header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

José Gonçalves Moreira: lenda do futebol cajazeirense

19/02/2021 às 10h02

Coluna de Reudesman Lopes

Por Reudesman Lopes

Faleceu na terça feira dia 16, José Gonçalves Moreira que por muitos anos foi coletor estadual em Cajazeiras, e Prefeito de Bom Jesus. Quando menino acompanhei com olhar de torcedor santista o desempenho deste cidadão como presidente do Estudante e, sendo este clube o maior rival do Santos de Sérgio David time pelo qual o meu pai, Osmidio Lopes fazia parte da sua diretoria como secretário. Os anos foram se passando e neste tempo me doava a estudar com um olhar mais aprofundado para o nosso Atlético Cajazeirense de Desportos, foi neste momento que compreendi, através de amigos como Tantino Cartaxo, Aranha, Abdon Cipriano Rocha, Dr. Higino Pires Ferreira, Pedro Revoltoso, Dr. Iemirton e Dr. Iramirton Braga e, Francisco Anastácio Meurimão, o quão foi importante este senhor chamado José Gonçalves Moreira para a vida de Cajazeiras e, principalmente para a história do seu futebol. Sabedor de tudo isso, veio o meu sonho, chegar próximo a ele, conversar, me informar sobre o futebol da nossa terra, mas, logo vinha a questão. Como chegar a ele? Todos aqueles que nos falava sobre este cidadão sempre nos falara que ele era um homem simples, educado e de fino de trato. Ai veio a oportunidade de aproximar-me a José Gonçalves Moreira. Isso se deu quando iniciava os primeiros passos da pesquisa para escrever o livro, História do Futebol de Cajazeiras. Marcamos uma conversa para a sua casa em João Pessoa, endereço na mão, procurei-o e achei. Como comprovação de tudo que nos foi traçado do seu perfil, fui recebido por José Gonçalves Moreira de uma forma extremamente carinhosa que até hoje guardo as suas primeiras palavras e, elas vieram em forma de motivação e apoio a obra que, segundo ele, seria importante para que todos pudessem conhecer a dimensão histórica do futebol de Cajazeiras. O papo inicial foi elegante, fino e nos emocionou, pedi a ele um relato da sua história no futebol de Cajazeiras e ele deu um show na simplicidade das informações e do desenho perfeito do seu trabalho no futebol da terra do Padre Rolim. Pois bem, tudo que nos for permitido por Deus para homenagear este cidadão, tenham certeza, ainda será pouco por tudo aquilo que ele representou e continuará a representar para a história do futebol desta cidade. Os atleticanos de ontem sabem todos desta dimensão, os atleticanos de hoje deveriam conhecer essa história chamada José Gonçalves Moreira que, para este colunista e um seu eterno admirador, se constitui em uma lenda do futebol de Cajazeiras.

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: