header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Eu e o futebol de Cajazeiras (Parte 8)

28/05/2021 às 23h46

Capa do livro de Reudesman Lopes, "Historia do Futebol de Cajazeiras". (Coluna de Reudesman Lopes).

Por Reudesman Lopes

O meu sonho era após tantos anos de militância no futebol de Cajazeiras, participando de momentos tão significativos, pudesse um dia lançar uma revista contando essa história. Assim, quando falei sobre essa ideia junto à esposa Edinilza e aos meus filhos, Maíra, Maitê e Marcel, eis que recebo destes uma injeção de motivação. O que eles falaram: “Não painho, nada de revista, o senhor tem que escrever um livro, o senhor tem muita coisa a contar”. Ouvi e respondi:” Se é assim que vocês pensam?”. Pois bem, acho que era o que faltava para começar a realização do sonho. Agora, pense no tamanho deste desafio? Escrever um livro? Olha o tamanho da responsabilidade? Foi neste momento que procurei o professor Francelino Soares que, aquela altura, jamais tinha conversado com ele. Este, sempre foi para minha mãe Nazareth Lopes um dos maiores conhecedores da Língua Portuguesa e um amigão dela, como também a sua esposa, Magna.

De repente, como um presente de Deus, ouvi que o professor e a esposa, estariam em Cajazeiras para o lançamento de um livro. No dia do evento fomos ao local, me apresentei como “filho de Nazareth Lopes” e disse que queria conversar com ele, mas, bem rápido. “Estou querendo escrever um livro e gostaria de saber como faço isso, quero a sua ajuda”. Ele me falou: “Eu não vou te falar nada senão serei eu a escrever e não você, mas, escreva e me traga para que possa ver como está indo o seu trabalho”. Faça o seguinte, me falou, quando for a João Pessoa me procure e conversaremos, com uma semana lá estávamos sendo recebido por Francelino Soares em sua residência. Pois bem, foi este grande amigo que me fez “famoso” com o livro História do Futebol de Cajazeiras.

No dia 15 de agosto de 2015 em uma noite inesquecível no Cajazeiras Tênis Clube estávamos lançando a História do Futebol de Cajazeiras com 686 páginas ilustradas com fotografias, troféus, documentos, e então, cumprimos mais uma missão como desportista e cidadão cajazeirense.

Deste livro, da pesquisa que fizemos por mais de uma década, de tudo aquilo que fomos ganhando em fotografias, documentos, troféus e camisas de tantos que nos recebeu com tamanha alegria neste trabalho, saiu o Museu do Futebol de Cajazeiras, tamanha era a quantidade de um acervo que juntamos durante todo esse processo. Para alegria de Cajazeiras, afirmo que o nosso livro, com uma tiragem de 1.000 exemplares se encontra esgotado, mas, ainda muito procurado.

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: