header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Homenagem ao Mais Querido do Sertão

09/08/2019 às 07h34

Coluna de Reudesman Lopes

Amanhã, sábado dia 10, às 20 horas, tendo como local o Cajazeiras Tênis Clube, estaremos lançando mais um trabalho de resgate da história desta cidade, do seu povo, homenageando um clube de futebol que vem ao longo dos seus 71 anos de fundação sendo o nosso valoroso representante no cenário do futebol estadual, regional e nacional e, falo do Atlético Cajazeirense de Desportos, o Trovão Azul do Sertão, o Mais Querido do Sertão. Graças ao projeto do Fundo Municipal de Incentivo a Cultura, da Secretaria de Cultura e Turismo, lançaremos o álbum: ATLÉTICO CAJAZEIRENSE DE DESPORTOS – 70 ANOS DE HISTÓRIA. Em 160 páginas, você caríssimo leitor, vai conhecer em fotos e impressos a gloriosa trajetória de vida do clube que é reconhecidamente o Mais Querido do Sertão e que move uma verdadeira nação de adeptos às cores do azul e branco. O álbum com vários capítulos, virá mostrando a fundação do clube, os anos dourados do futebol amador que teve início em 1948 quando fora fundado e vai até o fim dos anos 50, passa pelo período difícil dos anos 70 até os anos 80. Mostra o inicio do clube em 1985 na era do profissionalismo quando chega com o nome Nacional, o momento em 1991 quando consegue se firmar na elite do futebol paraibano já como Atlético Cajazeirense de Desportos, até o final desta temporada de 2019. Você vai conhecer todas as equipes que conquistaram títulos, no amador e no profissional, e os seus referidos troféus. Lembrará, com certeza, de grandes jogadores que ao longo destas décadas vestiram a camisa atleticana, isso, quando os vir em fotografias. Alguns nomes que se dedicaram ao fortalecimento deste clube, os nossos dirigentes, também mereceram destaques. Será uma obra que valorizará ainda mais esta marca que se chama Atlético de Cajazeiras. Importante colocar aos amigos e amigas que a arrecadação com a venda deste álbum terá um fim, se destinará para a implantação e a estruturação do Museu do Futebol de Cajazeiras. De resto, esperamos contar com você na solenidade de lançamento do álbum e dizer-lhes que aqueles que nos honrarem com as vossas presenças, vai contemplar uma rica exposição que como o álbum, mostrará toda essa longevidade daquele que é orgulho de uma região, de uma cidade, do seu povo. A nossa homenagem ao Atlético Cajazeirense de Desportos.

Grandes nomes
Para comemorar a inauguração do sistema de iluminação do Estádio Higino Pires Ferreira na quinta feira dia 15, 19 horas, teremos a programação de uma partida que deverá chamar a devida atenção dos desportistas de Cajazeiras e da região, o jogo “das antigas” será entre o Atlético Cajazeirense contra o Sousa Esporte Clube. Vamos ver em campo, Bel, Jiqueta, Iram, Caneco, Elvinho, Muller, Nildo pelo lado atleticano. No Sousa deveremos ter as presenças de Caçote, Roberto Michelle, Galeguinho, nomes que fizeram história no futebol sertanejo e nordestino. Momento também que deveremos nos confraternizar e lembrarmos dos velhos tempo de um futebol bem jogado.

Homenagens
A Secretaria de Esportes vem trabalhando de forma sutil e deverá fazer algumas surpresas em termos de homenagens a muitos cajazeirenses e cajazeirados que fizeram história com relação ao amor pelo Estádio Higino Pires Ferreira. Neste momento não podemos esquecer do senhor Abdon Cipriano Rocha o maior benfeitor que já ouvi falar em termos de dedicação ao nosso Higino, bom lembrar também de Aranha que por muitas décadas foi ele o guardião do estádio, jamais podemos esquecer de Francisco Anástacio (Meurimão) que fazia desta praça de esportes a extensão da sua própria casa. Bom lembra de Ivon Gomes um campinense que adotou a terra do Padre Rolim como a sua cidade e foi dele a obra de construção do Basquetinho.

BOLA DENTRO
Para a aprovação por parte da Câmara Municipal de Cajazeiras. da Comenda do Mérito Esportivo a Luiz Barrozo a um dos ilustres futebolistas da terra do Padre Rolim. NOTA 10!

BOLA FORA
Para o Galo de Campina Grande que pelo andar da carruagem vai ser rebaixado da Série C para a Série D. Isso é péssimo para o futebol paraibano. NOTA 0!

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: