header top bar

Padre Djacy

section content

João de Manézim o cidadão Cajazeiras

08/06/2013 às 22h56

Cajazeiras dormiu terça feira, 4, mais pobre e muito mais triste, pouco mais após às 20 horas, falecia em sua residência na Zona Norte desta cidade, João de Manézim. 

Falar deste homem, senhor já de cabelos brancos, com pouco mais de 70 anos de idade é, falar de Cajazeiras, da sua cultura, do social, do futebol, do político e, principalmente de alegria. João estava sempre a estampar em sua fisionomia a cara da satisfação, da irreverência e da alegria que contagiava a todos que com ele teve a felicidade da sua convivência.

Sem nenhuma “letra” a lhe titular, João de Manézim sempre nos passava o “doutor” que foi em nos ensinar a sermos felizes, alegres e pessoas simples. Cultuava um amor intenso pela cidade e viveu na prática a terra do Padre Rolim, mesmo sendo a simplicidade que sempre se mostrou, participou de maneira intensiva da vida cultural e nesta área se faz fundamental a todos nós, mostrar e participar a sociedade dos seus efeitos. 

Quem não se recorda da sua escola de samba que nos carnavais da praça João Pessoa lá se fazia presente animando as nossas tardes na folia de momo. O tempo foi passando e a então escola de samba, acabou se transformando na charanga João de Manézim. Mas, ele também saia de “jaraguá” no carnaval e, quando crianças ali na praça do espinho, ao vermos esta figura, corríamos todos para dentro de casa. João também foi autor e interprete das suas famosas musicas que hão de ficar nas nossas doces lembranças da sua irreverência contagiante. 

Uma das belíssimas homenagens de reconhecimento a ele, foi sem dúvidas a que a AC2b de Brasília lhe prestou na capital federal, lá, ele foi o João de Manézim o embaixador de Cajazeiras. No futebol cajazeirense, se constituiu em uma figura histórica e folclórica, histórica pela sua contribuição como atleta em várias equipes da cidade, atuava como goleiro, pela criação de várias equipes de garotos que residiam na zona sul da cidade e tinha como objetivo “descobrir” craques, folclórica, pelas suas ricas estórias que cansou de nos contar sobre “seleções” que formava para atuar na região que verdadeiramente era um “pega na rua”, bem como, pela maneira que em muitas das vezes ela fazia jogando em uma defesa de goleiro a bola para o alto e fazendo aquela “ponte”, um salto para voltar a pegar a bola. Pois bem, precisamos cultuar e homenagear este cidadão, Cajazeiras tem um débito a esta figura e deixo aqui para nossa reflexão uma frase de uma das suas musicas: “Ei olhe prá mim eu sou o João de Manézim”. Que Cajazeiras possa, de fato e, merecidamente, olhar para João de Manézim.

Já chegou
Recebi boas novas do setor de comunicação da prefeitura municipal de Cajazeiras através de Gilberto Lira. E elas dizem respeito ao material que será utilizado pelas escolinhas de futebol que foram conseguidas pela prefeita Denise através de uma parceria entre a nossa edilidade e o Governo do Estado da Paraíba por intermédio da Secretaria de Esportes do Governo Ricardo Coutinho. Pois bem, as bolas já estão a disposição do secretário de esportes Dunga e agora se espera que toda a infraestrutura para o início destas atividades seja implantadas e estas comecem a funcionar o mais rápido possível, mas, claro, com a devida organização que temos certeza acontecerá.

BOLA DENTRO
Para Stefferson Bruno, isso mesmo, Bruno que terminou a temporada como treinador do Atlético Cajazeirense de Desportos. Em votação, ele acabou empatado em votos com Soares do CSP como a revelação do campeonato paraibano 2013. Bem merecida esta honraria para quem é dedicado e competente. Para Bruno uma justa NOTA 10!

BOLA FORA
Para o desprezo a que foi relegada a arbitragem paraibana ao final da temporada 2013 do nosso futebol pelos clubes finalistas. Uma vergonha para Miguel e a sua “tropa” que na hora do “filé” amargou “carne do pescoço”. NOTA 0!


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: