header top bar

Lidiane Abreu

section content

Impeachment: O desespero da Oposição

30/05/2011 às 23h45

Vergonha. É o que a bancada de Oposição ao prefeito Luciano Agra deveria sentir. Um instrumento tão sério quanto o impeachment foi banalizado pelos vereadores de João Pessoa. Que as denúncias sobre o caso do gari e a merenda escolar são sérias, todos nós sabemos, mas pedir um impeachment sem a necessidade do mesmo, apenas mostra quão desesperada anda a Oposição em João Pessoa. A falta de credibilidade dessa Oposição é grande. Não apenas pelos vereadores que a compõem, mas pelo fato de que quase todos já participaram da bancada de situação na gestão de Ricardo Coutinho. A população os vê como oportunistas, que a qualquer momento podem aderir ao projeto do prefeito Agra em troca de uma dúzia de cargos comissionados.

Pedir um impeachment sem o mínimo de apelo popular representou um “tiro no pé”. A comoção da sociedade, necessária nesses casos, nunca existiu. Aos olhos da população, o pedido de impeachment não passou de desespero daqueles que deixaram a bancada da Situação e agora estão órfãos das benesses da máquina pública.

O desespero se dá em grande parte pela falta de perspectiva de vitória na eleição de 2012. Com um José Maranhão altamente rejeitado, um Manoel Junior apagado e um Cícero Lucena caindo no ostracismo, nada mais resta aos oposicionistas do que o desespero. Sabem que será humanamente impossível impedir a reeleição do prefeito Agra.

Leto em Cabedelo  – Nem Trocolli Jr, nem Luceninha. O nome que desponta hoje para a sucessão em Cabedelo é do vereador Leto. Experiente e carismático, Leto já definiu que é candidato e não volta atrás. Conta com dois apoios importantes, um empresarial e um político. Leto vem criando uma grande base de sustentação da sua candidatura. Conta hoje com mais de 40 pré-candidatos a vereador.

Veneziano Senador – Veneziano será candidato a senador em 2014. Sabendo que a reeleição no Brasil é quase uma conseqüência, o cabeludo não vai arriscar ficar por vários anos sem mandato. E pela terceira vez haverá o confronto entre Rômulo Gouveia e Veneziano. Mas dessa vez com vantagem para Rômulo.

A marca de Agra – Agra começa a impor sua marca na gestão. Para quem pensava que ele seria uma marionete de Ricardo, engano. O prefeito tem opinião própria e já tomou gosto pela política. Com vida própria, Agra fica mais livre para costurar sua reeleição e fortalecer sua imagem de aliado. Mas sem submissão.

Faxina de Agra – Começando por Watteau Rodrigues (Procon) e Livia Karol (Comunicação) a faxina de Agra promete muita mudança. Dizem que a vassoura é grande e a poeira está acumulada. O que é normal, pois anos e anos de um mesmo grupo causa acomodação. Ponto positivo para Agra.

Coronelismo – Quem pensava que o coronelismo tinha acabado, não conhece o município de Marizópolis. O prefeito Zé Vieira manda na cidade há quase duas décadas. É acusado de bater no povo, guardar os carros e ônibus da prefeitura de frente da sua casa, gastar quase 900 mil reais com aluguel de carros e tomar casas doadas a pessoas carentes. Ele ainda concentra todos os serviços da prefeitura. E oferece a população como se fosse um favor.

Lidiane Abreu

Lidiane Abreu

Estudante do curso de Licenciatura em História (UFCG) e redatora do portal Diário do Sertão.

Contato: [email protected]

Lidiane Abreu

Lidiane Abreu

Estudante do curso de Licenciatura em História (UFCG) e redatora do portal Diário do Sertão.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: