header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Finalização nota zero

25/07/2020 às 09h41

Coluna de Reudesman Lopes

O campeonato paraibano voltou com os seus jogos e, graças a Deus, não nos punindo em testemunhar as “famosas peladas” a que nos habituamos a presenciar estando lá em campo, quer como torcedor ou trabalhando nos comentários. Bem verdade, que continuamos a acompanhar, agora na famosa telinha, mas, verdade que desta maneira temos até como sair um pouco do “castigo” de ver o jogo e, foi assim que no sábado vi Nacional de Patos contra o Treze de Campina Grande, pense numa “pelada” com “P”. Desculpem, mas, sou exigente por demais. No domingo a bola voltou a rolar, o Sousa recebeu o Botafogo de João Pessoa em Sousa e “vi o jogo pelo rádio” escutando uma emissora da “vizinhança” como bem diz a galera cajazeirense. Jogo em que pelo testemunho dos companheiros sousenses foi dominado pelo Dino que abriu o placar, deixou o Belo empatar e quase o deixar virar, mas, no final, o empate já deixa o time de Aldeone nas semifinais para enfrentar o Campinense Clube em dois jogos que ainda estão a depender, como a sequência do campeonato, do Botafogo na Copa Nordeste. Já em Campina Grande o Campinense achou um gol com 1 minuto de jogo no segundo e venceu o Atlético pelo placar de 1 a 0. Vi o jogo pela telinha e, mesmo aqui e acolá a imagem saindo como num pisca pisca, quem viu o jogo deu para ter uma noção de como anda o futebol paraibano e, por que falo assim, porque em “outro tempo”, estávamos certos que a raposa, meteria uma paulada no Trovão. Isso era em outra época, nesta atual o que vimos foi o Atlético senhor em campo, bem postado, bem arrumadinho e saindo para o jogo, tem mais, se alguém que não conhecesse quem é quem naquela ocasião logo pensaria que o time de branco era o Campinense e o rubro negro o time visitante. Pena que continuamos a ter os mesmo erros de temporadas passadas, ou seja, o Atlético não tem atacante, não temos aquele homem que bota a bola para o fundo das redes do time adversário e isso ficou muito evidenciado no Amigão quando o Atlético perdeu pelo menos umas cinco chances claras de fazer o gol e não o fez. Como no futebol “quem não faz leva”, acabamos perdendo uma partida que, mesmo empatando seria um castigo e perdemos um jogo ganho mesmo respeitando o time cartola. Agora, vamos ter que fazer um jogo de vida ou morte contra o Sousa no Marizão, mas, vou logo advertindo, com esses jogadores que temos lá na frente, teremos que apelar pelo milagre de um golzinho. A classificação pode ser garantida dependendo de um empate entre Treze e Campinense.

O FUTEBOL DE CAJAZEIRAS NA LINHA DO TEMPO
No dia 21 de julho de 1948, o Dr. Higino Pires Ferreira funda o Atlético Cajazeirense de Desportos e na sua primeira diretoria estão os seguintes desportistas: Abdon Cipriano Rocha, Guilherme de Oliveira, Mozart Assis, Dr. Dingo Sobreira, Dr. Waldemar Pires, Dr. Lineto, Assis Piano, Benilson. São considerados sócios fundadores: Dr. Higino Pires Ferreira, Heraldo Alves Costa, Geraldo Maurício Sobreira, Abdon Cipriano Rocha, Guilherme de Oliveira, Francisco de Assis (Tim), José Gonçalves Moreira, Dr. Waldemar Pires, Lindolfo Pires e Francisco Anastácio (Meurimão). Em 1948 e 1949 o Atlético é vice campeão municipal, em 1955 o Atlético é campeão do Torneio Sertanejo e em 1959 conquista o titulo de Campeão Municipal. No ano de 2002 o Atlético já na era do profissionalismo conquista o titulo de Campeão Paraibano.

MEMÓRIA DO FUTEBOL CAJAZEIRENSE
Em sua primeira década de história o Atlético Cajazeirense de Desportos formou uma equipe imbatível no alto sertão nordestino. A qualidade técnica dos seus atletas sempre chamava atenção dos clubes profissionais da época e aqueles que vinham a Cajazeiras enfrenta-lo sempre se interessava pelos seus atletas. Em sua vinda para um amistoso no então Estádio 8 de maio, o Usina Ceará que posteriormente tornou-se o Ceará Sporting Club levou para o futebol alencarino os jogadores cajazeirenses, Zezé e Doca. A performance de excelência destes dois atletas os levou para defender a Seleção de Futebol do Ceará.

BOLA DENTRO
Para o irmão Darlan, o amigo Dr. Deusdedith e o glorioso Atlético Cajazeirense de Desportos que nesta semana estiveram aniversariando. Parabéns a todos. NOTA 10!

BOLA FORA
Para o futebol que vi ser jogado em Patos no jogo Nacional de Patos contra o Treze de Campina Grande. O Canário dominou o Galo que se mostrou um time muito fraco. NOTA 0!

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: