em termos de e do futebol. Como disciplina da parte curricular do curso, estudei Futebol I e II, ambas com os professores Narcilvo Cardoso, este de saudosa memória e Hélio Galiza. Abro aspas aqui por questão de gratidão para falar de Narcilvo que sempre foi para mim exemplo de conhecimento sobre o assunto e o admirava mais ainda pelo que era como ser humano, ai, não tinha como, ele era excepcional e, nos dava uma atenção especialíssima. Galiza, por sua vez, naquela época, era um dos bons árbitros do futebol profissional da Paraíba e dele, nestes contatos, tirei muitas experiências neste convívio, já que o meu sonho, aqui relato, era ser árbitro de futebol no profissional e, participei de muitos cursos sobre arbitragem, confesso, quase cheguei lá.

O meu primeiro trabalho em favorecimento ao futebol cajazeirense aconteceu em 1979, naquele ano, estava sendo instalado em nossa cidade o Centro Social Urbano Sinhara Sobreira, então fomos convidados pelo então Deputado Estadual Dr. Edme Tavares para coordenar a parte esportiva do CSU, naquele momento estávamos chegando ao final do curso, faltavam dois semestres para a sua conclusão, mas, mesmo assim, aceitei o convite.

Foi um tempo maravilhoso, o campo do CSU era muito bom, na direção deste órgão estava a minha noiva e futura esposa Edinilza e a equipe de funcionários espetacular, na verdade uma família, entre estes, Arnaldo Lima a quem o chamei para juntos trabalharmos no Departamento de Esportes. A primeira ação foi organizar o campo de futebol, definir os horários das peladas dos moradores das Capoeiras e adjacências, vale ressaltar aqui, todos queriam jogar no CSU e deu certo, disciplinamos a utilização do campo.

Quando vimos a quantidade de jovens que vinham jogar, me veio a ideia de criar uma escolinha de futebol, criamos e dei o comando a Arnaldo. Passados alguns meses e com o aumento de jogos, ai os famosos amistosos de finais de semana, sonhei com a possibilidade de realizar o Primeiro Campeonato de Futebol de Bairros de Cajazeiras. Para tanto, realizamos uma reunião com os “donos” dos times dos bairros, falamos da nossa ideia e foi uma alegria geral. Nesta oportunidade, realizamos também um curso de árbitros de futebol. Assim, o Campeonato foi um sucesso e marcou este evento como o meu primeiro trabalho no futebol de Cajazeiras.

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: